Didática – Processos Didáticos de Ensino e Aprendizagem

Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de ” Didática – Processos Didáticos de Ensino e Aprendizagem” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais da Didática – Processos Didáticos de Ensino e Aprendizagem mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.

Processos Didáticos de Ensino e Aprendizagem

Os processos de ensino são uma foma ou caminho a ser seguido por professores tendo uma base e metas a serem compridas de acordo com certas práticas pedagógicas de ensino.

Didática – processos didáticos de ensino e aprendizagem

A aprendizagem é baseada nos processos didáticos onde de acordo com os processos de ensino os alunos podem ter uma melhor relação de aprendizado.

A Relação Professor – Aluno

A relação professor aluno é uma relação que deve ser bem frequente, sendo que os alunos gostem de um professor pelo que é e ensina, e não se ele deixa a baderna correr solta dentro da sala.

imagem_noticia_5-8024481-1718766-4247021

Uma relação de amizade entre professor e aluno faz com que esses se tornem amigos pelo resto da vida, tendo uma gratidão um pelo outro.

Bom relacionamento entre professor e aluno

Quando os professores e os alunos mantêm um bom relacionamento em sala de aula, o aprendizado se torna mais eficiente e passa a existir um maior engajamento de ambas as partes. Durante o momento de aprendizagem, todas as partes envolvidas trocam experiências, informações e conhecimentos. Sendo assim, a dinâmica flui melhor quando se mantém uma relação positiva, o que também contribui para se manter a motivação em sala.

Vídeo Sobre A Relação Professor – Aluno:

https://youtube.com/watch?v=6KI-oeeCDk0

Pesquisa em Educação e Auto – Formação

A pesquisa é essencial para formar os profissionais e estudar como eles podem melhorar a cada dia de uma maneira que melhores o processo de aprendizado tanto dos professores quanto dos alunos.

Assim, ao concebermos que o processo de formação pessoal, social e profissional se dá ao longo da vida, necessitamos vivenciar e fazer experiências nos espaços educativos com propostas de auto-formação.

Cursos de Formação

A função dos cursos de formação de professores e/ou educadores a promoção das relações humanas para o diálogo intercultural, individual e coletivo e para a sensibilização, na perspectiva do caminhar para si e para o outro no sentido da troca de experiências, da reflexão das diferentes linguagens (oral, corporal, escrita, pintura, desenho, poesia, teatro, dança, entre outras), do fazer experiências e constituir projeções de vida.

Vídeo Sobre Pesquisa em Educação e Auto – Formação:

Os Processos Didáticos do Ensino e da Aprendizagem

O caráter educativo e crítico desse processo de ensino, levando em consideração o trabalho docente além da organização da aula e seus componentes didáticos do processo educacional tais como objetivos, conteúdos, métodos, meios de ensino e avaliação.

escola_5_0-4603917-4947197-9414102

A condição do processo de ensino requer uma clara e segura compreensão do processo de aprendizagem, ou seja, deseja entender como as pessoas aprendem e quais as condições que influenciam para esse aprendizado.

Vídeo Sobre os Processos Didáticos do Ensino e da Aprendizagem:

https://youtube.com/watch?v=nMcYA-VoaGA

Técnicas de Ensino

As técnicas podem ser de várias formas, sendo que isso muda de educador para educador, onde no Brasil existe diversas formas de ensinar algo.

educac3a7c3a3o-de-seu-filho-3817456-6384126-3064729

Para saber a técnica mais indicada para usar na sala de aula, o docente deve observar a sala de aula para ver as diversas relações entre os alunos para usar um método mais indicado.

Procedimentos de ensino

É a definição e aplicação dos métodos e técnicas de ensino que o docente dispõe para colocar o aluno em contato com os conteúdos tendo em vista atingir os objetivos propostos. O termo procedimentos de ensino está relacionado com o processo de ensino-aprendizagem formando o elo resultante de ligação entre o professor e o aluno. É muito importante saber que não existe um procedimento de ensino fixo, único, que seja ótimo ideal para qualquer tipo de aprendizagem.

Vídeo Sobre Técnicas de Ensino:

Interdisciplinaridade

É o processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos, ou seja, o professor dirige o estudo das matérias e assim, os alunos atingem progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades mentais.

É importante ressaltar que o direcionamento do processo de ensino necessita do conhecimento dos princípios e diretrizes, métodos, procedimentos e outras formas organizativas.

Utilização da interdisciplinaridade

É uma forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento é uma das propostas apresentadas pelos PCN`s que contribui para o aprendizado do aluno. Apesar disso, estudos têm revelado que a interdisciplinaridade ainda é pouco conhecida.

Vídeo Sobre Interdisciplinaridade:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de  Didática – Processos Didáticos de Ensino e Aprendizagem com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.