O papel das instituições

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho diferenciado, onde fala das teorias da sociologia, e neste dia vamos falar da história da sociologia, com dos 10 Fundamentos da sociologia

Onde vamos falar sobre “O papel das instituições”, do inicio ao fim falando e mostrando todas as etapas do processo da criação da sociologia até os dias atuais, baseado nas origens.

O papel das instituições

No mundo atual é bem grande a quantidade de pessoas que são manipuladas por outras pensando que estão vivendo uma vida boa porque estão satisfazendo outras pessoas com o que estão fazendo, uma grande vilão dessa situação é a religião que as vezes tentar interromper o modo de viver das pessoas.

O papel das instituições

Como a anomia é um estado de falta de objetivos, onde as pessoas vivem por viver sem saber onde querem chegar, tornado uma perda de identidade própria. Os padrões de vidas vividos atualmente por parte das pessoas, aliena as pessoas a viver sem sentido.

Já uma pequena parte da população mundial escolhe viver de maneira abundante, fazendo o que gosta, fazendo o que quer sem ninguém interferir na vida dessas pessoas, que muitas vezes são chamadas de loucas.

Religião

Religião é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais, onde a maioria das pessoas se deixam viver pelo o que a religião prega.

religic3a3o-e-espiritualidade-e1453040997872-8252592-1580784-8016338

Karl Marx

Karl Marx foi um filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário socialista. Nascido na Prússia, mais tarde se tornou apátrida e passou grande parte de sua vida em Londres, no Reino Unido.

Vídeo sobre Religião:

Anomia ou teoria da tensão

A anomia é um estado de falta de objetivos e regras e de perda de identidade, provocado pelas intensas transformações ocorrentes no mundo social moderno. A partir do surgimento do capitalismo e da tomada da razão como forma de explicar o mundo, há um brusco rompimento com valores tradicionais, fortemente ligados à concepção religiosa.

anomia-3438780-7965904-9446322

Robert K. Merton

Robert King Merton, nascido Meyer R. Schkolnick, foi um sociólogo estadunidense considerado um teórico fundamental da burocracia, da sociologia da ciência e da comunicação de massa.

Vídeo sobre Anomia ou teoria da tensão:

Institucionalização

Institucionalização é o termo usado para descrever tanto o processo de, quanto os prejuízos causados a seres humanos pela aplicação opressiva ou corrupta de sistemas de controle sociais, médicos ou legais inflexíveis por instituições públicas, ou sem fins lucrativos criadas originalmente com fins e razões benéficas.

pilares-6833240-7509952-5945628

Erving Goffman

Erving Goffman foi um cientista social, antropólogo, sociólogo e escritor canadense. Foi considerado “o sociólogo norte-americano mais influente do século XX”.

Vídeo sobre Institucionalização:

Governamentalidade

É o processo de analisar genealogicamente como ocorreram os processos históricos que transformaram a questão política da soberania real em governo estatal na modernidade. Sendo mais específico, é possível designar três coisas por governamentalidade.

Michel Foucault

Michel Foucault; Poitiers, 15 de outubro de 1926 — Paris, 25 de junho de 1984 foi um filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo, crítico literário e professor da cátedra História dos Sistemas do Pensamento, no célebre Collège de France, de 1970 até 1984.

Vídeo sobre Governamentalidade:

Secularização. Deus está morto?

A secularização é um processo através do qual a religião perde a sua influência sobre as variadas esferas da vida social. Em outras palavras, está relacionado com o surgimento de um modo de vida que não mais está estruturado em torno de uma visão firmada em hábitos ligados à religiosidade.

secular-9432087-5887049-7395882

Bryan Wilson

Brian Douglas Wilson é um músico dos Estados Unidos. Ele foi o fundador, em 1961, dos Beach Boys. Foi o principal compositor americano na década de 1960 e um dos músicos mais criativos da música popular do século XX.

Vídeo sobre Secularização:

Teoria do rótulo

Esta teoria dá uma outra explicação para o processo desviante, onde o núcleo explicativo deve ser encontrado não nesses factores, mas nas normas que definem dado comportamento como desviante. Nenhum comportamento é desviante, mas torna-se desviante a partir do momento, em que ele é assim definido.

porque-os-seres-humanos-criam-rotulos-uns-para-os-outros-3884191-2347743-9356095

Howard Saul Becker

Howard Saul Becker é um sociólogo americano que fez importantes contribuições para a sociologia do desvio, sociologia da arte e sociologia da música. Becker também escreveu extensivamente sobre estilos e metodologias de escrita sociológica.

Vídeo sobre Teoria do rótulo:

Crise da legitimação

legitimação é a ação de conferir legitimidade a um ato, um processo ou uma ideologia, de modo que se torne aceitável para uma comunidade. O poder é habitualmente legitimado através da autoridade. Enquanto “legitimidade” pressupõe consenso mais ou menos generalizado, a legitimação refere-se ao modo de obtenção desse consenso entre os membros de uma coletividade.

size_960_16_9_seca-em-jaguary15-5711518-7427798-1149736

Jürgen Habermas

Jürgen Habermas é um filósofo e sociólogo alemão que participa da tradição da teoria crítica e do pragmatismo, sendo membro da Escola de Frankfurt. Dedicou sua vida ao estudo da democracia, especialmente por meio de suas teorias do agir comunicativo, da política deliberativa e da esfera pública.

Vídeo sobre Crise da legitimação:

O currículo oculto

É um efeito colateral de uma educação, “lições aprendidas, mas não abertamente intencionadas”, como a transmissão de normas, valores e crenças transmitidos na sala de aula e no ambiente social. Deve ser mencionado que o intervalo é uma parte importante do currículo oculto.

curriculo1-6713410-6849675-3221188

Samuel Bowles e Herbert Gintis

Samuel Stebbins Bowles é um economista estadunidense e professor Emérito da Universidade de Massachusetts Amherst, onde ele ministra cursos de microeconomia e a teoria das instituições.

Herbert Gintis é um economista americano, cientista comportamental e educador conhecido por suas contribuições teóricas para a sociobiologia, especialmente altruísmo, cooperação, teoria dos jogos epistêmicos, coevolução gene-cultura, salários de eficiência, forte reciprocidade e teoria do capital humano.

Vídeo sobre O currículo oculto:

Reprodução cultural e educação

A reprodução cultural, tal como a reprodução social, respeita à renovação da cultura ou das relações sociais, sem que haja uma modificação. A reprodução cultural é, frequentemente, tratada no âmbito das funções de reprodução do sistema escolar. É o caso de Bourdieu, que se interessou pelas funções do sistema escolar na reprodução cultural e também pelos efeitos de diferenciação cultural provocados igualmente pela escola.

bd-3616377-6098509-4243442

Paul Willis

Paul Willis é um cientista social britânico conhecido por seu trabalho em sociologia e estudos culturais. O trabalho de Paul Willis é amplamente lido nos campos da sociologia, antropologia e educação, seu trabalho enfatizando a cultura de consumo, socialização, música e cultura popular.

Vídeo sobre Reprodução cultural e educação:

https://youtube.com/watch?v=9OBGlGqxLXU

Pânicos morais

É o processo daqueles que a sociedade considera fora de seus padrões criando a imagem de “demônios populares”, o que resulta em uma reação desproporcional e contraprodutiva dessa mesma sociedade

Stanley Cohen

Stanley Cohen foi um sociólogo e escritor consagrado no campo da criminologia crítica. É a ele creditado o termo “pânico moral”, usado no estudo Folk Devils and Moral Panics, publicado em 1972, no qual analisa os meios de comunicação em massas do Reino Unido e a reação social ao fenômeno “mods e rockers” na década de 1960.

Vídeo sobre Pânicos morais:

FIM

Chegamos ao fim da lista que fala sobre O papel das instituições, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.