Genética e ligação cênica

Olá, como sabemos a biologia está presente em nosso dia a dia de várias formas, sendo assim o demonstre hoje vem com uma lista de fatores que influenciam na biologia, e principalmente no modo de viver pelas pessoas.

E hoje vamos falar de Genética e ligação cênica, onde baseado em estudos, vamos mostra como é o desenvolver desse processo biológico que envolve diversos fatores.

Genética e ligação cênica

Genética é a ciência que estuda a transmissão das características hereditárias ao longo das gerações. Por volta de 1986, Gregor Mendel postulou duas Leis que serviriam como ponto de partida e até hoje são a base do estudo da hereditariedade.

Genética e ligação cênica

Quando os genes estão localizados em cromossomos diferentes eles segregam de forma independente, porém, quando estão localizados no mesmo cromossomo, não há segregação e eles vão juntos para o mesmo gameta.

A descoberta da segregação independente

2leimendel-6056933-2402189-9718091

A segregação independente foi descoberta a partir da primeira lei de Mendel que cruzou plantas que diferiam em apenas uma característica (monoibridismo). Depois utilizou algumas características ao mesmo tempo, como por exemplo, cruzou plantas de sementes rugosas e verdes com plantas de sementes lisas e amarelas.

Segregação independente

Estabelece que “os fatores (alelos) para duas ou mais características se distribuem independentemente durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso”. Gregor Mendel foi capaz de realizar essas afirmações após estudar dois caracteres ao mesmo tempo.

Videos sobre segregação independente:

Teoria cromossômica da herança

iii-bases-cromossmicas-da-herana-14-728-9640208-2257334-5800885

A teoria afirma que os genes são encontrados em locais específicos nos cromossomos, e que o comportamento dos cromossomos durante a meiose pode explicar as leis de herança de Mendel. A teoria cromossômica foi afirmada a partir dos estudos com as moscas de frutas.

Videos sobre Teoria cromossômica da herança:

Conceito de interação gênica

slide1-9478444-9867352-2256344

A interação gênica ocorre quando dois ou mais pares de genes, com distribuição independente, determinam conjuntamente um único caráter. Esses pares de genes interagem entre si.

Epistasia

A modalidade da interação gênica na qual, genes de um lócus inibem a manifestação de genes de outro lócus. O efeito epistático manifesta-se entre genes não alelos. Genes epistáticos são os que impedem a atuação de outros, e hipostáticos são os genes inibidos.

Videos sobre Conceito de interação gênica:

Determinação do sexo

Na maior parte das espécies, ocorre por meio de genes situados em cromossomos, denominados de cromossomos sexuais. Na maior parte dos vertebrados, incluindo a espécie humana, as fêmeas apresentam um par de cromossomos sexuais idênticos (XX). Nos machos, os cromossomos são diferentes (XY).

Fecundação

Na fecundação, o embrião recebe um cromossomo da mãe, proveniente do óvulo, e um do pai, proveniente do espermatozoide. Se o espermatozoide que fecundou o óvulo apresenta um cromossomo X, o indivíduo gerado desenvolve ovários e, consequentemente, hormônio feminino. Se o espermatozoide apresenta cromossomo Y, ocorre o desenvolvimento de testículos e hormônios masculinos. Isso se deve à presença de um gene no cromossomo Y que leva ao desenvolvimento dos testículos. Na sua ausência desse gene, ocorre o desenvolvimento de ovários.

Videos sobre Determinação do sexo:

Herança e sexo

slide_5-4592276-1102192-6215518

Os cromossomos autossômicos são os relacionados às características comuns aos dois sexos, enquanto os sexuais são os responsáveis pelas características próprias de cada sexo. A formação de órgãos somáticos, tais como fígado, baço, o estômago e outros, deve-se a genes localizados nos autossomos, visto que esses órgãos existem nos dois sexos.

Videos sobre Herança e sexo:

Ligação gênica

ligacao-genica-5131513-6442074-1634459

É o processo que acontece quando os genes estão localizados em cromossomos diferentes eles segregam de forma independente, porém, quando estão localizados no mesmo cromossomo, não há segregação e eles vão juntos para o mesmo gameta.

Mapeamento cromossômico

É um mapa de um cromossomo de uma espécie que mostra a posição relativa dos genes e/ou marcadores genéticos. Para se construir um mapa genético leva-se em consideração dois fatores: Os genes se encontram nos cromossomos em posição linear

Videos sobre Ligação gênica e o Mapeamento cromossômico:

Melhoramento genético

Melhoramento genético é o processo de selecionar ou modificar intencionalmente o material genético de um ser vivo. Que tem por objetivo desenvolver indivíduos com características desejáveis. Por exemplo, variedades de frutas sem sementes, como a melancia, são resultados de melhoramento.

Videos sobre Melhoramento genético:

Engenharia genética e suas aplicações

A engenharia genética trabalha com um conjunto de tecnologias, baseadas na tecnologia do DNA recombinante, utilizadas para alterar a composição genética de um ser vivo, incluindo o isolamento, a manipulação e a transferência de genes intra e interespecíficos para produzir organismos novos ou melhorados.

É aplicada na medicina, na pesquisa, na indústria e na agricultura, e, pode ser usada em diversas de plantas, animais e micro-organismos. Aí estão as produções, em larga escala, de insulina, de hormônio do crescimento, de interferon alfa humano com atividade biológica contra infecções ocasionadas por vírus e contra algumas formas de tumores malignos humanos, de vacinas e anticorpos monoclonais humanos.

Videos sobre Engenharia genética e suas aplicações:

Desvendando o genoma humano

16158106-8774321-9715979-7184982

Genoma humano é o código genético do ser humano, ou seja, o conjunto dos genes humanos. No material genético podemos obter todas as informações para o desenvolvimento e funcionamento do organismo do ser humano. Este código genético está presente em cada uma das células humanas.

benefício do Genoma humano

Muitos medicamentos e vacinas poderão ser elaborados a partir das informações obtidas por estas pesquisas. Descobrindo o motivo de várias doenças, o ser humano poderá adotar medidas e comportamentos de prevenção. Uma pessoa poderá, por exemplo, saber que é geneticamente predisposta a desenvolver câncer de pulmão. Diante desta informação, poderá deixar de fumar e adotar medidas que previnam esta enfermidade.

Videos sobre Desvendando o genoma humano:

FIM

Chegamos ao fim de mais uma lista de fatores que envolvem a biologia, e hoje falamos de Genética e ligação cênica. Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.