O leão e os três touros é uma das fábulas de Esopo, que traz claramente o exemplo de como as calúnias podem tornar um forte grupo, vulnerável à destruição.
Quando estamos unidos agrupados aos nossos, nos auto protegemos,contudo, ao nos isolarmos, nos tornamos presa fácil para o destruidor.
três touros pastaram juntos por um longo tempo! Enquanto isso, um leão escondido no mato, os observava, na esperança de transformar um deles em seu jantar, no entanto, tinha medo de atacá-los enquanto estivessem em grupo.
Sendo assim, ele resolveu arquitetar um malicioso plano:Criou mentirosas calunias, e as espalhou entre eles:
– Já sei! Vou inventar que um deles, está só esperando oportunidade de comer a porção do outro e assim, quando as mentiras chegarem aos componentes do grupo, eles começarão a desconfiar uns dos outros, desta forma se separarão:
– Quer dizer Ferdinando, que você estava de olho em minha porção do pasto enquanto, eu e o toro Gabão descansávamos? Que amigo da onça é você?
– Não sou eu o traidor, mas sim você, que rodeia toda noite o acampamento,esperando oportunidade para me roubar!
-Moacir, o leão me contou que vocês combinaram de comerem toda a porção e me deixarem com fome, vocês são traidores!
Um clima de discórdia e confusão os foram distanciando, de forma que se isolaram, até se separarem por completo.
Eles passaram a pastar sozinhos, se tornando presa fácil do leão. Desta forma, sempre que ele sentia fome , devorava um dos touros, até que todos fossem consumidos.
Moral da História 1:
A calunia é capaz de enfraquecer o mais forte grupo
Moral da História 2:
“Juntos somos fortes, solitários, vamos à morte”!
Fábula de Esopo – Adaptação: Elaine Costa
Essa fábula é atribuída à Esopo, um sábio e velho escravo da Grécia antiga, que educava o povo por meio de suas histórias e fabulas. Ele viveu no 6º século antes de Cristo.No entanto, parece não haver registros validados sobre avida de Esopo, a não ser os contos passados de geração em geração.
a) Se tornaram mais fortes e resistentes
b) Brigaram e destruíram um ao outro
c) Se isolaram e passaram a pastar sozinhos, ficando fácil para o Leão devorar
Após lermos a fábula do Leão e os três touros, podemos ver que não existe nada melhor do que a união, concordam? Então que tal uma dinâmica bem legal para comemorarmos a parceria? Vamos compartilhar então a “Corrida de braço” Uma brincadeira que está inclusa junto à outras aqui no blog da Demonstre e você poderá conferir, vamos lá?
A corrida de braços mostra que com um empurrãozinho se vai longe! E a união pode ajudar a se alcançar grandes conquistas!
Se você gostou de mais essa fantástica fábula: O leão e os três touros, poderá desfrutar da leitura de outras por aqui, visitando o blog da Demonstre e se divertindo, enquanto captura material para te auxiliar em seu plano de aula. Vamos lá?
Um grande abraço e até breve!
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta