[adsforwp id=”66537″]

Era Quântica

Oi pessoal, o tema do Demonstre de hoje é a Era quântica. Conheça agora sobre esse tema da física tão apaixonante para quem adora ciência

Era Quântica

A grande revolução que leva a física à modernidade é a teoria quântica, que começa a se definir no fim do século XIX. É a inauguração de uma nova “lógica” resultante das várias pesquisas sobre a estrutura do átomo, radiatividade e ondulatória.

Quântica

Max Planck é quem define o conceito fundamental da nova teoria – o quanta. Mas a teoria geral é de autoria de um grupo internacional de físicos, entre os quais: Niels Bohr (Dinamarca), Louis de Broglie (França), Erwin Shrödinger e Wolfgang Pauli (Áustria), Werner Heisenberg (Alemanha) e Paul Dirac (Inglaterra).

Quanta

Em 1900 o físico alemão Max Planck afirma que as trocas de energia não acontecem de forma contínua e sim em doses, ou pacotes de energia, que ele chama de quanta.

A introdução do conceito de descontinuidade subverte o princípio do filósofo alemão Wilhelm Leibniz (1646-1716), natura non facit saltus (a natureza não dá saltos), que dominava todos os ramos da ciência na época.

Max Planck (1858-1947)

Max Planck (1858-1947) nasce em Kiel, Alemanha. Filho de juristas, chega a oscilar entre a carreira musical e os estudos científicos. Decide-se pela física e se dedica à carreira acadêmica até o fim da vida.

Quântica
Max Planck

Em 14 de dezembro de 1900, durante uma reunião da Sociedade Alemã de Física, apresenta a noção de “quanta elementar de ação”. Em sua autobiografia, Planck diz que na época não previa os efeitos revolucionários dos quanta. Em 1918 recebe o prêmio Nobel de física.

Modelo quântico do átomo

Surge em 1913, elaborado por Niels Bohr (1885-1962). Segundo ele, os elétrons estão distribuídos em níveis de energia característicos de cada átomo. Ao absorver um quanta de energia, um elétron pode pular para outro nível e depois voltar a seu nível original, emitindo um quanta idêntico.

Dualidade quântica

A grande marca da mecânica quântica é a introdução do conceito de dualidade e depois, com Werner Heisenberg, do princípio de incerteza. Para a mecânica quântica, o universo é essencialmente não-determinístico.

O que a teoria oferece é um conjunto de prováveis respostas. No lugar do modelo planetário de átomo, com elétrons orbitando em volta de um núcleo, a quântica propõe um gráfico que indica zonas onde eles têm maior ou menor probabilidade de existir.

Quântica
imagme: Khan Academy

Toda matéria passa a ser entendida segundo uma ótica dual: pode se comportar como onda ou como partícula. É o rompimento definitivo com a mecânica clássica, que previa um universo determinístico.

Princípio da incerteza

Em 1927 Werner Heisenberg formula um método para interpretar a dualidade da quântica, o princípio da incerteza. Segundo ele, pares de variáveis interdependentes, como tempo e energia, velocidade e posição, não podem ser medidos com precisão absoluta.

Quanto mais precisa for a medida de uma variável mais imprecisa será a segunda. “Deus não joga dados”, dizia Albert Einstein, negando os princípios na nova mecânica.

Referências bibliográficas da Era Quântica

  • GAMOW, George. Biografia da física. Rio de Janeiro: Zahar, 1963.
  • BRENNAN, Richard P. Gigantes da física: uma História da física moderna através de oito biografias. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1998.
  • ROSMORDUC, Jean. Uma História da física e da química: de Tales a Einstein. Rio de Janeiro: J. Zahar, c1988.
  • BIEZUNSKI, Michel. História da física moderna. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.

Gostou de saber mais sobre a era quântica da ciência?

Você pode gostar de alguns filmes de ficção científica, não é? que tal dar uma olhada na crítica de Aniquilação, aqui mesmo no Demonstre?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev