Anuncio Publicitário

Escola da Família

Quer saber tudo sobre a escola da família? Então você está no lugar certo. Preparamos esta matéria com um resumo completo com tudo o que você precisa saber sobre esse novo modelo de escola que tem se popularizado no mundo todo.

escola da família
Escola da Família

Há muito tempo, pesquisadores e especialistas em psicopedagogia tentam descobrir qual o melhor modelo de escola é o mais eficiente para o ensino. Estudos avançados nesse sentido sempre apontaram que os avanços educacionais só teriam sucesso se houvesse estrutura do meio social e da família.

Seguindo esse pensamento, muitos apontam que somente quando a escola se tornar uma extensão de aprendizado em conjunto com a família é que teremos avanços reais na educação. Você vai entender tudo agora!

Anuncio Publicitário

Conceitos de família na escola regular

Muitas pessoas não sabem, mas a escola sempre esteve relacionada como sendo uma extensão da família. Prova disso é que no maternal e nos anos iniciais as crianças costumam chamar as pedagogas de “tia”.

escola da família
Escola da Família

Essa prática, apesar de ser muito criticada por uma ala de pensadores da educação evidencia que a criança reconhece em sua professora a autoridade e intimidade de alguém da família.

Mas infelizmente o conceito escola da família encontra alguns entraves em sua construção que vai além da crítica. E a maior dificuldade é sem dúvidas a transferência de papéis que alguns pais fazem, ou seja entregam as professoras a responsabilidade de educar os seus filhos.

Anuncio Publicitário

Ausência de políticas de interação

Vivemos em uma sociedade que cobra cada vez mais das famílias. De um lado temos pais que têm jornadas de trabalho cada vez maiores e ausência de políticas públicas que incentivem a interação dos pais com a vivência educacional de seus filhos.

O resultado dessa combinação é cada vez mais aparente. As crianças no Brasil tem resultados baixos nos exames de qualidade do Ministério da Educação. Contudo, pior do que baixas notas é o aumento de crianças com déficits de aprendizagem e distúrbios emocionais.

Uma forte corrente progressista que está saindo das universidades têm criticado o conceito de família e sugerindo pautas que vão na contramão da escola da família.

Anuncio Publicitário

Importância da interação entre pais e docentes

Para que a criança tenha um bom desempenho nas questões relacionada ao desenvolvimento educacional, é importante que os pais se façam presentes na escola. Infelizmente hoje em dia as escolas têm sido feitas de depósitos de crianças e os reflexos disso são crianças violentas, e professores sofrendo com a falta de apoio dos pais.

12f60e76-7784-4b91-9cf9-5f2a5c4ea4e2-700x447-1523322-3346136
Escola da Família

Além disso, existem famílias que além de não contribuir com o seu papel na educação de seus filhos ainda submetem os professores a tratamentos vexatórios. O número de professores que são afastados devido problemas psicológicos em decorrência de assédio moral e ameaças é cada vez maior.

Esses acontecimentos deveriam reforçar a ideia de construir escolas mais humanizadas e próximas da ideia de escola da família.

Anuncio Publicitário

Como construir uma escola da família?

Não existe uma receita de bolo quando o assunto é gestão educacional ou proposição de mudanças na política de ensino, pois cada Região, cada escola possui sua própria particularidade e a gestão precisa estar atenta a isso.

Mas algumas ideias simples como, reuniões de pais mais participativas e divertidas, projeto de gestão e co participação com os pais são boas opções para dar o primeiro passo. Infelizmente no Brasil as escolas particulares parecem estar mais próximas a ao modelo de escola da família.

O fato de que a maioria das crianças da rede privada são oriundas de lares com mais condições de sustento e como consequência mais interação com seus pais, contribui bastante com esse cenário.

Anuncio Publicitário

Implementar políticas de incentivo a participação dos pais que possam ir além do Bolsa família pode ser um caminho a se seguir.

Escola da família governo de São Paulo

O programa Escola da Família que está em vigor nas escolas de São Paulo desde 2003 tem apresentado bons resultados do ponto de vista da participação voluntária da família e da comunidade no ambiente escolar.

No projeto as escolas permanecem abertas durante os fins de semana e a comunidade tem a oportunidade de usufruir do espaço físico da escola. Oficinas, palestras e brincadeiras são realizadas dentro da escola.

Anuncio Publicitário

Ações como essa constroem entre estudantes e as famílias a sensação de pertencimento e acolhimento. Algo que nos dias atuais é indispensável para facilitar o processo de ensino e aprendizagem de crianças e jovens em todas as regiões do país.

Escola da Família e muito mais!

Se gostou desse artigo e quer mais informações como esta você veio ao lugar certo, aproveite essa oportunidade e veja também: Professor La Casa de Papel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio Publicitário

Anuncio Publicitário

Anuncio Publicitário

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev