Escola 3.0: saiba o que é

Hoje nós vamos falar sobre a Escola 3.0, e como ela está transformando a educação. 

Se você não sabe o que a Escola 3.0, nós vamos explicar o que é este novo modelo de ensino, quais os conceitos que emprega e por que é tão importante.

É verdade que as novas tecnologias têm transformado os processos educacionais, na verdade ela sente transformado toda a sociedade na qual vivemos,  e consequentemente, os processos de ensino-aprendizado precisa se adaptar a essa nova realidade.

E a Escola 3.0 surge como uma resposta a todas as novas demandas educacionais da sociedade, que exigem uma escola adaptada a esta nova realidade e capaz de atender as necessidades do  aluno atual.  

Vamos lá?

Conheça a Escola 3.0 

O tempo em que os alunos ficavam enfileirados em suas carteiras apenas escutando o professor e reproduzindo conhecimento já passou. As redes sociais e a internet  estão transformando os comportamentos dos alunos e a forma como eles aprendem.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Uma aula expositiva,  sem interação tecnológica e processos de ensino diferenciados, não atrai mais a atenção dos alunos,  e não promove uma boa aprendizagem. 

O professor precisa buscar um meio de tornar as suas aulas dinâmicas,  e fazer com que o aprendizado seja atrativo para a criança e para o adolescente, pois querendo ou não, ele tem que competir com a internet e suas muitas ferramentas de pesquisa e diversão.

E tudo isso foi relacionado ao surgimento da Escola 3.0,  como vamos ver a seguir.

 Acompanhe.

O que é a Escola 3.0?

A Escola 3.0 surge dentro desse novo paradigma das tecnologias da informação e da internet, considerando o impacto que elas têm nos processos educacionais, estando assim relacionada ao conceito de educação 3.0.

back-school-first-grade-junior-lifestyle-small-boy-red-t-shirt-close-up-studio-photo-portrait-smiling-boy-glasses-with-schoolbag-book-indicating-with-his-finger_93267-788-7013099-2373521-4848484
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Esse conceito de educação 3.0 foi mencionado pela primeira vez em 2007, pelo professor Derek Keats, da Universidade de Witwatersrand, de Joanesburgo,  quem já afirmava que esse novo modelo de colar transformaria a educação.

 Segundo as palavras do professor Derek Keats:

“Acreditamos que haverá uma quebra de barreiras impostas ou não à educação, para criar um sistema muito mais livre e aberto, focado no aprendizado.”

A educação sempre mudou ao longo da história, na chamada escola 1.0,  o que aconteceu durante a Antiguidade e a Idade Média, o processo de ensino era focado em uma em metodologia de ensino tradicional, com objetivo de desenvolver um conhecimento básico, tanto de conteúdo quanto de comportamento. 

Depois nós vê Industrial com a chamada escola 2.0 surge o modelo  de ensino que ainda predomina nas nossas escolas até os dias atuais.

Nesse momento as instituições escolares foram configuradas para se assemelhar com a indústria,  repetindo padrões como uso de uniforme, o processo disciplinador de aprendizado, a obediência à autoridade, o sinal de entrada e saída lembrando o utilizado nas fábricas e outras características que assemelhavam os dois modelos. 

Naquela época  isso fazia sentido já que  a sociedade estava se organizando em um novo modelo onde o sistema fabril era o destino da maioria da população.

Longe de discutir questões filosóficas e  ideológicas relacionadas ao modelo da escola 2.0, o principal aspecto a ser entendido aqui é que essa escola estava de acordo com as necessidades daquela sociedade.

Agora, na sociedade atual, a realidade tem que transformado e a escola precisa se adaptar mais uma vez. É aí que surge a Escola 3.0.

O que é a educação 3.0 e a Escola 3.0? 

A Escola 3.0 e a educação 3.0 na qual ela se baseia,  é um novo modelo de organização escolar onde o professor  é um mediador entre o conhecimento e o aluno.

successful-schoolgirl_1098-13593-7443068-7511598
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Nesse modelo de escola autoridade docente não é a máxima determinante do saber e o aluno é colocado no centro do processo de ensino-aprendizagem.

Qual a principal característica do professor na Escola 3.0?

Nesse modelo de escola o professor é visto como um mediador e não como detentor suprema de todos saber. Ele tem como missão ajudar o aluno a encontrar um conhecimento e compreendê-lo,  mas não é o dono da verdade, a principal tarefa do professor neste modelo de ensino, além de transmitir os conteúdos escolares, é fazer uma boa Conexão aluno.

Vantagens da escola 3.0

Nesse modelo escolar, as crianças e jovens possuem autonomia para se conduzirem, com a supervisão docente, seu próprio aprendizado.

close-up-cheerful-student-with-red-t-shirt_1098-3806-8694953-7218173
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Na escola 3.0, a figura do professor é entendida mais como alguém que tira dúvidas e aprofunda o aprendizado, uma vez que já há muitos conteúdos disponíveis na internet e pode-se facilmente pesquisar qualquer coisa.

Dessa forma o professor deixa de ser o detentor do saber  e sai sua posição de máxima autoridade dentro da sala de aula,  permitindo que esse ambiente se transforma em uma forma de construir o conhecimento através do debate, da interação, da  troca de ideias e do desenvolvimento do pensamento crítico.

Outra característica importante da Escola 3.0 é a personalização do ensino,  onde o professor adota métodos de ensino adaptados às necessidades de cada um de seus alunos e aos interesses deles. 

As crianças podem aprender o básico em conjunto e posteriormente se dedicar as disciplinas que mais me interessam,  para aprofundarem seus conhecimentos já direcionando-os aquilo que desejam fazer em suas vidas futuras quando adultos.

A Escola 3.0 também tem como característica fundamental fazer uma integração entre as disciplinas escolares, indo contra o conhecimento fragmentado.

 Além disso, incentiva  o trabalho em equipe e o desenvolvimento do senso crítico nos alunos.

Quais as principais vantagens da Escola 3.0 para a vida adulta das crianças e adolescentes?

As crianças formadas pela Escola 3.0 aprendem a ter mais autonomia e se formam em um ambiente que prioriza o trabalho em equipe,  a busca criativa por respostas e soluções para o dia a dia, o dinamismo, a flexibilidade e outras características muito bem vistas pelo mercado de trabalho,  facilitando a inserção profissional e social futura desses alunos.

Como é a presença da tecnologia na sala de aula Escola 3.0?

A Escola 3.0 se pauta pela máxima colaboração entre professor e aluno, que constroem junto aprendizado tendo como ferramenta de ensino as novas tecnologias e as facilidades que elas oferecem para o aprendizado e acesso de conteúdos.

Quais conhecimentos sobre tecnologia o professor deve ter para atuar no contexto da Escola 3.0?

Portanto para estar inserido em uma sala de aula 3.0 O professor precisa entender como funcionam os dispositivos tecnológicos, como os smartphones e computadores, e também entender qual o papel deles em sociedade, pois precisará trabalhar com esses  dispositivos no dia a dia, além de ensinar aos alunos a ver a tecnologia de uma forma mais crítica e funcional.

A Escola 3.0:  dicas finais

A sociedade  atual caminha para uma evolução tecnológica cada vez maior,  neste sentido o advento da Escola 3.0 não é apenas benéfico, mas um processo essencial a melhora educacional, uma vez que o processo de ensino e aprendizagem precisa se adaptar aos novos tempos e a tecnologia.

Essas foram as plantas de casa de hoje, conte pra gente o que você achou nos comentários, e até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.