o avarento

O avarento é uma fábula de Esopo que nos ensina, o quanto é imprudente colocar o nosso amor nas incertezas das riquezas. Possuir dinheiro é muito bom, mas para desfrutarmos do que ele pode comprar e ainda ajudar a quem precisa. Mas, guardá-lo apenas para apreciação, poderá ser um ato de tolice, e nos levar a decepção!

Vamos aprender com a lição, portanto, onde estiver nosso tesouro, estará também nosso coração! Portanto, vamos colocá-lo onde poderá ser útil a todos?

muito dinheiro 265x300 2103981 5175043

O Avarento- Fábula de Esopo

Um certo homem era muito apegado ao seu dinheiro! Lindas moedas de ouro, as quais todos os dias fazia questão de contar e recontar! E para que ninguém roubasse seu tesouro, ele foi até o jardim de sua casa, fez um buraco e enterrou as moedas.

Todas as noites, antes que fosse descansar, ele ia até o local que havia guardado o dinheiro, desenterrava o pote com as moedas e contava uma por uma, para ver sem nenhuma delas, havia desaparecido.

escutando 300x300 2611259 8139119
certa 291x300 1623887 1929477

De tanto repetir a ação,  um ladrão que observava sia trajetória todos os dias ficou observando onde o homem ia todas as noites. Em uma daquelas visitas ao seu dinheiro enterrado, o ladrão foi acompanhando o homem e o viu desenterrando seu tesouro e recontando.

O ladrão esperou que o homem enterrasse novamente o dinheiro e fosse embora. Sem saber que estava sendo observado, o homem se retirou, partindo e deixando ali no jardim sua fortuna. O ladrão, foi então bem devagar, desenterrou o tesouro e o levou embora consigo.

ladrão 2

O susto do avarento

Quando o avarento, no outro dia foi visitar seu tesouro, descobriu que havia sido roubado, sendo tomado  de aflição e desespero.

Ele gemia e chorava inconsolado, enquanto puxava os poucos cabelos que ainda lhe restavam na cabeça, pois nem de seu próprio corpo cuidava.

choro 300x272 5518567 2503572

Um homem sábio passando por perto, ouviu o choro do avarento e quis saber o que havia acontecido. Chegando ao jardim, viu o homem se escabelando e gritando:

-“Meu ouro! Todo meu ouro…alguém o roubou de mim!”

-“Seu ouro? Ele estava nesse buraco? Por que você o colocou aí? Por que não o deixou num lugar seguro, como dentro de casa, onde poderia mais facilmente pegá-lo quando precisasse comprar alguma coisa?”

-“Comprar?”   (gritou furioso o avarento). “Você não sabe o que diz… Ora, eu jamais usaria aquele ouro. Nunca pensei de gastar dele uma peça sequer…”

trabalhador chorando 2 300x164 7208488 9254510

O homem sábio então, pegou uma grande pedra, e  a lançou dentro do buraco vazio, dizendo:

-“Se é esse o caso, enterre então essa pedra. Ela terá o mesmo valor que tinha para você o tesouro que perdeu…”

O homem assustado, parou de chorar, olhando para o sábio, tentando entender o que ele estava querendo dizer com aquilo. Infelizmente, o mundo está cheia de atos parecidos! Alguém que junta e esconde seu tesouro, não o utilizando e nem repartindo com outros, acabando por perder tudo!

Moral da História 1:
O Valor de qualquer coisa é definido por sua utilidade…

Moral da História 1:

“Onde estiver o vosso tesouro, estará o vosso coração!”

Fábula de Esopo – Adaptação: Elaine Costa

Atividades para o ensino fundamental l: O Avarento

  1. O que fazia o avarento todos os dias?
  2. O que ele poderia fazer, com o tempo que gastava contando o mesmo dinheiro, todos os dias?
  3. Se você tivesse um tesouro, o que faria com ele?
  4. Guardar um pouco para gastar em uma necessidade não é errado, mas onde foi que o avarento de nossa fábula errou?
  5. Faça uma pequena produção textual, dizendo o que você faria, caso tivesse uma boa quantidade de dinheiro, vamos lá?

Dinâmica/ Brincadeira –  Fábula adaptada: O avarento

A brincadeira do chicotinho queimado é ideal para essa dinâmica. Portanto, ela pode nos dar uma noção da fábula. Basta  esconder um objeto e deixar que outros descubram onde está. ” Tá de brincadeira, vai ensinar como se faz!”

Fim

Gostou da fábula adaptada: O Avarento ? Se gostou, não deixe de curtir e deixar seu comentário! Temos outras fábulas adaptadas e mais dinâmicas para você basta acompanhar nossas publicações na “Demonstre“, o blog do professor Felipo Bellini e Maryane Ferreira com sua equipe!

Estamos sempre trazendo muitas novidades para pais, professores e para a galerinha em geral! Fique sempre conosco, sua participação é nossa motivação!

Um super abraço e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev