O Papel do Professor na Educação Infantil

O professor da educação infantil é importante, como senso comum sabemos disso, mas qual o papel do professor na educação infantil?

O Papel do Professor na Educação Infantil

Quando falamos no papel do professor não podemos nos ater somente ao que é desempenhado dentro das escolas, mas sim é fundamental entender que o mesmo possui um papel de extrema importância para toda uma sociedade, visto que ele é um dos principais agentes na formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

Dessa forma, um dos principais papéis desempenhados pelos professores é o de realizar a mediação entre a criança e o conhecimento, sendo ainda um modelo a ser seguido, que contribuirá diretamente na formação do caráter infantil que, juntamente com os pais, tem total importância que seja trabalhada nos primeiros anos de vida de qualquer criança.

Além disso, o educador atua como gestor de aprendizagem, no qual irá conduzir e executar experiências, eventos e projetos, visando uma construção de aprendizagem completa desde os primeiros anos no colégio.

Mas antes de continuar o texto…

Vídeo sobre dinâmicas para professores da educação infantil

E você já viu nosso vídeo com dinâmicas para professores? Ideais para as reuniões pedagógicas de começo de ano!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Mas qual o real papel do professor dentro da Educação infantil?

Conforme dito nos capítulos anteriores a educação infantil é primordial na formação de qualquer indivíduo, já que é nesta fase que se realiza não somente aprendizagem de conteúdos didáticos, mas sim é realizada os primeiros contatos em relação ao amor, fraternidade, dignidade, solidariedade, responsabilidade, ética e os demais valores que irão permear por toda a vida da criança.

Dessa forma, qualquer professor, em todas as etapas educacionais, sempre será uma figura fundamental na vida das crianças, no entanto aqueles que atuam na educação infantil são os que constroem a base para o desenvolvimento infantil.

Assim, o papel do professor dentro da educação infantil vai muito além do que somente transmitir conhecimento, mas o mesmo possui a responsabilidade de transmitir ou estimular condutas e atitudes dentro das crianças, como por exemplo: o respeito e a empatia, que são posturas que se espera não somente dentro da escola, mas que serão levadas para fora do ambiente escolar e que é fundamental na formação de cidadãos mais coerentes.

Dentro da Educação Infantil, o educador também é responsável por desenvolver as capacidades cognitivas da criança, como atenção, memória e o raciocínio. Além disso, nesta fase é quando a criança desenvolve sua própria identidade, por esses motivos cabe ao professor de educação infantil criar ferramentas para que essa construção ocorra. Para tanto, o educador irá basear-se na exploração do meio a qual está inserido, na construção dos relacionamentos interpessoais, e na obtenção dos conhecimentos e valores, que são muitas vezes transmitidas pelas brincadeiras, que são a forma mais produtiva e prazerosa de ensinar crianças de educação infantil.

No entanto, para que ocorra esse trabalho é fundamental que haja uma colaboração direta da família e da escola, para que assim o educador possa exercer o seu trabalho de forma ampla, podendo assim ajudar a adquirir novos conhecimentos todos os dias e a desenvolver interações, impactando na vida de qualquer criança.

Romance X Prática: como é a realidade do professor de educação infantil no Brasil

Apesar de toda essa importância, sabemos que todos esses conceitos são muitos bonitos, mas que na grande maioria, não refletem a realidade do professor de educação infantil no Brasil, atualmente.

A grande verdade é que, apesar do futuro do nosso país está na educação, parece que não há muito interesse do poder público em investir nessa área, sendo que esta tem sido uma das profissões que mais vem sofrido desvalorização, principalmente ao que se refere aos salários, já que, a remuneração dos professores brasileiros está muito abaixo comparada a outros países (cerca de 39% menor do que os salários pagos em outros países).

Romance X Prática: como é a realidade do professor de educação infantil no Brasil

Os baixos salários fazem, também, com que os professores acumulem diversos turnos, visando ter um aumento da renda, mas que interfere diretamente na qualidade de ensino oferecido.

Além disso, no Brasil, a questão da infraestrutura é outro ponto alarmante para os professores, principalmente os de escolas públicas, que além de terem que ensinar em salas com muito mais alunos do que seria recomendado, muitas vezes não contam estrutura básica, como: água, luz e limpeza.

Ainda ao que se refere aos salários, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Educação Básica, um professor com graduação em nível superior no Brasil recebe, em média, 51,7% do salário de outro profissional com a mesma formação, conforme podemos observar na evolução salarial demonstrada abaixo:

Evolução do Piso Salarial dos professores desde 2009

Fonte: MEC

Mas, apesar de todos os cenários contrários, ainda temos professores que acreditar no poder transformador da educação e no papel que o professor tem neste cenário, o que iremos abordar tópico a seguir.

O professor da educação infantil como agente transformador

Os professores como transformadores da escola é uma nova forma de abordagem à educação que vem transformando a forma que os professores são vistos perante a sociedade e principalmente, a forma que eles mesmos se enxergam.

O professor da educação infantil como agente transformador

Apesar de essa ser uma realidade que tem feito diferença no universo educacional, muitos professores ainda não estão cientes da diferença que fazem dentro da escola. Modificando, não somente a impressão que é passada aos pais ou à escola, mas, principalmente, realizando a diferença com os resultados que podem alcançar junto aos seus alunos.

Dessa forma, considerando o paradigma transformador da educação e o papel do professor no contexto atual, é imprescindível que os mesmos realizem uma percepção de si mesmos, compreendendo que são agentes transformadores dentro da escola, podendo se dizer que este é uma das competências básicas para ser professor nos dias atuais.

Ainda no que tange as competências educacionais, podemos dizer que este termo começou a ser visto no cenário educativo brasileiro pela LDB de 1996, que tinha como um dos preceitos criar um novo padrão educacional a nível nacional, tanto em relação formação de professores quanto à estrutura dos currículos.

No entanto, apesar de tantos anos passados, ainda observamos que muitos professores não compreenderam o real sentido do conceito competência educacional e ainda, se perguntam qual a real necessidade de tais conceitos. Assim, para entender o papel do professor moderno e sua função como um agente transformador, cabe a cada educador se questionar qual o seu papel perante a sociedade e compreender que já não cabe mais dentro desse novo contexto, o professor que apenas tem domínio do conteúdo que lhe cabe, mas sim ir além desses conceitos, mantendo uma visão critica e atualizada, mas acima de tudo, responsável.

Força aos professores na educação infantil!

Bom, com tudo isso só resta fortalecer a importância do professor na educação infantil e dizer que apoio e apoiamos estes que fazem e transformam a educação no nosso país.

Para mais textos sobre educação infantil, clique aqui, e para mais textos sobre a realidade dos professores, fique esperto pois vou escrever mais ainda essa semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.