Geometria não Métrica na Educação Matemática

Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “Geometria não Métrica na Educação Matemática” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais da Geometria não Métrica na Educação Matemática mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.

Geometria não Métrica na Educação Matemática

A geometria não métrica é o estudo das medidas e propriedades encontradas em figuras e sólidos geométricos definidos no espaço.

Na educação da matemática para os alunos é uma pouco complicada, mas pode ser compreendida pelos alunos de uma forma que existem muitos recursos a ser favor.

Noção de Espaço

Espaço é tudo o que nos envolve e é o local onde podemos nos mover para a frente, para o lado e para cima. O espaço é uado por todas as pessoas mas muitos não sabe a definição de espaço.

nocao-de-espaco-colegio-leao-da-barra-2018-003-5854732-9054359-6518383

O espaço tem várias definições que ajudam a compreender melhor e também calcular diversos fatores que envolve, como saber tipos de coordenadas, linha cartesianas e outras mais.

O espaço é muito utilizado para elaborar mapas e a localização geográfica, usando as escalas para definir.

Trabalhar o Espaço em Sala de Aula

O espaço é um bom assunto para se trabalhar junto aos alunos, sendo que com muitos recursos próprios da sala pode ajudar a trabalhar. Formas de ensinar espaço:

  • Medir a área da sala de aula;
  • Estabelecer espaços;
  • Medi o espaço que cada carteira e aluno ocupa;

Vídeo Sobre a Noção de Espaço:

Ocupação de Espaço

O espaço ocupado é todo e qualquer lugar que esteja sem espaço para colocar algo, todo objeto ocupa um lugar no espaço.

Dimensões do Espaço

Quando falamos em dimensões, referimo-nos à possibilidade de mensurar objetos dentro de um espaço. Cada uma das direções em que é possível realizar medidas em um espaço é chamada de dimensão. Se não existe possibilidade de tomar outra medida além do comprimento de um objeto, por exemplo, dizemos que esse objeto possui apenas uma dimensão.

Vídeo Sobre a Ocupação de Espaço:

Limitação de Espaço

Limitação é o espaço aonde um determinado objeto pode ir. por exemplo uma sala de aula tem sua limitação de espaço só pode caber um total x de alunos, uma casa tem seu limite de espaço, um terreno tem seu limite e outros.

Um espaço é limitado pelo seu tamanho, e cada elemento ocupa um luar dentro do espaço, muitas vezes é medido e calculado para ficar cada elemento com folga.

Calcular o limite de ocupação do espaço em sala de aula

Para calcular o limite de ocupação será preciso, ter as medidas do espaço e o tamanho de cada elemento que vai ficar dentro, por exemplo se for medir a sala de aula para saber qual o seu limite de ocupação deverá saber quantos alunos fica a cada m2.

Vídeo Sobre a Limitação de Espaço:

Formas no Espaço

Na geometria o espaço é composta por várias formas sendo que essas formas são vista e nosso dia a dia de várias maneiras.

fig_geometricas-4611078-8288807-5123104

Ao visualizamos algum objeto já vem em nosso pensamento que isso é uma forma geométrica.

Exemplos de formas

Cubo Essa é, provavelmente, a figura geométrica mais conhecida — um exemplo do cotidiano é o cubo mágico. O cubo ou o hexaedro é um poliedro composto por seis faces quadrangulares de mesmo tamanho, 8 vértices e 12 arestas.

Tetraedro O tetraedro, também conhecido como pirâmide triangular, é um poliedro com 4 faces triangulares, 4 vértices e 6 arestas. Dodecaedro

O dodecaedro é um poliedro composto por 12 faces pentagonais, 20 vértices e 30 arestas. Normalmente é utilizado em jogos RPG que precisam de dados.

Cilindro O cilindro é uma figura alongada, em que sua base é circular. Ele tem o mesmo diâmetro ao longo de todo o comprimento.

Esfera A esfera é simetricamente proporcional, sendo formada por uma superfície curva contínua. Um exemplo do dia a dia é a bola de futebol.

Octaedro O octaedro também é um poliedro, só que é composto por 8 faces triangulares de lados iguais (triângulos equiláteros), 6 vértices e 12 arestas. É uma figura que também pode ser vista nos dados de jogos de tabuleiro.

Prisma O prisma é uma figura com algumas particularidades a mais — por exemplo, ele pode ter a base de diferentes formatos: triangular; retangular; pentagonal; hexagonal; heptagonal; octagonal.

Icosaedro O icosaedro é um poliedro convexo, composto por 20 faces triangulares, 12 vértices e 30 arestas. Essa também é uma figura espacial que pode ser utilizada como dado em jogos de tabuleiro.

Pirâmide A pirâmide é uma figura que também tem particularidades, como o prisma. Ela é um poliedro composto por uma base — que pode ser triangular, pentagonal, quadrada, retangular ou paralelogramo — e um vértice que une todas as laterais triangulares.

Vídeo Sobre as Formas no Espaço:

Métrica no Espaço

Espaço métrico é um conjunto onde as distâncias entre quaisquer de seus elementos é definida. Estas distâncias formam a métrica do conjunto. A partir daí, podemos definir propriedades topológicas como conjuntos abertos e fechados, que levam ao estudo de espaços topológicos mais abstratos.

trena-708x531-4428656-1990489-1760536

O espaço métrico mais familiar é o espaço euclidiano. Na verdade, a métrica é uma generalização das quatro propriedades conhecidas da distância euclidiana. A métrica euclidiana define a distância entre dois pontos como o comprimento do segmento de reta que os conecta.

Sobre a

Vídeo Sobre a Métrica no Espaço:

Geometria não Métrica na Educação Matemática

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de Geometria não Métrica na Educação Matemática com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.