Letramento: veja exemplos

Letramento veja exemplos
Letramento veja exemplos

Vamos conhecer alguns exemplos de letramento? Você, pai, mãe, educador, sabia que além da alfabetização, existe outro grande processo de ensinamento para os pequenos na infância? O nome dele é letramento. Mas afinal, o que é isso? Atividades para alfabetização e letramento dão enfoque não somente no desafio de aprender a ler e escrever sistematicamente, como também na forma como isso será aplicado em um contexto social. A criança, por vezes, é letrada antes mesmo de ser alfabetizada.

math-anxiety-kids-schoolwork-homework-today-stock-tease-150819_140058f28c664775b3306fe90c9baa84-700x394-4153951-4417334
Exemplos de letramento

Quando falamos sobre qual a diferença entre alfabetização e letramento, é importante deixar claro que o letramento tem seu início até mesmo antes do processo de alfabetização e se estende por toda a vida do indivíduo.

De acordo com os profissionais da área da educação, o indivíduo letrado não é somente aquele que sabe ler e escrever de forma básica, mas, sim, aquele capaz de dominar o uso da escrita e da leitura no seu cotidiano, utilizando-a e compreendendo-a nos mais diferentes contextos.

Desse modo, a pessoa letrada possui forte familiaridade com a leitura e a escrita, indo muito além da habilidade básica de ler e escrever. Outra característica importante é que uma criança letrada possui o hábito, a habilidade e até mesmo o prazer em ler e escrever diferentes tipos de textos, adequando-os a cada contexto.

O processo de letramento está ligado à formação de leitores competentes, ou seja, indivíduos com capacidade de compreensão, interpretação, análise crítica e demais elementos referentes aos mais diversos tipos de conteúdos.

Qual a diferença entre alfabetização e letramento?

Depois de compreender os conceitos básicos, identificar qual a diferença entre alfabetização e letramento fica muito mais fácil. Enquanto a alfabetização consiste em um processo básico de ensinar as crianças a lerem e a escreverem, o letramento vai além disso, fazendo com que o indivíduo adquira o domínio da linguagem escrita e falada, utilizando-a nos mais diferentes contextos.

whydoparents-700x345-5155923-8912048
Exemplos de letramento

Também podemos dizer que, enquanto a alfabetização consiste no desenvolvimento de um processo técnico de ler e escrever, o letramento pode ser entendido como o apreço pela leitura e pela escrita.

O letramento

Letrar é muito mais do que ensinar que “B+A = BA”, entre outras infinitas técnicas gramaticais e linguísticas. O letramento é um processo de aprendizagem para a compreensão, avaliação e apreciação da escrita e da leitura; é se aprofundar nos assuntos e inseri-los em seu universo intelectual.

Esse aprendizado não é único e exclusivo para as crianças, afinal, existem pessoas alfabetizadas com dificuldade de entendimento e interpretação das técnicas de escrita e da leitura. Assim, o letramento pode ser um aprendizado tanto para os filhos quanto para os pais.

Como aplicar a técnica

O processo de alfabetização e letramento compreende, basicamente, três períodos: descobrir a escrita, aprender a escrita e usar a escrita.

O primeiro processo envolve os primeiros contatos com os livros e outros meios para a criança criar interesse na leitura. O segundo está ligado diretamente à alfabetização em geral, e o terceiro é onde entra o letramento, o uso da escrita.

Exemplos de letramento
Exemplos de letramento

Muitas pessoas ficam presas no segundo período, pois acham que já é o suficiente para se comunicar bem nas diversas situações do dia a dia. Isso, entretanto, é um pensamento precipitado.

Os livros são os grandes aliados para atividades de alfabetização e letramento. A prática, nesse caso, é tudo. Com o hábito da leitura, a criança é capaz de desenvolver seu senso crítico e aplicá-lo constantemente para tomar decisões, participar de conversas. Enfim, conviver em sociedade. O letramento é isso usar e praticar frequentemente a leitura e a escrita.

O letramento é importante?

Ser letrado é essencial para se comunicar bem em sociedade e compreender os diferentes contextos sociais nos quais somos inseridos principalmente para crianças, que têm o futuro nas mãos. Interpretar é a chave para o conhecimento, e cabe principalmente à família, com a ajuda da escola, o papel de estimular as crianças.

Exemplos de letramento e muito mais!

Se você gostou de conhecer alguns Exemplos de letramento e quer continuar aprendendo sobre temas diversos, aproveite para ler mais de nossos artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *