Energia trabalho e potência

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de viver, com base no uso da física, e nesse post vamos trabalhar com o “Energia, trabalho e potência”.

Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das pessoas baseada em Conhecimentos básicos e fundamentais da Física, que demonstram como estão se sentindo.

Energia trabalho e potência

Esses são três elementos essencial da física que envolvem movimento, luz e deslocamento onde esses usam diversos conceitos com relação a esse assunto.

O trabalho é toda atividade feita por um corpo que está sob uma força. Além da força, é necessário também um deslocamento (d). Quanto maior o deslocamento, maior o trabalho.

Conceituação de trabalho

Na Física, o termo trabalho é utilizado quando falamos no Trabalho realizado por uma força, ou seja, o Trabalho Mecânico.

fisica-vetores-formula-trabalho-3916822-6597803-9839681

Uma força aplicada em um corpo realiza um trabalho quando produz um deslocamento no corpo. Utilizamos a letra grega tau minúscula () para expressar trabalho. A unidade de Trabalho no SI é o Joule (J).

Trabalho de uma força variável

O trabalho de uma força que varia devemos empregar técnicas de integração, que é uma técnica matemática estudada no nível superior, mas para simplificar este cálculo, podemos calcular este trabalho por meio do cálculo da área sob a curva no diagrama.

Vídeo sobre Conceituação de trabalho:

Conceituação de energia

Energia é a capacidade de algo de realizar trabalho, ou seja, gerar força num determinado corpo, substância ou sistema físico.

energia-cinetica-2668007-4967431-9045414

Etimologicamente, este termo deriva do grego “ergos”, cujo significado original é literalmente “trabalho”. Na Física, a energia está associada à capacidade de qualquer corpo de produzir trabalho, ação ou movimento.

Formas de energia

Energia Cinética: tipo de energia relacionada com o movimento dos corpos;

Energia Térmica: forma de energia relacionada com o calor e as altas temperaturas;

Energia Solar: alternativa renovável de fornecimento de energia para diversas utilidades através da captação dos raios solares;

Energia Eólica: forma de energia alternativa e que provém dos ventos;

Energia Química: tipo de energia que está armazenada em todas as matérias com ligações químicas, e que é libertada quando ocorre a quebra ou perturbação dessas ligações;

Energia Elétrica: pode ser produzida a partir de usinas hidroelétricas ou através de fontes renováveis, como a energia solar e eólica.

Energia Nuclear: energia libertada quando ocorre uma reação nuclear.

Vídeo sobre Conceituação de energia:

Conceituação de potência

potencia-de-fisica-7-638-5295582-4076237-8672587

A potência é a quantidade de trabalho (ou energia de uma força) efetuado por unidade de tempo, o que equivale à velocidade de mudança de energia num sistema ou ao tempo despendido para realizar um trabalho. Portanto, a potência é igual à energia total dividida pelo tempo.

Vídeo sobre Conceituação de potência:

Conceito de energia potencial

Energia potencial é a energia que fica “armazenada” em determinado corpo e que pode lhe conferir a capacidade de realizar um trabalho, ou seja, ser transformada em energia cinética.

energia-potencial-3115026-1790637-1223070

Na fórmula da energia potencial, esta é representada por U ou Ep, sendo que sua unidade, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, deve ser o joule (J).

Tipos de Energia Potencial

Energia Potencial Gravitacional Consiste na energia do objeto que está sob influência de um campo gravitacional. Este tipo de energia potencial é medido através do trabalho feito pelo peso do corpo ao ir de uma posição inicial à final.

Vídeo sobre Conceito de energia potencial:

Conceituação de energia cinética

A energia cinética é a energia associada ao movimento dos corpos. O termo “cinética” significa “movimento”.

energia-5787462-1289037-7704069

Qualquer corpo em movimento é capaz de realizar trabalho, portanto, possui energia, que neste caso é chamada de cinética. A unidade de medida da energia cinética, no sistema internacional, é o Joule (J), em homenagem ao cientista inglês James Prescott Joule (1818-1889).

Energia Cinética e Trabalho

Para que um corpo sofra uma variação na sua velocidade, é necessário que um trabalho seja realizado sobre ele. Essa variação na velocidade do corpo faz com que sua energia cinética varie.

Vídeo sobre Conceituação de energia cinética:

Conservação de energia mecânica

A energia mecânica de um corpo é igual a soma das energias potenciais e cinética dele.

transformação de energia, por exemplo, quando você corre, transforma a energia química de seu corpo em energia cinética. O mesmo acontece para a conservação de energia mecânica.

Dissipação de energia

A Dissipação de energia envolve ondas ou oscilações, perdem energia ao longo do tempo, tipicamente devido a adição de atrito ou turbulência. A energia perdida é convertida em calor, elevando a temperatura do sistema. Tais sistemas são chamados sistemas dissipativos.

Vídeo sobre Conservação de energia mecânica e dissipação de energia:

Trabalho da força gravitacional

download-3941086-8700300-9271277

Ao estudar o movimento da Lua, Newton concluiu que a força que faz com que ela esteja constantemente em órbita é do mesmo tipo que a força que a Terra exerce sobre um corpo em suas proximidades. A partir daí criou a Lei da Gravitação Universal.

Vídeo sobre Trabalho da força gravitacional:

Energia potencial gravitacional

A energia gravitacional é a energia potencial associada ao campo gravitacional. De acordo com a mecânica clássica, o potencial gravitacional existe entre duas ou mais massas. A conservação de energia requer que este potencial seja sempre negativo.

Vídeo sobre Energia potencial gravitacional:

Forças conservativas

operations-1555218_960_720-1913531-8219199-7036300

Uma força é dita conservativa quando o seu trabalho é independente da trajetória. Em outras palavras, ao se mover, sob ação dessa força, uma partícula de um ponto A a um ponto B, o trabalho é independente da trajetória percorrida entre eles.

Vídeo sobre Forças conservativas:

Forças dissipativas

goodbye-1633069-8028899-3594276

Na física, definimos forças dissipativas, que também podem ser denominadas de forças não conservativas, como sendo as forças que transformam a energia mecânica em outras formas de energia, como por exemplo, o som, calor e deformação.

forças dissipativas e o atrito

Transformando sua energia cinética inicial em calor e som. Sempre que houver força de atrito, parte da energia mecânica do sistema vai ser transformada em calor e som.

Vídeo sobre Forças dissipativas:

Confira também Conhecimentos básicos e fundamentais da Física.

Obrigada por acompanhar o post sobre Energia trabalho e potência.

Chegamos ao fim do poste onde falamos da Energia, trabalho e potência, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.