Física

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de viver, com base no uso de práticas físicas, e nesse post vamos trabalhar com a “Física”.

Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das pessoas baseada em práticas físicas, que demonstram como estão se sentindo.

Física

Física é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências.

Projeto sem título 10

Nesse poste de física envolvemos todos os fatores que contribuem para seu desenvolver e funcionamento.

Usinas

As usinas são as fontes transformadoras de energias, que podem transformar a força em energia como é o exemplo das usinas hidroelétricas que transformam a força da água em energia.

Resultado de imagem para usinas

As usinas são equipadas com imensos geradores, compostos por um grande ímã permanente e composto também por um conjunto de bobinas enroladas em um núcleo giratório, denominado de extrator.

Instalações residenciais

Quando a eletricidade chega às cidades, ela passa pelos transformadores de tensão nas subestações, que diminuem a voltagem. A partir daí, a energia elétrica segue pela rede de distribuição, onde os fios instalados nos postes levam a energia até a sua rua. Antes de entrar nas casas a energia ainda passa pelos transformadores de distribuição (também instalados nos postes) que rebaixam a voltagem para 127 ou 220 volts. Em seguida ela vai para a caixa do medidor de energia elétrica, o relógio de luz. É ele que mede o consumo de energia de cada residência.

Vídeo sobre Usinas e instalações residenciais:

Óptica

Óptica é o ramo da física que estuda os fenômenos relacionados à luz.

Imagem relacionada

Devido ao fato do sentido da visão ser o que mais contribui para a aquisição do conhecimento, a óptica é uma ciência bastante antiga, surgindo a partir do momento em que as pessoas começaram a fazer questionamentos sobre o funcionamento da visão e sua relação com os fenômenos ópticos.

Princípios fundamentais da óptica

Princípio da Propagação Retilínea: a luz sempre se propaga em linha reta;
Princípio da Independência de raios de luz: os raios de luz são independentes, podendo até mesmo se cruzarem, não ocasionando nenhuma mudança em relação à direção dos mesmos;
Princípio da Reversibilidade da Luz: a luz é reversível. Por exemplo, se vemos alguém através de um espelho, certamente essa pessoa também nos verá. Assim, os raios de luz sempre são capazes de fazer o caminho na direção inversa.

Vídeo sobre Óptica:

Ondas

As ondas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia.

Resultado de imagem para Ondas

O elemento que provoca uma onda é denominado fonte, por exemplo, uma pedra lançada nas águas de um rio gerarão ondas circulares.

Vídeo sobre Ondas:

Hidrostática

A Hidrostática é uma área da física que estuda os líquidos que estão em repouso.

Esse ramo envolve diversos conceitos como a densidade, a pressão, o volume e a força empuxo.

Teorema de Stevin

O Teorema de Stevin é a Lei Fundamental da Hidrostática, a qual relaciona a variação das pressões atmosféricas e dos líquidos. Assim, o Teorema de Stevin determina a variação da pressão hidrostática que ocorre nos fluidos, sendo descrito pelo enunciado:

“A diferença entre as pressões de dois pontos de um fluido em equilíbrio (repouso) é igual ao produto entre a densidade do fluido, a aceleração da gravidade e a diferença entre as profundidades dos pontos.”

Vídeo sobre Hidrostática:

Eletricidade

A eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica.

Resultado de imagem para Eletricidade

Esses incluem muitos fenômenos facilmente reconhecíveis, tais como relâmpagos, eletricidade estática, e correntes elétricas em fios elétricos.

Três Áreas da Eletricidade

  • Eletrostática: estuda as cargas elétricas em repouso e abrange os conceitos de tipos de eletrização, força eletrostática, campo elétrico e potencial elétrico;
  • Eletrodinâmica: responsável pelo estudo das cargas elétricas em movimento. Refere-se principalmente aos conceitos associados à corrente elétrica e aos circuitos elétricos com os seus componentes, como resistores, geradores e capacitores;
  • Eletromagnetismo: é a parte da eletricidade que estuda a relação entre os fenômenos elétricos e magnéticos, sendo eles a corrente elétrica produzida pela variação de campo magnético, bem como o campo magnético gerado por uma corrente elétrica.

Vídeo sobre Eletricidade:

Calorimetria

Calorimetria é a parte da física que estuda os fenômenos relacionados as trocas de energia térmica. Sendo que a energia em trânsito é chamada de calor e ocorre devido a diferença de temperatura entre os corpos.

Resultado de imagem para Calorimetria

O nome é formado por calor + metro, envolvendo as trocas de energia.

Calor específico

O calor específico (c) é a constante de proporcionalidade da equação fundamental da calorimetria. Seu valor depende diretamente da substância que constitui o corpo, ou seja, do material o qual é feito.

Vídeo sobre Calorimetria:

Mecânica

A Mecânica é o ramo da Física responsável pelo estudo dos movimentos dos corpos, bem como suas evoluções temporais e as equações matemáticas que os determinam.

É um estudo de extrema importância, com inúmeras aplicações cotidianas, como na Geologia, com o estudo dos movimentos das placas tectônicas; na Medicina, com o estudo do mapeamento do fluxo de sangu.

Vídeo sobre Mecânica:

FIM

Chegamos ao fim do poste onde fala das Estudo das práticas físicas, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Energia trabalho e potência

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de viver, com base no uso da física, e nesse post vamos trabalhar com o “Energia, trabalho e potência”.

Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das pessoas baseada em Conhecimentos básicos e fundamentais da Física, que demonstram como estão se sentindo.

Energia trabalho e potência

Esses são três elementos essencial da física que envolvem movimento, luz e deslocamento onde esses usam diversos conceitos com relação a esse assunto.

O trabalho é toda atividade feita por um corpo que está sob uma força. Além da força, é necessário também um deslocamento (d). Quanto maior o deslocamento, maior o trabalho.

Conceituação de trabalho

Na Física, o termo trabalho é utilizado quando falamos no Trabalho realizado por uma força, ou seja, o Trabalho Mecânico.

fisica-vetores-formula-trabalho-3916822-6597803-1344183

Uma força aplicada em um corpo realiza um trabalho quando produz um deslocamento no corpo. Utilizamos a letra grega tau minúscula () para expressar trabalho. A unidade de Trabalho no SI é o Joule (J).

Trabalho de uma força variável

O trabalho de uma força que varia devemos empregar técnicas de integração, que é uma técnica matemática estudada no nível superior, mas para simplificar este cálculo, podemos calcular este trabalho por meio do cálculo da área sob a curva no diagrama.

Vídeo sobre Conceituação de trabalho:

Conceituação de energia

Energia é a capacidade de algo de realizar trabalho, ou seja, gerar força num determinado corpo, substância ou sistema físico.

energia-cinetica-2668007-4967431-8077316

Etimologicamente, este termo deriva do grego “ergos”, cujo significado original é literalmente “trabalho”. Na Física, a energia está associada à capacidade de qualquer corpo de produzir trabalho, ação ou movimento.

Formas de energia

Energia Cinética: tipo de energia relacionada com o movimento dos corpos;

Energia Térmica: forma de energia relacionada com o calor e as altas temperaturas;

Energia Solar: alternativa renovável de fornecimento de energia para diversas utilidades através da captação dos raios solares;

Energia Eólica: forma de energia alternativa e que provém dos ventos;

Energia Química: tipo de energia que está armazenada em todas as matérias com ligações químicas, e que é libertada quando ocorre a quebra ou perturbação dessas ligações;

Energia Elétrica: pode ser produzida a partir de usinas hidroelétricas ou através de fontes renováveis, como a energia solar e eólica.

Energia Nuclear: energia libertada quando ocorre uma reação nuclear.

Vídeo sobre Conceituação de energia:

Conceituação de potência

potencia-de-fisica-7-638-5295582-4076237-8965824

A potência é a quantidade de trabalho (ou energia de uma força) efetuado por unidade de tempo, o que equivale à velocidade de mudança de energia num sistema ou ao tempo despendido para realizar um trabalho. Portanto, a potência é igual à energia total dividida pelo tempo.

Vídeo sobre Conceituação de potência:

Conceito de energia potencial

Energia potencial é a energia que fica “armazenada” em determinado corpo e que pode lhe conferir a capacidade de realizar um trabalho, ou seja, ser transformada em energia cinética.

energia-potencial-3115026-1790637-3731567

Na fórmula da energia potencial, esta é representada por U ou Ep, sendo que sua unidade, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, deve ser o joule (J).

Tipos de Energia Potencial

Energia Potencial Gravitacional Consiste na energia do objeto que está sob influência de um campo gravitacional. Este tipo de energia potencial é medido através do trabalho feito pelo peso do corpo ao ir de uma posição inicial à final.

Vídeo sobre Conceito de energia potencial:

Conceituação de energia cinética

A energia cinética é a energia associada ao movimento dos corpos. O termo “cinética” significa “movimento”.

energia-5787462-1289037-2630501

Qualquer corpo em movimento é capaz de realizar trabalho, portanto, possui energia, que neste caso é chamada de cinética. A unidade de medida da energia cinética, no sistema internacional, é o Joule (J), em homenagem ao cientista inglês James Prescott Joule (1818-1889).

Energia Cinética e Trabalho

Para que um corpo sofra uma variação na sua velocidade, é necessário que um trabalho seja realizado sobre ele. Essa variação na velocidade do corpo faz com que sua energia cinética varie.

Vídeo sobre Conceituação de energia cinética:

Conservação de energia mecânica

A energia mecânica de um corpo é igual a soma das energias potenciais e cinética dele.

transformação de energia, por exemplo, quando você corre, transforma a energia química de seu corpo em energia cinética. O mesmo acontece para a conservação de energia mecânica.

Dissipação de energia

A Dissipação de energia envolve ondas ou oscilações, perdem energia ao longo do tempo, tipicamente devido a adição de atrito ou turbulência. A energia perdida é convertida em calor, elevando a temperatura do sistema. Tais sistemas são chamados sistemas dissipativos.

Vídeo sobre Conservação de energia mecânica e dissipação de energia:

Trabalho da força gravitacional

download-3941086-8700300-4218267

Ao estudar o movimento da Lua, Newton concluiu que a força que faz com que ela esteja constantemente em órbita é do mesmo tipo que a força que a Terra exerce sobre um corpo em suas proximidades. A partir daí criou a Lei da Gravitação Universal.

Vídeo sobre Trabalho da força gravitacional:

Energia potencial gravitacional

A energia gravitacional é a energia potencial associada ao campo gravitacional. De acordo com a mecânica clássica, o potencial gravitacional existe entre duas ou mais massas. A conservação de energia requer que este potencial seja sempre negativo.

Vídeo sobre Energia potencial gravitacional:

Forças conservativas

operations-1555218_960_720-1913531-8219199-5171356

Uma força é dita conservativa quando o seu trabalho é independente da trajetória. Em outras palavras, ao se mover, sob ação dessa força, uma partícula de um ponto A a um ponto B, o trabalho é independente da trajetória percorrida entre eles.

Vídeo sobre Forças conservativas:

Forças dissipativas

goodbye-1633069-8028899-7927150

Na física, definimos forças dissipativas, que também podem ser denominadas de forças não conservativas, como sendo as forças que transformam a energia mecânica em outras formas de energia, como por exemplo, o som, calor e deformação.

forças dissipativas e o atrito

Transformando sua energia cinética inicial em calor e som. Sempre que houver força de atrito, parte da energia mecânica do sistema vai ser transformada em calor e som.

Vídeo sobre Forças dissipativas:

Confira também Conhecimentos básicos e fundamentais da Física.

Obrigada por acompanhar o post sobre Energia trabalho e potência.

Chegamos ao fim do poste onde falamos da Energia, trabalho e potência, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

O movimento e o equilíbrio na física

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de viver, com base no uso da física, e nesse post vamos trabalhar com o “O movimento e o equilíbrio na física”.

Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das pessoas baseada em Conhecimentos básicos e fundamentais da Física, que demonstram como estão se sentindo.

O movimento e o equilíbrio na física

Em física, movimento é a variação de posição espacial de um objeto ou ponto material em relação a um referencial no decorrer do tempo.

Projeto sem título 25

O equilíbrio é estabelecido quando a soma das forças que agem sobre um corpo é nula. O equilíbrio é essencial para qualquer pessoa e objeto sendo que mesmo em movimento tem que ter equilíbrio .Ele pode ser classificado como estático ou dinâmico.

Tempo, espaço, velocidade e aceleração

Resultado de imagem para velocidade e aceleração

O Tempo, espaço, velocidade e aceleração são indispensáveis em nossas vidas sendo que podem nos ajudar em diversos sentidos.

Tempo é a grandeza física que permite medir a duração ou a separação das coisas mutáveis/sujeitas a alterações (ou seja, o período decorrido entre o estado do sistema quando este apresentava um determinado estado e o momento em que esse dito estado regista uma variação perceptível para o observador).

Velocidade é o tempo que se leva para percorrer determinado espaço ou fazer alguma coisa. É também a qualidade do que é veloz e designa a rapidez de um movimento ou a celeridade de um processo.

Espaço físico

Espaço físico é uma concepção da Física e diz respeito ao meio que nos envolve. No entanto, na física existe muita discussão a respeito da definição mais precisa e abrangente para a referida expressão.

Vídeo sobre Tempo, espaço, velocidade e aceleração:

Relação histórica entre força e movimento

A relação entre força e movimento gerou inúmeras discussões na História da Ciência e foi foco da atenção de muitos estudiosos, como Aristóteles e Galileu Galilei. Para Aristóteles, a força estava vinculada à existência da velocidade. Era impossível, segundo ele, a existência de um movimento em que não houvesse a atuação contínua de uma força.

Trajetória retilínea

É a consequência da falta da aplicação de uma força e afirmou que o movimento pode ocorrer sem a ação de forças para quaisquer corpos, inclusive os corpos celestes.

Vídeo sobre Relação histórica entre força e movimento:

Quantificação do movimento

Resultado de imagem para movimento

A grandeza física que torna possível estudar estas transferências de movimento é a quantidade de movimento linear , também conhecido como quantidade de movimento linear. A quantidade de movimento relaciona a massa de um corpo com sua velocidade

Teorema do Impulso

O impulso de uma força, devido à sua aplicação em certo intervalo de tempo, é igual a variação da quantidade de movimento do corpo ocorrida neste mesmo intervalo de tempo.

Vídeo sobre Quantificação do movimento:

Descrição matemática e gráfica do movimento

Resultado de imagem para movimento

A matemática tem a função de analisar e calcular algumas relações do movimento, como a proporção de intensidade do movimento a velocidade.

Vídeo sobre Descrição matemática e gráfica do movimento:

Inércia e os sistemas de referência inerciais e não inerciais

Resultado de imagem para Inércia

Referenciais inerciais são identificados pela propriedade de que compartilham as mesmas e mais simples Leis da Física. Em termos práticos, esta equivalência de referenciais inerciais significa que não existe nenhum experimento que cientistas dentro de uma caixa movendo-se uniformemente possam fazer para descobrir sua velocidade absoluta (de outra maneira seria possível determinar um sistema de referência absoluto).

Referenciais não inerciais

É difícil aplicar a definição newtoniana de referencial inercial sem a separação entre forças “fictícias” e forças “reais”. Por exemplo, considerando-se um objeto estacionário em um referencial inercial. Estando em repouso, nenhuma força resultante está aplicada. Mas em um referencial girando sobre um eixo fixo, o objeto parece mover-se em um círculo, e está sujeito à força centrípeta (que é provida neste referencial pela combinação das força de Coriolis e da força centrífuga).

Vídeo sobre Inércia e os sistemas de referência:

Dinâmica de massa e quantidade de movimento

Resultado de imagem para quantidade de movimento

Dinâmica de massa é uma grandeza física que é atribuída a um corpo, obtida após a comparação deste com a massa de um corpo padrão. Este pode ser o quilograma – padrão, que é um pequeno bloco de platina (90%) e irídio (10%).

Momento linear

Momento linear é o produto da massa pela velocidade de um objeto. No Sistema Internacional de Unidades é expresso em quilograma metro por segundo. É dimensionalmente equivalente ao impulso, o produto da força pelo tempo, que é expresso no SI em newton segundo.

Vídeo Dinâmica de massa e quantidade de movimento:

Força e variação da quantidade de movimento

Resultado de imagem para quantidade de movimento

Sempre que houver uma interação entre dois corpos, sendo que, ao menos um deles esteja em movimento, ou adquira movimento, a determinação da quantidade de movimento e do impulso é importante para o estudo dessa interação. A quantidade de movimento é uma grandeza vetorial determinada pela massa do corpo multiplicada pelo seu vetor velocidade.

Vídeo sobre Força e variação da quantidade de movimento:

FIM

Chegamos ao fim do poste onde falamos sobre O movimento e o equilíbrio na física, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev