Advertisement

Leitura e interpretação de texto

Hoje nós vamos falar sobre leitura e interpretação de texto uma grande dificuldade de muitas pessoas principalmente dos alunos durante os seus anos de escola.

Embora seja muito claro os Benefícios da leitura muitas pessoas têm uma grande dificuldade em entender aquilo que vem desde uma simples placa na rua até um texto literário.  No entanto, a leitura e a interpretação de texto é tão temida por alguns estudantes conta matemática e seus cálculos.

Por isso preparamos para você esse texto falando sobre a importância da leitura e interpretação e dando algumas dicas de melhorar  a sua compreensão da leitura.

Advertisement

 Acompanhe.

Leitura e interpretação: por que é tão importante?

A leitura e a interpretação de texto é uma habilidade essencial para que os métodos de alfabetização e letramento sejam bem efetivados.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Um dos maiores desafios de qualquer professor é fazer com que seus alunos se interessam pela leitura, pois para desenvolver uma boa compreensão e interpretação de texto só existe um meio: é preciso ler! 

Advertisement

A dificuldade em interpretar um texto  vem principalmente da Leitura feita  com muita falta de atenção e pouco interesse que a maioria dos Estudantes faz durante todo o seu tempo escolar.  E hoje em dia, é realmente difícil competir com a internet e as redes sociais, o que torna o processo de fazer o aluno se interessar pela leitura ainda mais complexa.

Vamos entender tudo isso melhor seguir. Acompanhe.

O que é leitura interpretação de texto?

Bom antes de mais nada Vamos começar por definir o melhores de conceito de leitura e interpretação de texto para que não reste nenhuma dúvida sobre o que Exatamente estamos falando.

Advertisement
man reading with coffee 23 2147986140 8103652 3490989
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Leitura e interpretação de texto diz respeito as conclusões que podemos tirar após ler um texto  levando em consideração as ideias expressas pelo autor e a conexão com a realidade ao nosso redor ou mesmo dentro de nós mesmos e conseguimos fazer a partir daquele texto.

Quem tem uma boa capacidade de leitura e interpretação sabe identificar, por exemplo, quais as ideias do autor e separar  estas ideias e as de suas próprias concepções sejam elas quais forem.

É quando você ler um texto e então você imediatamente diz “eu concordo” ou “eu discordo” ou emiti outra opinião crítica a respeito do que meu ponto isso só pode ser feito com leitura e interpretação de texto.

Advertisement

Não é um simples concordar ou discordar sem razão, você tem argumentos e pode até mesmo explicar a sua posição com base no que você leu e em conexão com a realidade ao redor para dizer se você está de acordo ou não com o que foi lido.

Você também é capaz de explicar o que aquele texto quer dizer de forma neutra, ou seja, sem expressar a sua opinião, mas dizendo apenas o que o texto está falando. 

Essa inclusive, é uma habilidade muito útil para o letramento acadêmico, naquelas ocasiões em que você está em uma aula na faculdade ou na escola e precisa a expor as opiniões de algum autor de forma didática, como em um seminário.

Advertisement

 Confira outras dicas sobre leitura e interpretação de texto a seguir

Como eu posso melhorar a minha habilidade de leitura e interpretação de texto? 

 A melhor forma de melhorar a sua capacidade de leitura e interpretação é adquirindo maior hábito de ler, o ideal é que você leia todos os dias nem sejam pouco e que procure ver diferentes tipos de textos como livros, jornais, quadrinhos, textos jornalísticos, literários e outros.

 Por que os Estudantes têm tanta dificuldade com leitura e interpretação de texto na escola?

A maioria dos alunos não têm o hábito de ver e pode ser difícil convencer seus estudantes para pegar um livro na mão quando eles tem a sua disposição celulares Smartphones, tablets e computadores.  O professor precisa ser criativo para elaborar metodologias que despertam o interesse do aluno pela leitura pois este é o único modo de melhorar a sua capacidade de leitura e interpretação.

Advertisement

 Leitura e interpretação na escola: as tecnologias da informação

É praticamente impossível falar em leitura interpretação de texto hoje em dia sem mencionar as tão faladas tecnologias da informação e a internet.

group people studying floor 23 2147844842 1803617 9630631
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Se você é professor ou até mesmo pai, mãe ou responsável de uma criança ou adolescente com certeza você também deve saber muito bem do que estamos falando.

 As crianças e os adolescentes  das últimas duas gerações já nascem praticamente conectadas em dispositivos tecnológicos,  e dentro de suas próprias casas tem acesso cada vez mais cedo há smartphones, tablets, computadores e outras mídias digitais com acesso à internet.

Advertisement

Como consequência elas chegam na escola totalmente imersas em uma cultura digital, e mesmo aquelas crianças que não têm tido tanto contato com as novas tecnologias quando pequenas acabam tendo um maior contato com estes meios na própria escola através de colegas e conforme vão crescendo bastante interesse pela internet aumenta.

 Diante de tudo isso fica o desafio para os professores: como fazer a criança se interessar pela leitura e interpretação de texto se tudo que ela quer é passar horas na internet fazendo coisas como: ficar nas redes sociais, jogar joguinhos,  ver vídeos no YouTube e outras plataformas online, e até mesmo participar de fóruns de discussão.

Competir com tudo isso é muito difícil,  e a melhor coisa que um professor pode fazer nesse contexto ao invés de tentar disputar espaço com essas novas tecnologias encontrar ferramentas online que estejam associadas com a leitura e usar a internet como meio de motivar o aluno a ler.

Advertisement

Confira outras dicas sobre a infecção das tecnologias e da internet em leitura e interpretação de texto a seguir.

Como eu posso usar a internet e as mídias digitais para melhorar a leitura e interpretação de textos de meus alunos? 

Você pode procurar por ser a mentiras que incentivem a leitura como PDFs, e-books digitais, quadrinhos, mangás, sites que falam sobre livros, páginas legais sobre livros na internet e outras coisas que possam  despertar o interesse dos alunos sobre leitura e interpretação de texto.

Por quê não é uma boa ideia combater as mídias digitais para promover a leitura e interpretação de textos na sala de aula?

Se o professor tentar competir com as mídias digitais ele pode ser mal visto pelos alunos, que vão ver o professor como um ” atrasado”,  alguém que está por fora das novas tecnologias e da internet. 

Advertisement
front view person reading 23 2147978193 8758974 5970047
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Isso não é motivo para que nenhum docente se ofenda,  mas é importante ter em mente que as metodologias tradicionais de ensino pautadas Na Autoridade docente no método de giz de quadro negro como única forma de ensino já não tem mais a eficiência que tinha no passado.

 Leitura e interpretação de texto: dicas finais

É muito importante que os professores e também os pais e responsáveis estejam por dentro das novas tecnologias e compreendam também a importância da leitura e interpretação de texto para autonomia do indivíduo. 

A leitura e a interpretação de texto são aspectos essenciais para que uma pessoa possa viver com dignidade em nossa sociedade, somente assim é possível compreender assuntos como matérias jornalísticas, descobertas científicas, e até mesmo documentos e contratos.

Advertisement

Essas foram as nossas dicas de hoje, até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Advertisement

Advertisement

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev