7 dicas para manter o foco nos estudos

Olá! Hoje iremos dar algumas dicas para conseguir manter o foco nos estudos. Espero que você consiga bons resultados! Organizar as demandas da semana, fazer breves intervalos, colocar música de fundo, tomar um café. Essas, e outras, dicas para focar nos estudos são muito importantes para você, concurseiro ou estudante, que está nos lendo neste momento.

Com tanta informação ao nosso redor, com os chamados do Whatsapp, as novidades do Instagram, a preocupação da família, a pergunta que fica é: como se concentrar na pilha de material para estudar?

Neste artigo, vamos listar algumas dicas para focar nos estudos e conseguir aumentar a produtividade e, com isso, alcançar melhores resultados em suas provas.

Foco nos estudos

Em meio a um mundo bastante acelerado, conseguir manter o foco para realizar atividades se torna uma tarefa bem mais difícil. Atualmente vivemos em um contexto em que muitas informações são recebidas ao mesmo tempo, gerando mais confusão para o nosso cérebro, principalmente para realizar atividades que exigem mais concentração.

Muitas vezes pequenos fatores que parecem inofensivos vão tirando nossa atenção e, quando percebemos, passaram-se horas e aquela tarefa não foi iniciada ou finalizada. No entanto, é possível mudar este cenário observando o que pode estar te atrapalhando na hora dos estudos.

manter o foco
7 dicas para manter o foco nos estudos

Pensando nesta dificuldade, separamos algumas dicas que podem te ajudar a conseguir bons resultados e se concentrar na hora dos estudos ou alguma outra atividade que demande mais atenção.

Dicas para manter o foco nos estudos

Reserve um ou 2 minutos para se sentar em uma posição confortável e respirar profundamente. Você não precisa se sentar de pernas cruzadas ou fazer barulhos típicos de meditação.

Você só precisa deixar seu corpo se acalmar antes de começar a estudar. Você vai descobrir que isso realmente ajuda você a se concentrar. Veja logo abaixo algumas dicas que podem te ajudar a alcançar bons resultados.

1 – Organize o ambiente antes de começar

Pequenas interrupções como ir tomar água, por exemplo, podem acabar te atrapalhando e fazendo com que você se desconcentre. Pensando nisso, é importante que o ambiente seja organizado antes de você começar a estudar, ou seja, você pode deixar uma garrafa de água ou até mesmo comida por perto.

2 – Alterne entre a produção e o descanso

Diferente da dica anterior, o descanso deve ser realizado sim durante os estudos. De nada adianta exagerar e querer completar horas e horas de estudos sem que haja uma pausa para descanso, pois o exagero pode gerar mais cansaço e, com isso, dificultar a sua aprendizagem.

3 – Evite pensamentos negativos

É comum, diante de uma apresentação de trabalho ou prova importantes, se sentir nervoso e, devido a uma dificuldade, pensar de forma negativa sobre o possível resultado.

A sua dificuldade para aprender aquele conteúdo ou outra que possa acabar surgindo deve ser considerada, mas não deve ter mais espaço do que o que pode ser feito naquele momento para conseguir alcançar bons resultados: estudar e absorver o conteúdo necessário.

4 – Planeje-se

Fazer listas com o que você precisará estudar durante o dia pode te ajudar a se organizar, pois você estará totalmente atento ao que precisa fazer e ao que já foi feito.

5 – Identifique a sua maneira de estudos

Considerando que as pessoas são diferentes e seus métodos de estudo também, é importante que você consiga encontrar a maneira que mais se identifica para estudar. Enquanto tem pessoas que não fazem anotações e tiram boas notas apenas prestando atenção nas aulas, existem pessoas que funcionam melhor fazendo resumos e anotações, por exemplo.

6 – Respeite seus limites

importante observar seus limites para que você se perceba enquanto ser humano e saiba até onde conseguir ir, não é saudável quebrar esse limite com excessos.

7 – Seja flexível

Esta dica tem um pouco a ver com a dica anterior, pois da mesma forma que é necessário que você respeite seus limites, também deve-se considerar que algum motivo pode surgir, te fazendo ter que mudar por um dia sua rotina de estudos e, quando a isso, está tudo bem.

Além disso, às vezes estamos mais indispostos e, consequentemente, menos produtivos, com isso sua rotina de estudos também pode sofrer alteração e ser reduzida. Evite autocobranças.

8 – Método Pomodoro

O método Pomodoro possui como objetivo separar o tempo de estudo em 25 minutos, permitindo que você consiga gerenciar seu tempo e, com isso, consiga se concentrar.

Perguntas frequentes sobre como manter o foco nos estudos

FAQ sobre como manter o foco

Se manter focado em uma tarefa que é prioridade é vital para o seu sucesso. Mas ele não vem facilmente quando você está sobrecarregado com distrações diárias, uma longa lista de coisas a fazer e vários projetos que exigem sua atenção.

Tenho que aprender a dizer não?

Seja claro sobre o que você realmente deseja alcançar. Escolha deliberadamente o que você vai fazer e coloque em sua lista de afazeres. O seu tempo é o seu bem mais precioso.

Ensaiar mentalmente sua tarefa?

Visualize o processo ideal, em vez de ficar obcecado pelos resultados desejados. Imagine-se realizando uma tarefa brilhante e com facilidade.

Manter sua energia pra cima é uma boa?

Quando você está em um estado de realização de tarefas, é revigorante permanecer dentro delas.

Não seja multitarefa?

Fazer várias coisas ao mesmo tempo ou mudar rapidamente entre as tarefas é o oposto de ser focado. Portanto, escolha uma tarefa importante e se envolva totalmente com ela.

Dormir bem ajuda?

Uma boa noite de sono após os estudos ajuda muito no aprendizado. Afinal, quem dorme bem está com a mente apta a receber novas informações e a memorizá-las mais facilmente.

Segundo pesquisadores, isso acontece porque essa consolidação é um processo ativo que ocorre com a ajuda de neurotransmissores e neuro-hormônios secretados durante o sono. Já a duração do sono vai depender do seu organismo: há pessoas que se sentem renovadas com seis horas de sono, outras com oito ou um pouco mais.

Devo parar de perder tempo nas redes sociais?

Já parou para pensar em quanto tempo você passa nas redes sociais? Se elas andam tomando muito do seu tempo, repense o uso e dê preferência a leituras mais interessantes e produtivas, que possam ajudá-lo nos estudos. Se necessário, desligue seu celular e outros aparelhos eletrônicos no momento de estudar.

Escrever ajuda a memorizar?

Na hora de estudar, não se contente apenas com a leitura. Escrever ajuda na compreensão do tema e na memorização. Mas em vez de digitar, escreva à mão: já reparou que ao escrever enquanto estuda, a memorização das informações é mais eficiente? Isso porque, segundo pesquisas, o cérebro precisa de estímulos e a escrita exerce esse efeito no cérebro.

Devo criar um ritual de estudos?

Seja arrumar o ambiente, fazer alongamento, tomar um banho ou preparar um “cafezinho” ou chá, crie um ritual antes de começar os estudos para “aquecer” o seu cérebro. Com o tempo, você verá como a eficiência do seu estudo aumentará significativamente. Afinal, à medida que adquirimos o hábito, ele vai se tornando mais fácil.

Devo montar um cronograma?

Seja em um caderno, celular ou computador, realizar um planejamento ajuda a visualizar e dividir o seu tempo. Para isso, estabeleça o conteúdo programático que precisa ser estudado, levando em conta a importância de cada disciplina e suas dificuldades. Dessa maneira, você conseguirá organizar seus estudos de forma mais eficaz.

Gostou do post? Compartilhe!

Obrigada por ter acompanhado o post até aqui! Aqui no Blog Demonstre temos textos sobre os mais diversos temas, veja este que separei especialmente para você: O Farol, a crítica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev