Atividades para o Início do Outono – 20 de Março

Hoje vou apresentar estratégias para trabalhar o Início do Outono, vamos lá?

Atividades para o Início do Outono – 20 de Março

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o outono é caracterizado pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno.

O outono do Hemisfério Sul é chamado de “austral”, enquanto no Hemisfério Norte é conhecido por “outono boreal”.

O que é o Início do Outono?

No dia 20 de março comemora-se o Início do Outono. Assim, neste contexto o professor poderá abordar com os alunos mais um tema associado à natureza, trabalhando uma das estações do ano.

Nesta atividade os alunos irão desenvolver atividades de escrita, criatividade e apresentação oral. As disciplinas de português, literatura, ciências, geografia e artes se beneficiarão desta atividade. Para esta datam sugerimos o trabalho com um scrapbook que é como um livro com recortes personalizados.

20 de março – Início do Outono

Atividades introdutórias sobre o Início do Outono – 20 de Março

Para a oficina de ideias o professor irá apresentar o “Início do Outono”, contando que neste mês comemoramos esta data. Com um cartaz escrito a palavra “Outono”, o professor irá perguntar o que alunos sabem sobre esta temática. Todas as opiniões serão relevantes e poderão ser discutidas.

A conversa descontraída deverá ser conduzida e o professor poderá auxiliar com sugestões. Posteriormente, o professor realizará uma breve introdução sobre o tema e abordará a data que se comemora o início dessa estação do ano.

Atividade de Leitura para o Início do Outono

Para realizar a atividade de leitura os alunos serão conduzidos a textos informativos sobre a criação de um scrapbook. O professor poderá auxiliar na pesquisa e ajudar na interpretação de textos mais complexos. O professor de ciências também poderá utilizar esta atividade para abordar temáticas correlatas, como as estações do ano. Após a leitura, os alunos se reunião em grupo e discutirão o que mais os interessou na leitura, criando uma lista de interesses.

Links de apoio:

Atividades para o início do outono – 20 de março

Atividade de Produção textual para o Início do Outono – Gênero Scrapbook

Para a atividade de produção os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá criar um Scrapbook de Outono. O professor direcionará a atividade e fornecerá aos alunos todos os materiais artísticos necessários como folhas de papel, folhas de coloradas, folhas de plantas, revistas, jornais, fitas coloridas, adesivos, lápis de colorir, cantas coloridas, cola, tesoura, dentre outros.

Atividade de Avaliação para o Início do Outono

Para a atividade de feedback os alunos irão apresentar o Scrapbook de Outono criado. Ao final, sugerimos utilizar o termômetro (ver ferramentas de feedback no final deste e-book), onde cada participante ou aluno poderá desenhar uma linha vermelha na temperatura de satisfação com a atividade, que vai desde “pode melhorar” (baixa temperatura) até “muito bem” (alta temperatura). Além disso, cada aluno também fará uma análise crítica do que foi produzido e da satisfação que teve com a atividade.

copy_capa_ebook_atividades_de_marco_1-4600384-3026223

Se gostou da atividade, veja essa e outras, como essa no nosso livro de atividades para datas comemorativas.

Esse ebook tem 183 páginas, com 49 sequencias de atividades completas para você trabalhar com seus alunos! https://pages.hotmart.com/j12075747h/49-atividades-para-o-mes-de-marco-datas-comemorativas

comprar_agora-1054375-1122470

Fim das Atividades para o Início do Outono

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, acesse aqui e compre o nosso livro. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.