Advertisement

Diferença entre alfabetização e letramento em 4 dicas

Você sabe diferença entre alfabetização e letramento?   

Muitas pessoas ainda pensam que a alfabetização e o letramento são a mesma coisa que um indivíduo alfabetizado é plenamente capaz de entender os conceitos e usos sociais da língua sem ser um indivíduo letrado. 

Mas, na verdade, o letramento  é um processo muito maior e mais amplo do que a alfabetização da criança. É Importante entender  que uma pessoa alfabetizada não é necessariamente uma pessoa letrada. 

Advertisement

E pensando na diferença entre alfabetização e letramento elaboramos uma pequena lista com  4 dicas que vão te ajudar a compreender melhor as distinções entre ambos os processos!

Vamos lá?

Diferença entre alfabetização e letramento na prática

Quando a criança entra para a escola ela começa a ser inserido em um processo de alfabetização, pois a alfabetização e o letramento começam na educação infantil.

Advertisement

Juntamente a este processo o docente também precisa construir letramento da criança,  que  necessita da alfabetização como pré-requisito, mas já ultrapassa em significado.

E nesse contexto muitos pais e professores  ainda são adeptos da velha cartilha repleta de exercícios de gramática,  coerência,  coesão,  e outras normas  e outras normas da língua culta.

No entanto,  estes modos tradicionais de ensino não são suficientes para um processo de letramento eficaz e também não são mais suficientes para alfabetização da criança.

Advertisement

Isso porque a sociedade mudou muito e estes métodos deixaram interessantes para criança,  perdendo a sua eficácia. Mas,  nós vamos entender melhor em tudo isso nas dicas que preparamos a seguir.

Acompanhe.

1.  Diferença entre alfabetização e letramento –  a alfabetização 

A alfabetização pode ser definida como o processo de aquisição da leitura e da escrita pelo indivíduo. 

Advertisement
man reading with coffee 23 2147986140 2697019 9958791

Esse processo começa na escola para a maioria das crianças, embora alguns  alunos já sejam iniciados pelos pais em casa  na aquisição da leitura e da escrita.

Trata-se de dominar o significado dos símbolos escritos e decodificar os corretamente associando aos sons aos quais se referem.

Por quê isso é importante para compreender a diferença entre alfabetização e letramento?

Compreender o que é a alfabetização nos ajuda a entender tanta importância quanto o porque ela não é suficiente para  dar a plena capacidade do uso da linguagem em diferentes contextos sociais a um indivíduo.

Advertisement

Por que  a alfabetização é um requisito para o letramento?

Uma criança não alfabetizada não vai conseguir ler e escrever o que impossibilita que ela esteja entrada, ela pode até ter o entendimento da oralidade adequar em cada situação mas  viverá em mundo muito limitado sem o domínio da leitura da escrita.

2. Diferença entre alfabetização e letramento –  letramento

O letramento é um processo mais amplo que necessita da alfabetização,  mas não se limita a ela pois propicia ao indivíduo o entendimento do uso social da língua e uma compreensão profunda linguagem.

Uma pessoa letrada sabe não apenas ver e escrever devidamente, mas em que circunstância aplicar os diferentes tipos de linguagem e as diferentes formas de falar.

Advertisement

O letramento envolve desde compreensões mais simples, como identificar corretamente uma vaca e a mensagem que ela traduz,  até aqueles usos mais complexos da linguagem que dizem ao indivíduo quando ele pode, por exemplo, usar a forma coloquial da sala e quando precisa manter a formalidade.

Como surgiu o estilo entendimento entre a diferença de alfabetização e letramento?

Alguns pesquisadores e educadores começaram a perceber que diante das demandas do viver na sociedade atual a alfabetização já não dava conta de preparar o indivíduo para diferentes situações e contextos sociais. A compreensão sobre o equipamento surge para sanar esta lacuna.

 Como trabalhar o letramento na educação infantil?

A criança na Educação Infantil vai ter o contato com as letras e começar o seu processo de alfabetização,  mas é importante inserir o letramento desde já juntamente com a alfabetização e a melhor forma de fazer isso é com  atividades lúdicas.

Advertisement

3.  Diferença entre alfabetização e letramento –  o professor

Esta compreensão  da diferença entre alfabetização e letramento implica na necessidade de que os professores tenham uma formação que Prepare os mesmos para atuarem neste contexto.

modern man reading couch 23 2147986078 5310493 5673571

Portanto, a formação de professores torna-se uma densidade para que o processo de alfabetização e letramento possa ser bem sucedido.

O professor precisa necessariamente compreender a diferença entre alfabetização e letramento para que possa ter capaz de mensurar formas de não apenas alfabetizar a criança mas também de letra-la desde a sua entrada no ambiente escolar até a sua formação completa com a conclusão do Ensino Médio.

Advertisement

O que o professor pode fazer para compreender melhor a diferença entre alfabetização e letramento?

A melhor forma de compreender este processo é ler a respeito dele e observar como as crianças se comportam no dia a dia, percebendo que elas precisam de um processo de letramento para poderem dominar as diferentes ferramentas do  mundo ao redor.

O que mais o professor pode fazer para conduzir um bom processo de alfabetização e letramento?

É imprescindível que o professor busque diversificar a sua metodologia atividades que desenvolvam o pensamento crítico, a capacidade de raciocínio e uma compreensão prática das coisas.

4.  Diferença entre alfabetização e letramento:  a família

Como dissemos no início do texto muitos pais ainda acreditam que seguir a velha cartilha gramatical é o modo correto de alfabetizar os alunos e eles não compreendem o que é letramento.

Advertisement
teen schoolgirl peeking out book 23 2148204256 6568790 5946635

Nesse contexto,  além de conduzir um processo de letramento o professor também precisa demonstrar para as famílias que a educação tem passado por transformações necessárias de que os velhos métodos de ensino Já não são suficientes.

É importante que não apenas os professores mas também os pais e responsáveis pelas crianças comprando o que é letramento, pois enquanto a escola ensina é em casa que a criança efetivamente recebe educação.

Nesse contexto,  a família não apenas vai compreender o que é um letramento como vai contribuir para complementar este processo de ensino no dia a dia da criança forma da escola,  ensinando-a de forma prática a ter um entendimento real do uso da linguagem.

Advertisement

Por quê a diferença entre alfabetização e letramento precisa ser esclarecida também para a família e responsáveis pela criança?

O processo de ensino-aprendizagem conduzido na escola não pode andar em contramão do processo de educação que a criança recebe em casa. Como isso acontece deixa criança no meio de um jogo de disputa de força e  torna a aprendizagem muito ineficiente.

Como o professor pode dialogar com a família para  apresentar a diferença entre alfabetização e letramento?

A escola deve convidar os pais a participar e acompanhar a educação dos filhos de perto, não apenas nas reuniões escolares, é importante demonstrar os pais que os novos métodos de ensino e aprendizagem são mais eficientes na promoção da aprendizagem,  sendo assim a família como  aliada nesse processo e não como uma inimiga.

Diferença entre alfabetização e letramento: dicas finais

É fundamental que tanto a escola quantas famílias entendam a diferença entre alfabetização e letramento, somente assim podemos formar indivíduos mais preparados para as demandas e necessidades da vida na sociedade atual.

Advertisement
silhouettes trees people wood 1232 294 8963964 8760860

Ensinar a criança desde cedo em um processo de letramento vai permitir que ela tenha o entendimento mais assertivo do mundo e consiga  planejar melhor aspectos como situações  relativas ao trabalho,  aos estudos e as relações interpessoais na sua vida adulta.

Essas foram as nossas dicas de hoje! Voltamos em breve com mais  conteúdo para você,  até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Advertisement

Advertisement

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev