Literatura

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de falar, com base no uso de linguagens, e nesse post vamos trabalhar com a “Literatura”.

Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das pessoas baseada em práticas literárias, que demonstram como estão se sentindo.

Literatura

A literatura é uma forma de representar diversas artes, e a literatura vem desde muito tempo, sendo um dos principais históricos da humanidade artística, sendo que contribui bastante para todo e qualquer trabalho artístico.

Literatura

A Literatura é a técnica de compor e expor textos escritos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos.

Movimentos literários

A literatura brasileira é dividida em movimentos literários, cada qual com características e estilos próprios. Escola literária ou movimento literário é o nome dado a todos os acontecimentos históricos envolvendo a literatura desde a invenção da escrita até os dias atuais.

Os movimentos influentes no Brasil e em Portugal podem ser divididos da seguinte forma: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).

barroco, quinhentismo, modernismo, naturalismo

Barroco é o estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente.

O quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil na época de seu descobrimento pelos portugueses, durante o século XVI.

Modernismo é o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX. Apesar de ser possível encontrar pontos de convergência entre os vários movimentos, eles em geral se diferenciam e até mesmo se antagonizam.

Naturalismo é um movimento artístico e literário conhecido por ser a radicalização do Realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade.

Vídeo sobre o Movimentos literários:

Figuras de linguagem

As figuras de linguagem são recursos de nosso idioma para tornar as mensagens que emitimos mais expressivas e significativas. Tais recursos podem ampliar o significado de uma oração, assim como suprir lacunas de uma frase com novos significados.

figuras-de-linguagem-8675116-2168210-3303121

Esse é um tema que muito presente em provas de Português de escolas, concursos e até mesmo do ENEM. Nesse artigo você entenderá o que não só o que são as figuras de linguagem, mas quais os diversos tipos e verá exemplos de todas elas.

Tipos de Figuras de Linguagem

Dividimos as figuras de linguagem em metáfora, hipérbole, eufemismo, ironia, elipse, zeugma, comparação, metonímia, antítese, paradoxo, prosopopeia, pleonasmo, anáfora, sinestesia, gradação, aliteração, polissíndeto, assíndeto e onomatopeia.

Vídeo sobre Figuras de linguagem:

Obras literárias

As obras literárias são livros compostos de histórias, ora fictícias, ora não. Elas podem vir no formato de poesia – em versos – e em prosa – demais tipos de escritas: romances, contos, artigos, ensaios, relatos jornalísticos, peças de teatro, histórias infantis e afins.

i2_20170630165018-5601901-2065458-1496192

Aqueles belos contos em que o mocinho se apaixona por uma linda mulher que é noiva de um homem mal, mas, ao que tudo indica, o moço bom deve ficar com a bela moça – típica história das novelas.

Principalmente as brasileiras

A obras brasileiras mais conhecidas são: Os Lusíadas – Luís de Camões, Iracema – José de Alencar, Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis, O cortiço – Aluísio Azevedo, A cidade e as serras – Eça de Queirós, Vidas Secas – Graciliano Ramos, A Relíquia – Eça de Queirós, Minha vida de menina – Helena Morley, Claro Enigma – Carlos Drummond de Andrade.

Vídeo sobre Obras literárias:

Poesias concretas

A poesia concreta (ou poema concreto) tem início com o movimento de vanguarda concretista no século XX. Lembre-se que o concretismo foi um movimento artístico e cultural que surgiu na Europa.

maxresdefault-8438024-7246709-2257973

O movimento propunha uma nova linguagem literária, no entanto, ele não se restringiu somente ao campo literário, apresentando também diversas manifestações na música e nas artes plásticas.

Poesia Concreta no Brasil

No Brasil ele despontou em meados da década de 50, mais precisamente em São Paulo na “Exposição Nacional de Arte Concreta”, ocorrida no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1956. No país, o concretismo foi fundado por Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos (ou “irmãos Campos”), grupo chamado de “Noigandres”. Mais tarde eles produziram a revista literária que levava o nome do grupo.

Vídeo sobre Poesias concretas:

Literatura contemporânea

A literatura contemporânea apresenta grande variedade de estilos. Contos e crônicas aparecem em grande número e são os gêneros mais lidos pelos brasileiros. Na poesia, além do concretismo, surgiram outras tendências vanguardistas, como a poesia práxis, que vincula a palavra e o contexto extralingüístico, não escreve sobre temas e, normalmente, parte da emoção ou de um fato externo.

75417-maior_shutterstock_191567312-9047802-scaled-4322061-4365534

A poesia social surgiu em 1957, reagiu também contra o concretismo, e é mais voltada aos problemas do país. Na década de 1970, a poesia marginal denunciava a situação de medo que o país ainda atravessava sob a ditadura militar; seus textos próximos à prosa tinham uma maior preocupação com a expressão do que com a construção.

Literatura Brasileira Contemporânea

A Literatura Brasileira Contemporânea engloba as produções do final do século XX e da primeira metade do século XXI, sendo marcada por uma multiplicidade de tendências. Ela reúne um conjunto de caraterísticas de diversas escolas literárias anteriores, revelando assim, uma mistura de tendências que irão inovar a poesia e a prosa (contos, crônicas, romances, novelas, etc.) do período.

Vídeo sobre Literatura contemporânea:

FIM

Chegamos ao fim do poste onde fala das Estudo das práticas Literárias, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.