Energias Químicas no Cotidiano

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de interpretar algumas coias, com base no uso de químicas, e nesse post vamos trabalhar com o “Energias Químicas no Cotidiano”.

Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das coisas baseada em práticas químicas, que demonstram o que realmente está acontecendo.

Energias Químicas no Cotidiano

As energias químicas estão no nosso dia a dia, de alguma forma, que pode ser no transporte que utilizamos, no preparo dos nossos alimentos e entre outros.

Essa forma de energia em algumas formas estão está sendo paradas de ser usadas pelo problema de afetar bastante o meio ambiente.

Petróleo, gás natural e carvão

O petróleo é uma substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos). O petróleo gera
a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo.

petroleo-6461871-8662536-8439997

O gás natural é uma mistura de derivados de combustíveis fósseis, formado quando camadas de animais soterrados ficam submetidos a intenso calor, que é o gás utilizada na cozinha das casas.. 

Carvão

O carvão mineral é uma rocha sedimentar combustível, de cor preta ou marrom, que ocorre em estratos chamados camadas de carvão. As formas mais duras, como o antracito, podem ser consideradas rochas metamórficas devido à posterior exposição à temperatura e pressão elevadas.

Vídeo sobre Petróleo, gás natural e carvão:

Madeira e hulha

A madeira é uma fonte de energia que pode ser usado no dia a dia mas não é muito conveniente, pelo foto de atrasada, mais é bastante utilizada em diversos lugares.

A madeira é utilizada em fogões a lenha, que a gente ainda ver muito em restaurantes e em casas também, é utilizada em trens mais antigos e outros.

Hulha

A hulha é uma variedade do carvão mineral que apresenta um dos maiores índices de carbono em sua composição. Em relação à madeira e aos outros carvões minerais, ela fica atrás somente do Antracito.

Vídeo sobre Madeira e hulha:

Biomassa

Biomassa é toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, utilizada na produção de energia. Ela é obtida através da decomposição de uma variedade de recursos renováveis, como plantas, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos, excrementos e até do lixo.

A biomassa é comumente utilizada em usinas termelétricas para gerar eletricidade. No Brasil, cerca de 9% da energia elétrica produzida é gerada a partir de biomassa.

Vídeo sobre Biomassa:

Biocombustíveis

Os biocombustíveis, como o próprio nome já indica, são um tipo de combustível de origem biológica ou natural.

As vantagens dos biocombustíveis são várias: menor índice de poluição com a sua queima e processamento; podem ser cultivados e, portanto, são renováveis; geram empregos em sua cadeia produtiva; diminuem a dependência em relação aos combustíveis fósseis; além de aumentarem os índices de exportações do país, favorecendo a balança comercial.

Vídeo sobre Biocombustíveis:

Combustíveis fosseis

Os combustíveis fósseis mais comumente conhecidos são o carvão mineral, o petróleo e o gás natural.

smoke-258786_640-540x349-6482799-6477645-1240112

Todos têm origem a partir da decomposição de resíduos orgânicos e embora apresentem diversos aspectos que vão na contramão da sustentabilidade, os combustíveis fósseis ainda permanecem em evidência, sendo, ainda muito utilizados para movimentar motores, aquecer materiais e produzir energia.

Impactos ambientais de combustíveis fosseis

A poluição ambiental é uma das grandes desvantagens do uso de combustíveis fósseis. O dióxido de enxofre, um dos poluentes liberados também na combustão de combustíveis fósseis é a causa principal da chuva ácida. A poluição originada a partir de automóveis (que utilizam combustíveis fósseis) e usinas de carvão pode causar sérios riscos à saúde. Os combustíveis fósseis costumam ser transportados para o local desejado por meio de navios.

Vídeo sobre Impactos ambientais de combustíveis fosseis:

Energia nuclear

Energia nuclear é a energia liberada em uma reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou Elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo.

A energia nuclear nos dias atuais não é mais muito utilizada, pelo caso de agravar muito o meio ambiente e também com a vida das pessoas.

Vídeo sobre Energia nuclear:

Lixo atômico

O lixo atômico não pode ser tratado como lixo comum.

lixo-nuclear-istock-182262675-2340236-9019264-6887013

É formado durante o funcionamento de um reator nuclear, isótopos radioativos extremamente perigosos, como césio, estrôncio, iodo, criptônio e plutônio, são criados e posteriormente descartados.

Vídeo sobre Lixo atômico:

Vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear

A energia nuclear como um todo tem suas vantagens e desvantagens.

As vantagens são: Não libera gases estufa; Exigência de pequena área para construção da usina; Grande disponibilidade do combustível; Pequeno risco no transporte do combustível; Pequena quantidade de resíduos; Independência de fatores climáticos (ventos; chuvas).

As desvantagens são: O lixo nuclear radioativo deve ser armazenado em locais seguros e isolados; Mais cara, quando comparada a outras formas; Risco de acidentes nucleares; Problemas ambientais, devido ao aquecimento de ecossistemas aquáticos pela água de resfriamento dos reatores.

Vídeo sobre Vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear:

FIM

Chegamos ao fim do poste onde fala das Energias Químicas no Cotidiano, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.