O galo e a raposa mostra como todo cuidado é pouco, quando alguém que te odiou a vida toda, aprece repentinamente se fazendo de bonzinho! Para se livrar da lábia mentirosa é preciso bastante esperteza e agilidade.
Portanto, se alguém que não foi com sua cara, de repente se mostrar amigo, poderá ser uma cilada! Não se deixe levar pelo engano.
Uma raposa esperta e com bastante apetite, passeava perto da casa de uma fazenda. Olhando de longe, percebeu que o belo e atraente galo estava fora do galinheiro, portanto, essa seria “a oportunidade”!
Foi se aproximando da árvore, passeando como se não quisesse nada, mas, o galo que já conhecia a traiçoeira, ficou de “asa em pé”. Chegando mais perto a raposa viu que árvore estava muito alta, e como poderia alcançar seu almoço? Foi aí que tentou usar a persuasão:
– Olá Galo, que belo dia é hoje não acha?
– Sim Raposa, o dia está mesmo maravilhoso! Foi por isso que decidi dar uma passeada aqui fora. Mas, me diga dona Raposa, o que a fez vir até aqui?
– Algo muito especial sr. Galo! Você ficou sabendo que hoje é o dia mundial da paz entre os animais?
– É mesmo dona raposa? Que notícia agradável!
– Então, por isso eu vim aqui, convidá-lo para darmos uma volta e comemorarmos!
-Que gentileza dona Raposa! Mas, já que vamos comemorar, é melhor esperarmos, pois já estão chegando os cachorros do fazenda, para também participarem!
Ao ouvir que os cães se aproximavam, a raposa mais do que depressa falou
-Me desculpe sr. galo, mas, me esqueci que tenho um compromisso marcado!
-Que pena dona Raposa! Pensei que faríamos a festa!
A raposa sem olhar para traz, correu o quanto podia, até desaparecer. O galo cantava e quase caia da árvore de tanto rir, por ter se portado com maior esperteza do que a raposa!
Moral da história: ” Nunca subestime alguém se não conhece sua capacidade de raciocínio!”
Autor da fábula: Esopo – Adaptação: Elaine Costa
Conta-se que Esopo viveu a 6.000 anos antes de Cristo na Grécia. Embora tenha sido escravo, ele espalhou amplamente sua sabedoria por meio de suas fábulas, carregadas de ensinamento moral. Esopo foi uma lenda!
Energia, alegria e colaboração faz dessa brincadeira pura diversão.
Que tal, gostou de mais essa fábula adaptada: o galo e a raposa? Se desejar conhecer outras fábulas fique a vontade, o espaço é todo seu aqui na Demonstre! Temos o prazer em fazer o melhor para você! Passeie pelo blog e confira nosso material. Deixe seu comentário e compartilhe as postagens! Fazemos tudo com muito amor, portanto, não deixe de curtir.
Um grande abraço e até breve!
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta