Dia Nacional dos Profissionais da Educação – Atividades

Fala, pessoal! Hoje abordaremos o Dia Nacional dos Profissionais da Educação. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já lhe desejo uma boa leitura!

Dia Nacional dos Profissionais da Educação – 06 de agosto

O Dia Nacional dos Profissionais da Educação é uma grande oportunidade para exaltar o trabalho tão importante feito no processo de ensino. Os alunos poderão compreender melhor a importância da educação e poderão agradecer aos professores e funcionários da escola que tanto os ajudam a crescer.

Dia nacional dos profissionais da educação – atividades

Além disso, esta temática está dentro do trabalho com profissões que já abordamos no e-book anterior. Introduzir os alunos desde cedo no mundo do trabalho auxilia na definição de gostos e habilidades. Além disso, ao trazer para os alunos temas do dia a dia de maneira lúdica, o professor oferece ao aluno a oportunidade de aprender brincando.

Para esta atividade propomos o desenvolvimento de uma “Feira da Educação”. Os alunos poderão trabalhar habilidade manuais, de escrita, criatividade e gratidão. No final os alunos irão fazer uma homenagem aos profissionais da Educação. Acreditamos que todas as disciplinas se beneficiarão desta atividade.

Brainstorm

Para este brainstorm, o professor conduzirá os alunos por um passeio pela escola. Ao saírem da sala de aula, o professor deverá exaltar cada parte daquela instituição, falando das salas de aula, dos professores que dão as aulas e ensinam, do pátio, dos funcionários que trabalham na cantina e na limpeza, da biblioteca, dos coordenadores, da diretoria e toda a estrutura da escola. Os alunos deverão acompanhar o professor, em uma caminhada tranquila.

De volta à sala de aula, cada aluno receberá uma folha de papel em branco com o desenho de um livro. Os alunos deverão colorir o livro e escrever nele o nome de todos os professores e funcionários que o ajudaram na escola e no seu processo de ensino-aprendizagem.

Atividade de Leitura

Na atividade de leitura os alunos irão pesquisar na biblioteca tudo sobre o tema educação.  Além disso, a importância do professor, do pedagogo, dos funcionários de limpeza e cantina, bem como dos funcionários da diretoria deverá ser investigada, afim de compreender todo o funcionamento da escola e quais são os agentes do processo de ensino. Os alunos deverão realizar esta atividade individualmente, anotando todos os achados importantes.

Sugerimos que os alunos também façam entrevistas com os profissionais da educação, tentando compreender a sua função e a sua relevância na escola. Durante a entrevista, os alunos poderão observar o ambiente de trabalho destes funcionários e as suas atribuições. Da mesma maneira que na pesquisa, todas as informações importantes deverão ser anotadas.

Produção Textual

A produção textual desta atividade será seguida por uma atividade de artesanato. Com base nos conhecimentos pesquisados anteriormente, os alunos deverão montar uma apresentação no programa PowerPoint do pacote Microsoft Office com o tema “A Importância dos Profissionais da Educação”. O professor de informática poderá auxiliar os alunos e esta atividade deverá ocorrer no laboratório de informática. A apresentação deverá conter imagens, figuras e esquemas além de um texto fluido e fácil de compreender, onde os alunos poderão expor sua opinião e gratidão pelos educadores. A apresentação deverá ser dada como uma aula, para um grupo maior de pessoas.

Em um segundo momento, os alunos irão trabalhar com palitos de picolé cola e tinta para criar caixinhas. Sugerimos o vídeo neste link para o passo a passo. O professor de artes poderá auxiliar nesta atividade. Os alunos poderão pintar as caixinhas e escrever o nome dos professores e funcionários que desejam homenagear. Mensagens, recados, corações e bombons poderão ser colocados dentro das caixinhas.

Feedback

Para a atividade de feedback os alunos deverão montar uma aula com o tema “A Importância dos Profissionais da Educação”. Munidos de elementos visuais e apresentação feita no programa PowerPoint do pacote Microsoft Office, os alunos serão responsáveis por dar esta aula para outras turmas e outros professores da escola. Durante a aula os alunos irão homenagear estes profissionais.

Ao final da atividade, os alunos irão presentear os profissionais da educação com as caixinhas feitas na etapa anterior. Os espectadores poderão classificar a aula com plaquinhas verdes (para “muito bom”) e amarelas (para “pode melhorar”) no final da apresentação. Em sala de aula, os alunos também poderão avaliar a sua performance na aula, expressando a sua opinião sobre a atividade desenvolvida.

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!

45-atividades-para-datas-comemorativas-1915056-3255320


btn-buy-green-4519907-8332597-9231971

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais.

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Forte abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.