Letramento literário: formação de leitores

Hoje nós vamos falar sobre letramento literário e a sua importância para a formação de um público de leitores desde a infância. A literatura é um dos elementos mais importantes para ter mesmo para o estudo da língua,  mas também para a formação cultural dos povos.

O letramento literário é diferente dos outros tipos de letramento justamente porque envolve a questão literária,  a qual transcende a mera aprendizagem da língua e até mesmo a questão do sociais do idioma,  perpetrando por caminhos mais profundos do sentimento e da própria essência do ser humano.

Vamos se entender melhor a  seguir.

O letramento literário

Muitas pessoas no Brasil não tem o hábito de ler,  o que torna a questão do letramento literário algo muito relevante principalmente para os docentes em seu dia a dia nas escolas.

Ensinar a criança ter gosto pela literatura e pelos  livros desde pequena é uma grande contribuição tanto para a formação pessoal desta criança como ser humano quanto para a constituição de um público letrado e culturalmente informado.

A leitura com certeza é uma das heranças mais significativas que um professor pode deixar para seus alunos e para a educação como um todo.  quando a criança aprender a ler desde pequena  e  adquire o gosto pela leitura, ela vai levar esse hábito para vida toda.

Portanto, discutir e entender o que houve tratamento literário é uma questão importante para todos nós.

 Vamos lá? 

1. O que é Letramento literário?

Antes destacarmos a importância do  tema de forma mais aprofundada precisamos entender o que é Letramento literário

O letramento literário pode ser definido como um processo de apropriação da literatura enquanto linguagem.  Mais do que apenas viver uma história trata-se de Entender seus diferentes elementos e compreender a forma como os textos literários são construídos e os seus significados.

O processo de letramento é uma parte imprescindível do letramento como um todo e a literatura pode ser entendida como um componente importante no uso social da língua.

O ato de ler profecia que o  leitor melhore a sua linguagem e também aprimore a sua escrita como consequência.

Uma pessoa que costuma ter o hábito de ler vai não apenas  usar a língua em seu cotidiano e entender os diferentes  jeitos de usar a língua nas mais variadas situações,  quanto vai escrever melhor expressando as suas ideias de maneira mais concisa e clara no papel.

Podemos dizer portanto que o letramento literário é indispensável para a construção de uma sociedade mais culta e mais crítica,  capaz de interpretar diferentes contextos e situações e agir de forma adequada em conformidade com eles.

Além disso, o letramento literário favorece  aquisição de conhecimentos e o entendimento cultural mais ampliado através do contato com histórias que transportam o leitor a outros tempos,  aos costumes de outras sociedades e até mesmo aspectos técnicos ou científicos,  dependendo da natureza do material lido.

Confira outras informações relevantes sobre o que é letramento literário a seguir.

Quais os benefícios do  letramento literário para os eleitores em seu dia a dia?

A compreensão destes elementos torna o ato de ler muito mais prazeroso,  e também permite que o leitor Identifique as características próprias de uma história conforme a época que ela foi  escrita,  a cultura que a produziu  e o movimento literário ao qual é o a faça parte.

Quais os requisitos necessários para o indivíduo fazer um letramento literário?

O primeiro e principal requisito indispensável é que a criança seja antes de tudo Alfabetizado. A alfabetização é  um processo  indispensável para qualquer outra forma de letramento,  como o letramento literário e até mesmo  letramento digital.

2. Letramento literário no dia a dia da escola

Agora que você já sabe o que é o letramento literário e a sua importância para a formação do ser humano,  precisamos entender melhor como se dá esse processo no ambiente escolar.

lamp-coffee-pile-books_23-2147617661-9789531-4302176

Um dos principais pontos a ser ressaltado é a importância de uma boa Formação de Professores  para que os docentes possam trabalhar com a literatura  seu dia a dia no cotidiano da sala de aula.

Trabalhar com o letramento literário na sala de aula pode ser um verdadeiro desafio para os  professores,  afinal as crianças no geral apresentam grande resistência da fazer leituras e pode ser difícil convencer os alunos a pegar um livro na mão em tempos de internet e celulares.

É imprescindível portanto que o professor considere formas de tornar a literatura mais interessante para os estudantes e  busque inclusive inserir de algum modo a tecnologia da informação em seus processos de ensino para tornar a aula de literatura mais interessante para os estudantes.

Portanto,  mais do que passar livros a serem lidos sucessivamente e pediu aos estudantes que apresentem resumos e fichamentos para comprovar a efetiva a leitura do material,  o docente precisa criar modo que torne o processo de ver prazeroso e não uma atividade monótona na e indesejada feita apenas para cumprir requisitos avaliativos.

Não se esqueça de que os estudantes são cada vez mais inteligentes e conseguem perceber com facilidade quando o professor está passando uma atividade apenas para cumprir nota. 

 Atividades como fazer uma peça de teatro divertidas sobre um livro lido,  deixar que os alunos falte a criatividade escrevendo um texto divertido ou até mesmo uma poesia,  ou quem sabe ainda produzir um vídeo sobre o livro,  podem tornar o processo de ver muito mais divertido e prazeroso para os estudantes.

Quais atividades de letramento literário e um professor pode adotar em seu dia a dia?

O professor para te ensinar o aluno a ter gosto pela leitura,  e  uma das melhores formas de fazer isso é através da inserção de atividades lúdicas que envolvam a leitura.

Quais outras táticas o professor pode  utilizar para tornar o  letramento literário mais atrativo para os alunos?

É importante trabalhar a história da literatura e Os Clássicos literários,  Mas que tal começar o seu processo de letramento literário deixando que as crianças e adolescentes escolha um livro a seu gosto para lerem?  

Considere que é preciso deixar que os alunos percebam antes de tudo o mundo incrível dos  livros você para depois passar a estudos um tanto mais difíceis e técnicos a respeito da literatura.

Letramento literário: dicas finais 

O professor para trabalhar com  letramento literário em sala de aula precisa estar sempre  buscando formas de inferir a leitura no dia a dia dos alunos nos mais variados contextos possíveis.

young-male-female-readers-sitting-stack-giant-books-beside-it-reading_106796-64-6836953-6062225

 Não espere que os seus alunos leiam um livro enorme todo de uma vez que eles nunca tiveram esse hábito de ler antes. Comece com o texto mais curtos,  textos informativos, até mesmo ou embalagens e outros elementos do dia a dia podem servir a dependendo da faixa etária da sua turma.

Quando os alunos conseguiram entender a importância da leitura e realmente gostarem de ver eles vão desenvolver esse hábito por conta própria e vão passar a frequentar a biblioteca escolar não apenas quando você pedir que  eles o façam.

E o melhor de tudo é que uma vez que este hábito de leitura esteja inserido no estudante ele vai carregar essa boa prática para toda sua vida e terá uma boa relação com os livros e a literatura de uma forma geral.

Esperamos que você tenha curtido o post as nossas dicas de hoje. Deixe o seu comentário e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.