Todo professor, quando se inscreve para uma vaga para lecionar em uma escola privada – ou até, quando se inscreve em um concurso público federal em sua área -, se depara com uma etapa chamada “Prova Didática“. Este é o momento em que o candidato terá de mostrar sua capacidade docente por meio da realização de uma simulação de aula, além de responder algumas indagações. Tudo isso frente a frente com uma banca examinadora, que pode variar de 2 até mesmo 6 membros. Para muitos, este é um momento que causa extrema ansiedade, não é mesmo?
As regras, o tempo estipulado e os editais diferem muito no contexto nacional. Por isso, é importante que você esteja sempre antenado com o que é pedido pela banca do processo seletivo específico ao qual você se inscreveu.
Algumas dicas gerais para esse momento são:
No vídeo abaixo, vamos tirar algumas dúvidas sobre o que (não) fazer em concursos públicos ou privados que contém a prova didática como parte do processo seletivo.
Fique a vontade para comentar nesta publicação ou no vídeo para tirar suas dúvidas acerca desse tipo de prova. Esperamos que, com esse diálogo, você possa resgatar boas dicas para futuras oportunidades como docente!
—
O canal Carreira Universitária, fonte do vídeo acima, foi criado para discutir ideias, refletir sobre e apresentar dicas acerca da vida acadêmica e, mais especificamente, da Carreira Universitária. Você encontrará nele vídeos sobre pesquisa e ensino voltados para – futuros ou já – docentes do Ensino Superior.
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta