Método Pomodoro

Olá! Hoje iremos falar sobre um método bastante útil na hora dos estudos: o método Pomodoro. Boa leitura!

Método Pomodoro

É comum que pequenas distrações, aparentemente inofensivas, possam acabar atrapalhando nossos momentos de trabalho ou estudos. Estas distrações podem ocorrer de maneira interna ou externa, podendo ser por pensamentos que vêm à cabeça durante a realização de alguma atividade ou por ir beber água, por exemplo.

Independente de como ocorre, há uma certeza: o rendimento acaba sendo afetado. Pensando nisso, se faz importante identificar qual método de estudos funciona melhor para você.

método pomodoro
Método Pomodoro

Com a função de gerenciar o tempo de trabalho ou estudos, o método Pomodoro cumpre um papel importante na realização de atividades que exigem concentração. O método consiste em cronometrar o tempo para que você consiga voltar sua atenção para o que está executando no momento até a hora de fazer uma pausa para descanso.

Origem do Método Pomodoro

Desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 80, o nome tem derivação italiana, pois Pomodoro em italiano significa tomate, fazendo referência a um cronômetro em forma de tomate muito popular.

Este método se baseia na ideia de que fazer pausas frequentes durante a atividade pode aumentar a agilidade mental e, assim, aumentar o rendimento na execução da atividade.

Funcionamento do método

Considerando que Pomodoro significa tomate em italiano, a fruta é uma grande referência ao tempo para realizar determinada atividade. Com isso, para o funcionamento da técnica, é necessário ter por perto um cronômetro e uma folha para fazer anotações.

A técnica possui duração de duas horas e este tempo é dividido em 30 minutos, onde 25 é para a realização da atividade e 5 é para descansar. Mesmo que a tarefa não seja concluída, é recomendado que o tempo de descanso de cinco minutos permaneça.

A folha de anotações pode servir para que você possa anotar as interrupções que ocorrem, seja de forma interna ou externa, durante a realização da atividade, contribuindo assim para que você possa descobrir quais fatores estão te atrapalhando.

Nos momentos de descanso, é de extrema importância que você os utilize para qualquer outra atividade que não exija muito esforço mental, como ir ao banheiro, usar o celular, entre outros. Do contrário, seu processo durante o método pomodoro pode sofrer comprometimento e, consequentemente, interferir no seu rendimento, te afastando assim do resultado esperado.

Benefícios do método

Como já foi dito anteriormente, as ferramentas para a utilização do método, ou seja, o cronômetro e a folha para anotações, podem te ajudar a ter mais concentração. O método permite diversos benefícios, como aumento da concentração e, consequentemente, do rendimento escolar ou profissional.

Ao anotar as interrupções que ocorrem durante a realização das atividades, você pode acabar identificando fatores que que podem estar atrapalhando sua concentração. Além disso, a utilização do método pode te ajudar a focar mais em seu objetivo, gerando mais motivação.

Além de te ajudar a ter mais concentração, as anotações feitas durante a realização da técnica podem te ajudar a identificar quais fatores podem estar te atrapalhando.

Quem pode utilizar o método?

Visto que o método utiliza um gerenciamento de tempo na realização de atividades, pode ser utilizado por todos aqueles que se sentem insatisfeitos com seu rendimento escolar ou profissional e identificam um baixo grau de concentração ao realizar tarefas que demandam atenção. De forma geral, o método auxilia na organização de atividades, contribuindo para que você se mantenha focado e evitando possíveis distrações.

Embora seja para todos aqueles que buscam mais concentração, é válido pontuar a importância de adaptar a técnica às suas necessidades e objetivos.

Perguntas frequentes sobre o Método Pomodoro

E aí, já conhecia o Método Pomodoro?

Obrigada por acompanhar o post até aqui! Aqui no Blog Demonstre abordamos os mais diversos temas, veja o texto que separei especialmente para você: Quando o bebê começa a falar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev