Advertisement

Escola infantil e a educação das crianças

Hoje vamos falar sobre a importância da escola infantil para educação das nossas crianças.  

A infância é uma das etapas mais importantes da  vida de qualquer pessoa, pois é nesse momento que a personalidade do indivíduo e aquelas características que vão acompanhá-lo pelo resto da sua vida  são formadas.

E a realidade atual, onde os pais precisam trabalhar faz com que as crianças sejam colocadas em uma escola infantil cada vez mais cedo, sendo imprescindível discutir a forma como  a educação infantil se organiza e a sua relação com o desenvolvimento da criança.

Advertisement

Vamos entender tudo isso melhor a seguir.

A escola infantil:  uma etapa fundamental

Há apenas algumas décadas atrás, a maioria das crianças só entraria na escola a partir  do primeiro ano escolar, ao 7 anos de idade. Mas, isso mudou, primeiro com as creches, e agora com a escola infantil.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

As transformações pelas quais  passou a nossa sociedade fez com que as mães tivessem de optar por deixar seus filhos nesses espaços para que pudessem trabalhar fora, ajudando a sustentar a família.

Advertisement

E com a modificação na própria estrutura familiar, que faz com que muitas mães sejam chefe de família, a escola infantil se torna o espaço ainda mais fundamental.

Acompanhe.

 Escola infantil: o que é educação infantil?

A educação infantil é aquela que acontece na chamada escola infantil, e compreende o ensino e os cuidados com crianças de 0 a 6 anos de idade.

Advertisement
active kids playing outdoor scene 1308 31576 6915145 6145728
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Essa etapa educacional é ministrada em estabelecimentos educativos divididos nas modalidades creches e pré-escolas. É uma obrigação do Estado disponibilizar escolas públicas de educação infantil. Existem, também, diversas instituições privadas que oferecem o serviço de educação infantil no Brasil. 

No Brasil milhões de crianças são atendidas diariamente pela escola infantil,  muitas delas pequenas, matriculadas pelos pais em uma creche assim que a licença maternidade  e paternidade termina.

É importante frisar a dimensão do cuidado porque nessa etapa escolar a maioria das crianças ainda são bebês, e isso implica que os professores  e demais funcionários dessas escolas, muito além de ensinar, terão que completar a frase que envolve a cuidado, como trocar fraldas, cuidar da higiene e da alimentação dos pequenos.

Advertisement

Na escola infantil as crianças são estimuladas com brincadeiras lúdicas, jogos e outras atividades divertidas e ao mesmo tempo pedagógicas, que fazem que os pequenos  se desenvolvam de forma saudável.

Na escola infantil é impossível se pagar o brincar das atividades escolares, uma vez que é brincadeira é parte essencial do desenvolvimento da criança, é assim que  ela experimenta o mundo e entende como se organiza o mundo ao seu redor.

Mas, a escola infantil não é só isso, a brincadeira aqui tem um viés pedagógico, onde é criança vai construir alicerces que serviram de base para os demais conhecimentos que ela vai aprender nas próximas etapas de ensino.

Advertisement

Tudo isso demanda que os professores da educação infantil sejam profissionais muito  bem preparados, para que posso me dar com tantas tarefas diferentes que envolvem o cuidado e o ensino na  escola infantil.

Qual o principal processo de ensino-aprendizagem que se inicia na escola infantil?

A alfabetização na educação infantil é sem dúvida o principal processo sinistro nas etapas de ensino, pois ele vai ser a base para o desenvolvimento de todos os conhecimentos que a criança a adquirirá posteriormente. 

Como é trabalhar na alfabetização na escola infantil?

Contudo, a  alfabetização nesta etapa é mais um jogo lúdico do que é um processo intelectual, sendo trabalhado através de atividades como contação de histórias, brincadeiras sensoriais com tintas e papéis e outros materiais, imagens, sons, vídeos e outras brincadeiras que envolvam o alfabeto e alfabetização 

Advertisement

A escola infantil, o professor e a formação da criança 

A criança passa uma boa parte da sua vida na escola infantil e demais etapas escolares que irá frequentar.  

smiling girl holding fresh oranges park 23 2147893029 4623024 3408341
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

A escola é o segundo lugar onde o indivíduo mais passa o tempo durante sua infância e adolescência, sendo a instituição familiar o primeiro. E na nossa sociedade atual com a escola integral e as crianças entrando cada vez mais cedo para a instituição escolar,  esse tempo tem se tornado ainda maior.

Consequentemente, a qualidade do ensino ofertado nesses estabelecimentos é fundamental para que o processo de ensino e aprendizagem seja eficiente e para que a criança tem um curso de desenvolvimento saudável.

Advertisement

Logo, a Formação de professores é parte imprescindível do processo da educação infantil.

Pois, além de estar preparado para ministrar os conteúdos escolares, o professor que atua na escola infantil precisa entender o desenvolvimento da criança de uma perspectiva motora, biológica, cognitiva e  psicológica.

Precisa também compreender a importância dos fatores culturais e sociais, a  participação da família é demais elementos que cercam o universo infantil e fazem parte dele.

Advertisement

Além disso, o professor  deve considerar que a criança tem um jeito único de encarar o mundo, e precisa de todo o suporte e carinho para aprender a Superar as dificuldades e compreender como funciona a vida em sociedade.

É fundamental também que o professor tenha sensibilidade para conduzir a criança de uma forma que todos os momentos vivenciados na escola e transformem em boas lembranças, fazendo com que a criança se lembra daquele momento com carinho em sua vida Futura.

Esse é um ponto fundamental para que a criança tem um desenvolvimento saudável da sua personalidade, sem traumas que prejudicarem o seu desenvolvimento psicológico  e afetivo.

Advertisement

As atividades em grupo que trabalham a convivência da criança com outras crianças e outros produtos também são essenciais, para que ela perca possíveis temores, aprenda a se relacionar  com outras pessoas e a conviver em sociedade de uma forma saudável.

No Brasil, o educador que trabalha na escola infantil, precisa ter formação em Pedagogia ou ter feito Magistério, para que tem as qualificações e conhecimentos necessários para esta etapa de ensino.

Quais outros aspectos do professor da educação infantil que atua numa escola infantil precisa considerar no seu dia a dia?

É preciso também considerar o papel das novas tecnologias, não podemos ignorar o fato de que as crianças chegam as escolas inseridas cada vez mais cedo no universo digital, logo, o  professor precisa incorporar essa dimensão tecnológica de uma forma lúdica e crítica, ensinando a criança interagir de forma saudável e segura com as tecnologias.

Advertisement

Como o professor deve preparar atividades para a sua atuação na escola infantil?

Além de considerar as características próprias da faixa etária da criança, o professor deve observar seus alunos e tem uma boa noção de quais são as dificuldades deles, assim como as suas potencialidades, preparando atividades que estimulem as crianças a se desenvolverem superando obstáculos e fazendo o melhor uso possível de suas habilidades e talentos.

A escola infantil:  ensino com carinho e amor

A escola infantil é um dos momentos cruciais para o desenvolvimento e aprendizado de todas as crianças.  

girl painting paper studio 23 2147851808 3565581 4184277
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Além de ter o devido preparo pedagógico para atuar nessa etapa de ensino, é fundamental que o professor também tenha muito amor e carinho tanto pelas crianças quanto que é a sua profissão.

Advertisement

Essas foram as nossas dicas de hoje, até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Advertisement

Advertisement

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev