Núcleo, cromossomos e divisão celular

Olá, como sabemos a biologia está presente em nosso dia a dia de várias formas, sendo assim o demonstre hoje vem com uma lista de fatores que influenciam na biologia, e principalmente no modo de viver pelas pessoas.

E hoje vamos falar de Núcleo, cromossomos e divisão celular, onde baseado em estudos, vamos mostra como é o desenvolver desse processo biológico que envolve diversos fatores.

Núcleo, cromossomos e divisão celular

O núcleo é a região da célula que controla o transporte de informaçõesgenéticas. Coordena e comanda as funções celulares.No núcleo ocorrem tanto a duplicação do DNA, imprescindível para adivisão celular, como a síntese do RNA, ligada a produção de proteínasnos ribossomos (O RNA descreve a seqüência dos aminoácidos daproteína).O núcleo celular animal apresenta a carioteca, que contêm em seu interior os cromossomos.

Núcleo, cromossomos e divisão celular

Os cromossomos são entidades portadoras da informação genética; são filamentos espiralados de cromatina, composto por DNA e proteínas, sendo observável à microcopia de luz durante a divisão celular. Em sua  estrutura, o cromossomo apresenta a unidade estrutural filamentosa de DNA que se apresenta em forma de  espiral, sendo envolvido por uma substância protéica denominada matriz.

O que é o núcleo celular

nucleo_fig2-9543014-4361447-7016126

O núcleo é a região da célula onde se encontra o material genético (DNA) dos organismos tanto unicelulares como multicelulares. O núcleo é o que caracteriza os organismos eucariontes e os diferencia dos procariontes que não possuem núcleo.

Função do núcleo celular

O núcleo é como o “cérebro” da célula, pois é a partir dele que partem as “decisões”. É onde se localizam os cromossomos compostos de moléculas de ácido desoxirribonucleico, DNA, que carrega toda a informação sobre as características da espécie e participa dos mecanismos hereditários.

Videos sobre núcleo celular:

Componentes do núcleo celular

563d3f0deff6e-nucleo-celular-9885461-4734492-1368595

O núcleo celular é composto por quatro componentes fundamentais: carioteca ou envoltório nuclear, nucleoplasma ou cariolinfa, cromatina e nucléolo.

Carioteca A carioteca ou envelope nuclear é uma estrutura lipoproteica, formada por duas membranas unidas por filamentos de proteínas. Delimita o núcleo celular, distinguindo-o do restante da célula.

O nucleoplasma ou cariolinfa é o líquido viscoso, semelhante ao hialoplasma, que constitui o interior do núcleo.

Cromatina: é o conjunto dos filamentos de ADN ou DNA presentes no núcleo celular.

Nucléolo: é uma estrutura densa e compacta, encontrada no interior do núcleo.

Videos sobre Componentes do núcleo celular:

Cromossomos

os-cromossomos-sao-constituidos-por-longas-moleculas-dna-associadas-proteinas-58b834dda2d3c-8613217-3282522-1296774

Um cromossomo ou cromossoma é uma longa sequência de DNA, que contém vários genes, e outras sequências de nucleótidos com funções específicas nas células dos seres vivos. Está intimamente relacionado à determinação do sexo e a herança genética.

Tipos de Cromossomos

  • Metacêntrico: Centrômero em posição mediana. Os dois braços possuem o mesmo tamanho.
  • Acrocêntrico: Centrômero próximo de um dos extremos do cromossomo. Um dos braços fica grande e o outro menor.
  • Telocêntrico: Centrômero em uma das extremidades. O cromossomo apresenta um único braço;
  • Submetacêntrico: Centrômero pouco deslocado da região mediana. Os braços ficam em tamanhos desiguais.

Videos sobre Cromossomos:

Características gerais dos cromossomos

tipos-de-cromossomos-7021274-2231251-6422744

Os cromossomos constituem uma longa sequência de DNA (ácido desoxirribonucleico) contendo diversos genes. Eles são formados por uma fita longa e dupla de DNA, que se trata do material genético, ou seja, ele possui os genes que nos dão as características físicas, cor de olhos, pele e cabelo, por exemplo. Na estrutura dos cromossomos há proteínas chamadas histonas, proteínas estas que se agrupam num número de oito, envolvidas pela molécula do DNA e a estes grupos chamamos de nucleosssomos, podendo existir vários numa única molécula de DNA.

Videos sobre Características gerais dos cromossomos:

Cromossomos humanos

cariotipo-normal-450x278-5385432-4228909-8639151

Os cromossomos humanos são longas sequências de DNA que contêm diversos genes e outras sequências de nucleotídeos. Em organismos eucariontes, os cromossomos são estruturas lineares de DNA dupla fita, altamente enovelado, normalmente encontradas no núcleo das células, podendo também estar associadas com proteínas e RNA. Em organismos procariontes, eles se apresentam de forma circular ou linear, não estando presentes no núcleo nem associados a proteínas.

Videos sobre Cromossomos humanos:

A importância da divisão celular

d97c30e80e9ce3cc16dd4c113468f212-2911696-2829044-8502180

A divisão das células é um processo importantíssimo, relacionado com o crescimento do organismo, reparo de lesões e manutenção da estrutura do indivíduo, e também de ser fundamental na reprodução e perpetuação da espécie. Existem dois tipos de divisão celular, a mitose e a meiose. A mitose é uma etapa do ciclo celular. Já a meiose, nos animais, é responsável pela produção de gametas.

Videos sobre divisão celular:

Mitose

mitose-fases-da-divisao-celular-4077550-9487210-1361969

Mitose é um processo de divisão celular, contínuo, onde uma célula dá origem a duas outras células. A mitose acontece na maioria das células de nosso corpo. Mitose é um processo de divisão celular, contínuo, onde uma célula dá origem a duas outras células. Acontece na maioria das células de nosso corpo. Começando pela célula inicial, formam-se duas células idênticas e com o mesmo número de cromossomos. Ocorrendo, antes da divisão celular, o material genético da célula (nos cromossomos) é duplicado.

fases da mitose

As fases da mitose são:

Prófase: as células começam a se preparar para a divisão. É neste momento que ocorrerá a duplicação do DNA e centríolos. Com o DNA condensado e os centríolos em movimento, inicia-se o processo da divisão mitótica.

Metáfase: começa o alinhamento entre os pares formados na fase anterior. Nesta etapa, o DNA alinha-se no eixo central enquanto os centríolos iniciam sua conexão com ele. Dois fios do cromossomo se ligam na parte central do centrômero.

Anáfase: começa com os cromossomos migrando para lados opostos da célula, metade vai para um lado e a outra metade vai para o outro.

Telófase: é a última fase da mitose. Nesta etapa a membrana celular se divide em duas partes, formando, assim, duas novas células. Cada uma delas ficará com metade do DNA original.

Interfase: é o estado “normal” da célula, ou seja, aqui ela não se encontra em divisão. Nesta fase, ela mantém o equilíbrio de todas as suas funções através da absorção dos nutrientes necessários à sua manutenção.

Videos sobre Mitose:

Regulação do ciclo celular

cellcycle-8063445-7357076-9904901

O ciclo celular pode parar em determinados pontos e só avançar se determinadas condições se verificarem, tais como a presença de uma quantidade adequada de nutrientes ou quando a célula atinge determinadas dimensões. A regulação do ciclo celular é realizada pela presença de ciclinas e quinases ciclino-dependentes.

Videos sobre Regulação do ciclo celular:

Meiose

meiose3-2976798-9665568-9209715

É o processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade. Nos organismos de reprodução sexuada a formação de seus gametas ocorre por meio desse tipo de divisão celular.

Fases e tipos de meiose

As fases da meiose são?

Meiose I: Etapa reducional, pois o número de cromossomos é reduzido pela metade.

  • A prófase I é uma fase bastante complexa, sendo dividida em cinco sub-fases consecutivas: Leptóteno: cada cromossomo é formado por duas cromátides. Pode-se notar a presença de pequenas condensações, os cromômeros. Zigóteno: inicia-se o emparelhamento dos cromossomos homólogos, denominado de sinapse, que se completa no paquíteno.Paquíteno: cada par de cromossomos homólogos possui quatro cromátides, constituindo uma bivalente ou tétrade. Diplóteno: os cromossomos homólogos começam a se afastar, mas permanecem ligados pelas regiões onde ocorreu a permutação. Diacinese:continua ocorrendo condensação e separação dos cromossomos homólogos.
  • Na metáfase I, a membrana celular desaparece. Os pares de cromossomos homólogos se organizam no plano equatorial da célula. Os centrômeros do cromossomo homólogos se ligam a fibras que emergem de centríolos opostos. Assim cada componente do par será puxado em direções opostas.
  • Anáfase I Na anáfase I, não ocorre divisão dos centrômeros. Cada componente do par de homólogos migra em direção a um dos polos da célula.
  • Telófase I Na telófase, os cromossomos desespiralizam-se, a carioteca e o nucléolo reorganizam-se e ocorre a citocinese, divisão do citoplasma. Desse modo, surgem duas novas células haploides.

Meiose II: Etapa equacional, o número de cromossomos das células que se dividem mantém-se o mesmo nas células que se formam.

  • Prófase II Ocorre a condensação dos cromossomos e a duplicação dos centríolos. O nucléolo e a carioteca voltam a desaparecer.
  • Metáfase II Os centríolos estão prontos para serem duplicados e os cromossomos organizam-se na região equatorial.
  • Anáfase II As cromátides-irmãs separam-se se migram para cada um dos polos da célula, puxadas pelas fibras do fuso.
  • Telófase II As fibras do fuso desaparecem e os cromossomos já encontram-se nos polos da célula. A carioteca surge novamente e o nucléolo se reorganiza. Por fim, ocorre a citocinese e o surgimento de 4 células-filhas haploides.

Videos sobre Meiose:

FIM

Chegamos ao fim de mais uma lista de fatores que envolvem a biologia, e hoje falamos de Núcleo, cromossomos e divisão celular. Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.