Ensino de Língua Portuguesa

O Ensino de Língua Portuguesa sempre foi um grande desafio, por isso mesmo vamos tratar do assunto e tentar ajudar os professores nesta tarefa.

O processo de frequentar a escola e a alfabetização sempre escolheram “ler e escrever” como um de seus principais objetivos. Como resultado disso, os currículos escolares definem um tempo e espaço específicos para o que hoje é chamado de “ensino de língua portuguesa”, ou seja, educação formal e planejada, projetada para treinar leitores e produtores competentes de textos, enquanto jovens na sua idade escolar.

Portanto, o ensino do português gira em torno de práticas e atividades destinadas a orientar as crianças a se adaptarem gradualmente às habilidades de compreensão de textos e a produzir textos de diferentes maneiras (escritas, orais, multimodais).

Os eixos de ensino de língua portuguesa

No ciclo de alfabetização, o ensino do português é geralmente organizado em torno de quatro eixos principais de ensino: (i) leitura de livros didáticos; (ii) geração de texto; (iii) fala e (iv) conhecimento de idiomas. Esses eixos geralmente trabalham em diferentes áreas do conhecimento de maneira interconectada.

o6vmil0-700x467-5000515-1-1254880
Ensino de Língua Portuguesa

Por exemplo, nos cursos “História”, “Matemática” e “Ciência”, as crianças leem e escrevem tipos específicos de texto, podendo ser eles gráficos, relatórios, etc. Portanto, vários currículos contemporâneos sugerem que o texto deve ser considerado a unidade de ensino do português e o gênero do texto como o principal objeto de ensino da língua

O ensino de língua portuguesa e a cidadania

Na escola, as crianças têm a oportunidade de viver uma rotina planejada, usar a linguagem e refletir sobre seus hábitos. Ao ter contato com vários tipos de apresentação textual, eles se envolvem em um ambiente de aprendizado para ouvir e ler textos de diferentes gêneros, além da produção de textos orais e escritos e seu desenvolvimento humano, que está intimamente conectado.

15893-700x467-4323481-8805395
Ensino de Língua Portuguesa

No ciclo de alfabetização, como as crianças também usam sistemas de escrita baseados em letras, ou seja, vocabulário, a reflexão e o trabalho sistemático tornaram-se cada vez mais importantes. Portanto, o ensino do português enfoca a consideração sistemática da relação entre oral e escrita, variação linguística e textualidade e normativa.

Também defende-se que o ensino da língua portuguesa seja um espaço para a apresentação da diversidade cultural, por isso as práticas escolares devem ser sensíveis a essas variações de cultura e linguística, utilizando-a a favor do desenvolvimento aluno também quanto cidadão.

Obrigado por acompanhar esse texto sobre o ensino de língua portuguesa!

Aproveite e dê uma olhada no vídeo no nosso canal sobre alfabetização científica e letramento científico.

Ensino de Língua Portuguesa

Não perca tempo, visite mais vezes o nosso blog, aprenda cada vez mais sobre a linguá portuguesa, visite o canal do professor Fellipo e continue aprendendo, Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.