Literatura pós-guerra

Olá, como sabemos a literatura está presente em nosso dia a dia de várias formas, sendo assim o demonstre hoje vem com uma lista de fatores que influenciam na nossa vida, e principalmente no modo de viver pelas pessoas.

E hoje vamos falar de Literatura pós-guerra, onde baseado em estudos, vamos mostra como é o desenvolver desse processo literário que envolve diversos fatores.

Literatura pós-guerra

A literatura pós-guerra foi onde os escritores devem ser divididos em pelo menos três principais categorias: a dos emigrantes, autores da literatura de exílio; os escritores que permaneceram na Alemanha durante o período nazista, embora muitos deles tivessem suas obras queimadas, e os assim chamados autores da nova geração, que iniciaram sua vida literária após a guerra.

Literatura pós-guerra

Entre os autores exilados estavam os que regressaram à Alemanha e os que não mais voltaram à posteriormente chamada República Federal da Alemanha.

1984

É um romance distópico da autoria do escritor inglês George Orwell e publicado em 1949. O romance é ambientado na “Pista de Pouso Número 1” (anteriormente conhecida como Grã-Bretanha), uma província do superestado da Oceania, em um mundo de guerra perpétua, vigilância governamental onipresente e manipulação pública e histórica.

000-8263420-7922534-3294742

Os habitantes deste superestado são ditados por um regime político totalitário eufemisticamente chamado de “Socialismo Inglês”, encurtado para “Ingsoc” na novilíngua, a linguagem inventada pelo governo.

George Orwell

Foi um escritor, jornalista e ensaísta político inglês, nascido na Índia Britânica. Sua obra é marcada por uma inteligência perspicaz e bem-humorada, uma consciência profunda das injustiças sociais, uma intensa oposição ao totalitarismo e uma paixão pela clareza da escrita.

Vídeo sobre 1984, George Orwell:

Um vídeo do canal seja uma pessoas melhor, que fala do livro através de uma resenha.

O apanhador no campo de centeio

É um romance do escritor americano J. D. Salinger. Publicado inicialmente em formato de revista, entre 1945-1946, nos Estados Unidos, foi posteriormente editado no formato de livro (capa dura) em 1951, tornando-se um dos romances mais lidos no país.

o-apanhador-do-campo-de-centeio-ii-696x513-5888355-3783339-1083184

Originalmente publicado para adultos, desde então se tornou popular entre jovens leitores por lidar com temas tipicamente adolescentes como confusão, angústia, alienação, linguagem e rebelião. Foi traduzido para quase todas as principais línguas do mundo.

 J. D. Salinger

Foi um escritor norte-americano. Sua obra mais conhecida é o romance intitulado The Catcher in the Rye  publicado em 1951 nos Estados Unidos.

Vídeo sobre O apanhador no campo de centeio, J. D. Salinger:

Um vídeo do livro com suas representações faladas, que foi postado no canal ler antes de morrer.

Lolita

É um romance de 1955 escrito pelo romancista russo-americano Vladimir Nabokov. O romance é notável por seu assunto controverso: o protagonista e narrador não confiável, um professor universitário de Literatura de meia-idade sob o pseudônimo Humbert Humbert, está obcecado por Dolores Haze, de 12 anos, com quem ele se torna sexualmente envolvido após ele se tornar padrasto dela.

32320_amarretto_sour_books_and_booze_lolitaf-6933719-5885871-6685735

“Lolita” é seu apelido privado para Dolores. O romance foi originalmente escrito em inglês e publicado primeiro em Paris em 15 de setembro de 1955 pela Olympia Press. Mais tarde foi traduzido para russo pelo próprio Nabokov e publicado em Nova Iorque em 1967 pela Phaedra Publishers.

Vladimir Nobokov

Foi um romancista, poeta, tradutor e entomologista russo-americano. Seus primeiros nove romances foram escritos em russo, mas ele conseguiu proeminência internacional após ele começar a escrever prosa em inglês.

Vídeo sobre Lolita, Vladimir Nobokov:

Um vídeo do livro com suas representações faladas, que foi postado no canal ler antes de morrer.

Esperando Godot

É uma peça de teatro escrita pelo dramaturgo irlandês Samuel Beckett (1906-1989). Escrita originalmente em francês, foi publicada pela primeira vez em 1952 e apresentada no pequeno Théâtre Babylone em Paris, com direção de Roger Blin (1907-1984).

godot-1524891-6598069-6314474

É considerado um dos principais textos do teatro do absurdo e a principal obra de Samuel Beckett.

Samuel Beckett

Foi um dramaturgo e escritor irlandês. Beckett é amplamente considerado como um dos escritores mais influentes do século XX. Fortemente influenciado por James Joyce, ele é considerado um dos últimos modernistas. Como inspiração para muitos escritores posteriores, ele às vezes também é considerado um dos primeiros pós-modernistas.

Vídeo sobre Esperando Godot, Samuel Beckett:

O livro falada no vídeo, onde foi postado no canal UNIVESP.

On the road

Um livro do escritor estadunidense Jack Kerouac. Considerada a obra-prima de Kerouac, um dos principais expoentes da geração beatnik dos Estados Unidos, sendo uma grande influência para a juventude dos anos 60, que colocava a mochila nas costas e botava o pé na estrada.

Foi lançado nos Estados Unidos da América pela primeira vez em 1957.

Jack Kerouac

Foi um escritor estadunidense de ascendência franco-canadense e um do líderes do movimento literário conhecido como Geração beat.

Vídeo sobre On the road, Jack Kerouac:

Vídeo que fala do livro com o Bruno Gambarotto falando, foi postado o canal da UNIVESP.

O mundo se despedaça

É um romance de Chinua Achebe, publicado em 1958 no Reino Unido.

chinua-achebe-2129239-4913974-4013485

Primeiro romance de Achebe, a obra foi lançada dois anos antes da independência da Nigéria e seria considerado um dos livros mais importantes da literatura africana do século XX e tido como fundador da moderna literatura nigeriana. Foi traduzido em mais de quarenta línguas e vendeu milhões de cópias mundialmente.

Chinua Achebe

Foi um romancista, poeta, crítico literário e um dos autores africanos mais conhecidos do século XX. Achebe escreveu cerca de 30 livros (romance, contos, ensaio e poesia), alguns dos quais retrataram a depreciação que o Ocidente faz sobre a cultura e a civilização africanas, bem como os efeitos da colonização do continente pelos europeus, mas também escreveu obras abertamente críticas à política nigeriana

Vídeo sobre O mundo se despedaça, Chinua Achebe:

O vídeo que fala do livro do primeiro escritor nigeriano, postado no canal Biblion Prosa Literária.

O Sol é para todos

É um romance vencedor do Pulitzer escrito por Harper Lee e lançado em 1960. Foi um sucesso instantâneo, se tornando um dos maiores clássicos da literatura norte-americana moderna. Deu origem a um filme homônimo, vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado em 1962.

livro-sol-para-todos-harper-lee2-4505532-5646146-9088471

O romance é baseado livremente nas memórias familiares da autora, assim como em um evento ocorrido próximo a sua cidade natal em 1936, quando ela estava com 10 anos de idade.

Harper Lee

Foi uma escritora norte-americana, ganhadora do Prémio Pulitzer de Ficção em 1961 pela sua obra de ficção To Kill a Mockingbird

Vídeo sobre O Sol é para todos, Harper Lee:

Um vídeo do livro com suas representações faladas, que foi postado no canal ler antes de morrer.

O jogo da amarelinha

É uma novela do escritor argentino Julio Cortázar. A obra escrita em Paris e publicada pela primeira vez na Espanha em 3 de outubro de 1963 é uma das principais representantes do boom latinoamericano.

o-jogo-da-amarelinha-2-montao-de-livros-7970781-7440405-2152459

Trata-se de uma narrativa introspectiva sobre a história de Horacio Oliveira, brincando com a subjetividade do leitor e possuindo múltiplas finalidades.

Julio Cortázar

Vídeo sobre O jogo da amarelinha, Julio Cortázar:

Vídeo onde o Professor Emérito da Faculdade de Filosofia fala do livro com Rodrigo Simon sobre o livro O jogo da amarelinha.

A sangue frio

É um livro escrito por Truman Capote e publicado em 1966. Relata o brutal assassinato de uma família na cidade de Holcomb, localizada no interior do estado do Kansas, nos Estados Unidos da América, da ideia inicial do crime até a execução dos assassinos.

Truman Capote

Foi um escritor, roteirista e dramaturgo norte-americano, escritor de vários contos, romances e peças teatrais, reconhecidas como clássicos literários, incluindo a novela Bonequinha de Luxo (1958). Foi o pioneiro do jornalismo literário com A Sangue Frio (1966), classificado por ele como um romance de não-ficção.

Vídeo sobre A sangue frio, Truman Capote:

Um vídeo que fala do livro e foi postado no canal tatianagfeltrin.

Cem mil anos de solidão

É atualmente considerada uma das obras mais importantes da literatura latino-americana. Esta obra tem a peculiaridade de ser umas das mais lidas e traduzidas de todo o mundo. Durante o IV Congresso Internacional da Língua Espanhola, realizado em Cartagena, na Colômbia, em março de 2007, Cem Anos de Solidão foi considerada a segunda obra mais importante de toda a literatura hispânica, ficando apenas atrás de Dom Quixote de la Mancha.

cem-anos-de-solidc3a3o-de-gabriel-garcc3ada-marquez-696x395-3696831-3859140-7263894

Utilizando o estilo conhecido como realismo mágico, Cem Anos de Solidão cativou milhões de leitores e ainda atrai milhares de fãs à literatura constante de Gabriel García Márquez.

Garcia Marquez

Foi um escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano. Considerado um dos autores mais importantes do século XX, foi um dos escritores mais admirados e traduzidos no mundo, com mais de 40 milhões de livros vendidos em 36 idiomas.

Vídeo sobre Cem mil anos de solidão, Garcia Marquez:

O vídeo fala do livro CEM ANOS DE SOLIDÃO, GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ.

FIM

Chegamos ao fim de mais uma lista de fatores que envolvem a literatura, e hoje falamos de Literatura pós-guerra. Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.