Letramento científico: entenda melhor o que é

O letramento científico assim como outros tipos de letramento,  tal qual o letramento literário demanda o emprego de uma correta metodologia de ensino-aprendizagem para que possa ser bem sucedido.

Compreender a ciência e sua linguagem é uma necessidade para todo o indivíduo,  pois pois são os conhecimentos científicos que nos ajudam a ter uma compreensão mais precisa no mundo e também embasam a maior parte dos processos sociais a sobrevivência da sociedade atual.

Não é possível manter o estilo de vida contemporâneo desde que a produção alimentícia até a produção dos bens de alta tecnologia sem que haja um conhecimento científico para embasar e guiar toda essa produção.

Por tudo o que a ciência representa o letramento científico pode ser entendido como um dos mais essenciais a formação humana.

Letramento científico

Quando conseguimos compreender o que é letramento entendemos que se trata  de um processo que permite adquirir a correta compreensão dos usos de uma determinada linguagem.

chemist-using-touchpad_1098-19771-6539577-9661815

Na escola,  o processo de alfabetização precisa ser acompanhado do processo de letramento, ensinando  mais  do que a mera aquisição da escrita e da  leitura,  ou seja,  transcendendo  a decodificação da linguagem e dos símbolos escritos  e sua associação aos sons.

Compreendendo que o processo de letramento caminha ao lado da alfabetização e dele depende,  mas que o ultrapassa  em amplitude e  significado,  podemos mensurar letramento científico segue uma linha similar.

Vamos compreender melhor a seguir.

1. O que é letramento científico?

Como vimos o letramento é um processo que permite que o indivíduo identifique o correto uso da escrita e da leitura nas práticas sociais deste as coisas mais simples como escrever um bilhete ou identificar uma linha de ônibus até as mais complexas como a correta a linguagem a ser usada em evento acadêmico.

examining-molecular-model_1098-19572-5888652-4869242

Este é o entendimento que tem que se tornado crucial tanto entre os educadores quanto entre os pesquisadores,  que a muito identificaram que não basta  alfabetizar a criança,  jovem ou adulto,  é preciso ensinar o indivíduo os usos corretos da linguagem.

Nesse contexto o letramento científico é um processo de desenvolvimento e aquisição do conhecimento que permite entender de forma precisa a linguagem científica e os seus elementos fundamentais.

A ciência é uma forma de saber que se expressa através de determinadas práxis e deve cumprir a certos requisitos teóricos para que as suas  descobertas  e o conhecimento assim construído  tem um fundamentos e sejam considerados válidos. 

É o Conhecimento científico também que ajuda a termos uma compreensão mais correta do mundo e o seu funcionamento,  por exemplo, é pela ciência que nós sabemos atrações dos  pneus carecas serem perigosos na chuva,  ou  porque  certas doenças são transmitidas pelo ar e outras não.

Mas, a maioria das pessoas no Brasil não possui este tipo de entendimento  científico e quando são questionadas  sobre  fatos simples do dia a dia não sabem responder e se orientam por conhecimentos  errôneos.

Por que o letramento  científico é tão importante?

A ciência não substitui outros conhecimentos importantes para a humanidade como o saber que religiosos e o saber filosófico,  no entanto, o entendimento científico é crucial para muitas coisas,  ajudando a desmistificar superstições e até mesmo a realizar tarefas simples do jeito correto.  

Por exemplo,  se uma pessoa entende o porquê os pneus carecas são perigosos na chuva ela vai compreender a importância de não dirigir dessa forma. Do mesmo modo, se uma pessoa compreende que a gripe é transmitida pelo ar, ela vai saber quais tipos de cuidados tomar na presença de uma pessoa doente para não ser infectada.

Quais as principais características do letramento científico?

Essa forma de letramento Visa:

  1. fazer com que o indivíduo entenda o que é a ciência;
  2. fazer com que o indivíduo  compreenda as aplicações do conhecimento científico;
  3. fazer com que o indivíduo entenda a linguagem científica e compreenda o que um texto escrito nessa linguagem saiu dizendo;
  4. fazer com que o indivíduo entenda onde o conhecimento científico pode ser empregado e onde esta forma de linguagem deve ser usada;
  5. dar ao indivíduo a dimensão de que o conhecimento científico não invalida outros saberes humanos como a religião,  a mitologia e a filosofia,  mas apenas tem aplicações e utilidades diferentes.

2. O Letramento científico na sala de aula

Entendendo a importância do letramento científico e compreendendo a escola como um espaço consagrado ao saber e a ciência,  temos  o entendimento de que o letramento científico deve-se dar primordialmente nos Espaços das salas de aula.

É o professor quem vai apresentar ao aluno  os  conhecimentos e saberes da ciência.  E o docente precisa estar preparado para cumprir esta tarefa.

Muitos professores podem pensar que o domínio sobre a ciência e os seus saberes é um atribuição apenas aqueles professores que trabalham com disciplinas como a ciência,  a química,  a física e a Biologia,  mas este é um entendimento errôneo.

A verdade é que  conduzir o aluno por um processo de letramento científico deve ser uma tarefa levada a cabo por todos os professores cada um dentro dos fundamentos da sua disciplina escolar.

Por exemplo,  para que a criança compreenda determinadas leis da ciência e entenda a sua linguagem um correto domínio sobre fundamentos básicos da matemática e da língua portuguesa é necessário.

Assim como o letramento  tradicional,  o  letramento científico também demanda que a criança seja alfabetizada atendimento,  do contrário,  ela não terá a instrumentalização necessária para compreender o que a ciência e a linguagem científica.

Através do domínio da linguagem científica a criança terá acesso a um mundo de conhecimentos e saberes que ficaria fechado para ela sem o letramento científico.

Ela vai poder entender melhor como o mundo funciona  em seus mais diferentes aspectos. 

E para isso é fundamental que o professor saiba conduzir este processo ajudando o aluno a desenvolver um pensamento científico,  transcendendo assim a mera transmissão de informação.

Por exemplo, durante as aulas de genética ao invés de simplesmente passar fórmulas e ensinar como aplicar,  o professor pode trazer para sala de aula a discussão concernente aos alimentos transgênicos,  o que eles são,  como são feitos e quais os impactos no organismo humano e animal.

Esse processo também ajuda a dar um sentido para a ciência no dia a dia aproximando o saber científico da realidade do aluno proporcionando um entendimento mais profundo da importância da ciência.

Confira outras dicas importantes sobre o pensamento científico a seguir.

Quais  aspectos podem favorecer o letramento científico do aluno?

Na contemporaneidade, um dos principais aliados do professor Principalmente quando o assunto é Ciência são as novas tecnologias da informação e a internet.  Existem muitas ferramentas,  jogos  pedagógicos,  vídeos,  textos e outros elementos online que podem ajudar no processo de letramento científico.

Mas, para isso o professor também deverá conduzir a si mesmo e a seus alunos por um processo de letramento digital

Como inserir a criança no processo de letramento científico desde a educação infantil?

É fundamental começar a partir do lúdico e da exploração do Universo da criança,  ou seja,  dos elementos que ela já conhece e do mundo que a cerca.

Lembre-se que parece criança nas coisas mais simples representação descobertas,  portanto,  ajude seu aluno a explorar o mundo ao redor e entendeu de uma forma em que a ciência esteja presente explicando os fenômenos e fatos do dia a dia  em uma linguagem acessível a criança.

O letramento científico: dicas finais

Essas foram as nossas dicas de hoje, conte pra gente o que você achou nos comentários!

scientist-doing-experiment-science-lab_1308-33703-1625608-6426390

Em breve Voltamos com mais conteúdo para você,  até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.