Mediação literária na educação infantil

Oi, gente! Vocês já ouviram falar em mediação literária? Leia o texto a seguir e entenda o porquê utilizar esse artifício na educação infantil

O que é mediação literária

Mediação é um termo difícil de definir, porque além de seu significado, também nos referimos a uma convenção. Mediação significa entre duas coisas; no caso específico da mediação literária na educação infantil, os livros literários e as crianças. No entanto, é eficaz que a diferença esteja no tipo de operação fornecida ao mediar o acesso ao objeto livro. Se entendermos a terminologia nesse sentido, há muitos aspectos a serem considerados nessa relação: desde o estabelecimento de critérios de seleção de texto até o foco, a intenção de cada leitura e sua exibição fora da própria leitura.

menino-sorridente-de-alto-angulo-com-oculos-estudando_23-2148355253-6911148-8494848

O trabalho educacional dedicado à democratização de oportunidades e à redução da desigualdade requer a criação de condições que permitam às pessoas não apenas acessar os livros, mas também discutir seu conteúdo. Nesse sentido, a mediação literária pode constituir um elemento-chave do desenvolvimento cognitivo das crianças e do intercâmbio cultural no cotidiano das crianças desde a infância.

A mediação literária e a escrita

Escrever não é apenas um meio de obter novas informações, mas nos conscientiza dos atributos ocultos da linguagem. E, com a visibilidade da própria linguagem, é possível criar condições para a criação de um novo tipo de pensamento e discurso, que incorpore a alfabetização cultural. Os livros de literatura infantil são materiais que favorecem a reflexão, conceitos, experiência e perspectivas de solução de problemas. Portanto, se exploradas adequadamente, elas se tornarão um estímulo, dando às crianças a oportunidade de falar sobre o conteúdo e a forma do texto.

Quais os benefícios da mediação literária para as crianças?

A mediação a partir de pessoas mais experientes pode proporcionar às crianças a oportunidade de discutir todos os aspectos do texto, seja idioma, meta-idioma ou conteúdo, desde tenra idade. Quando o “por que ler” e “como ler” de certos textos é claro, pode chamar a atenção dos pequenos alunos para sua importância gráfica, seleção de texto, caracteres, tipo de narrador, vocabulário, carimbo de data e hora, etc.

garota-esperta-estudando-na-biblioteca_23-2147863582-6427400-9141719

Portanto, quando se trata de mediação literária na educação infantil, ações estritas de leitura são superadas para que as crianças possam se conectar com os livros. O desafio é tornar a linguagem visível para introduzi-la no campo literário.

Gostou do texto sobre mediação literária?

Acompanhe mais textos sobre literatura aqui no Demonstre, tenho certeza que você vai gostar muito desse: Livro: Superdicas Para Ler e Interpretar Textos no Enem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.