O Conceito de Alfabetização

Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “O Conceito de Alfabetização” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais dos métodos de ensinos, mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.

O Conceito de Alfabetização

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, e apropriação do sistema de escrita, e pressupõe a compreensão do princípio alfabético, indispensável ao domínio da leitura e escrita.

O conceito de alfabetização

Para estabelecer a alfabetização aos alunos os gestores escolares levam em conta uma gama de informações sobre os alunos que fazem um grande diferença nesse processo avaliando idade, o desenvolver dos alunos, e com base nisso são estabelecidos métodos.

A Questão do Método

A alfabetização é um processo bastante delicado que envolve o esforço dos alunos, mas um método de ensino é essencial para que o aluno possa aprender de forma certa. mas o método de ensino também deve ser colocado lado a lado com alguns outros fatores.

alfabetizacao_letramento_livros_gratis-8764112-8079084-9760877

Sendo que as disputas sobre a melhor maneira de alfabetizar já duram algumas décadas no Brasil. De um lado, há quem defenda o foco no ensino das relações entre os sons e as letras. Do outro, estão os partidários de uma abordagem que parta do uso de textos reais para fazer com que as próprias crianças desenvolvam o seu conhecimento sobre o sistema de escrita.

Uma Análise Critica

Qualquer referência ao processo de alfabetização implica na necessidade de se clarear o próprio conceito. Assim, a construção histórica e política do conceito de alfabetização é discutida no segundo capítulo. Apresentase o modelo tradicional de alfabetização e a concepção de educação subjacente, incluindo o papel do professor e a idéia de escrita veiculada, bem como as críticas e condições político-sociais que possibilitaram a construção de um novo modelo, envolvendo o conceito de letramento.

Vídeo Sobre o método de Alfabetizar:

Os Fenômenos do Português

Os fenômenos do português são uma parte trabalhosa do processo de alfabetização, onde o cuidado é bem maior para que os alunos não interpretem as palavras de outra maneira.

alfabetizacao-sala-aula-2205373-2829758-5932621

A partir de pequenas relevações podem se dá um aprendizado enorme que consiste em ensinar a ler e escrever de acordo com a norma brasileira.

Distorção entre os Sistema Fonológicos e Ortográficos

Sistema fonológico é o conjunto de fonemas de uma determinada língua, e o sistemas ortográficos vai mostrar como realmente é escrita as palavras, sendo que os professores devem no começo relevar alguns erros do alunos, e a confusão entre como as palavras são escritas e como são pronunciadas.

Vídeo Sobre os Fenômenos do Português:

Perspectivas Linguísticas, Psicolinguísticas, Sociolinguísticas

A alfabetização brasileira está sendo aplicada a cada dia mais e com muito mais recursos que envolvem a tecnologia. Os quadrinhos são utilizados apenas para buscar exemplos para regras gramaticais.

ideais-para-facilitar-a-alfabetizacao-infantil_prancheta-1-7554885-5816701-6811752

Achamos que os quadrinhos devem ser estudados na escola como leitura de mundo, buscando mostrar como se faz a graça (ou não) e levando à descoberta da crítica social embutida nas implicaturas textuais, como é o caso das tiras, das charges e dos cartuns.

 Implicações pedagógicas

O processo de alfabetizar envolve diversas implicações que podem atrapalhar bastante isso, assim é interessante ter um método eficaz que seja muito maior que as implicações, fazendo com que elas não atrapalhe.

Vídeo Sobre Implicações pedagógicas:

Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem

A comunicação humana pode ser diferenciada da comunicação das outras espécies animais de três maneiras diferentes. A primeira e a mais importante é a possibilidade de simbolizar. Os símbolos linguísticos são convenções sociais de significados, nos quais cada indivíduo compartilha sua atenção com o outro, direcionando a sua atenção ou seu estado mental (pensamento) para alguma coisa no mundo que os cerca.

alfabetizacao_letramento_livros_gratis-8764112-8079084-9760877

A aquisição da linguagem depende de um aparato neurobiológico e social, ou seja, de um bom desenvolvimento de todas as estruturas cerebrais, de um parto sem intercorrências e da interação social desde sua concepção. Em outras palavras, apesar de longas discussões sobre o fato da linguagem ser inata (de nascença) ou aprendida, hoje a maior parte dos estudiosos concorda que há uma interação entre o que a criança traz em termos biológicos e a qualidade de estímulos do meio. Alterações em qualquer uma dessas frentes pode prejudicar sua aquisição e seu desenvolvimento.

A construção da Representação

Dentre todas as questões complexas que envolvem esse processo, o atraso “simples” na aquisição da linguagem dificulta o amadurecimento e a experimentação da linguagem necessária para a aquisição formal da leitura/escrita. Sua imaturidade linguística irá refletir no vocabulário reduzido e no conhecimento de mundo restrito. Tal fato trará repercussões na interpretação de textos e também na elaboração de histórias escritas. Falhas na aquisição e no desenvolvimento fonológico, como problemas na produção dos sons da fala ou discriminação dos mesmos, podem refletir na leitura e/ou na escrita. Então podem levar a criança, por exemplo, a trocar, omitir ou transpor fonemas ou grafemas.

Vídeo Sobre Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de O Conceito de Alfabetização com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.