O Processo de Avaliação da Aprendizagem 

Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “O Processo de Avaliação da Aprendizagem ” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais da avaliação escolar mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.

O Processo de Avaliação da Aprendizagem

A avaliação educacional é uma tarefa didática necessária e permanente no trabalho do professor, ela deve acompanhar todos os passos do processo de ensino e aprendizagem. A avaliação é um elemento muito importante no processo de ensino e aprendizagem, porque é através dela que se consegue fazer uma análise dos conteúdos tratados num dado capítulo ou unidade temática.

É através dela que vão sendo comparados os resultados obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos, conforme os objetivos propostos, a fim de verificar progressos, dificuldades e orientar o trabalho para as correções necessárias.

Concepção de Ensino Versus Avaliação

A avaliação no processo ensino-aprendizagem tem sido considerado um tema delicado por possuir implicações pedagógicas que extrapolam os aspectos técnicos e metodológicos e atinge aspectos sociais, éticos e psicológicos importantes.

1-original2-8836338-2677576-2195802

A prática avaliativa poderia tanto estimular, promover, gerar avanço e crescimento, quanto desestimular, frustar, impedir o avanço e crescimento do sujeito que aprende. Segundo Cipriano Luckesi, em Avaliação da aprendizagem escolar, a avaliação escolar, assim como as outras práticas do professor, seria dimensionada por um modelo teórico de mundo e de educação, traduzido em prática pedagógica, tenha o professor consciência disto ou não.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Prevê-se que deve haver avaliação “contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais”. Algumas regras forçaram a mudança do sentido que se atribuía à avaliação, orientando para não mais uma avaliação com vistas a promover ou reter alunos, mas uma avaliação que permita: “possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.”

Vídeo Sobre a Concepção de Ensino Versus Avaliação:

Fundo da Medida e da Avaliação

Levando em consideração estas definições considero que avaliar é mais do que simplesmente atribuir um valor quantitativamente, é pensar qualitativamente promovendo verdadeiramente o “estar bem” do aluno.

curso-de-avaliacao-da-aprendizagem-em-cursos-on-line-e-presenciais-5092893-3010610-2718705

O que na prática se percebe na atuação do docente é a simples e automática atribuição de um valor numérico desvinculado da análise do que esse valor representa em aprendizado para o aluno, ou seja, os docentes percebem a ação de educar e a ação de avaliar como dois momentos distintos e não relacionados.

Relação Avaliação/Medida

A relação entre a avaliação e a medida é bem diferente pois as vezes os alunos estão com um bom conhecimento mais, algo como psicológico ou outo fator interfere na hora de medir os conhecimentos, assim as duas devem ser bastantes alinhadas para ter uma boa relação.

Vídeo Sobre Fundo da Medida e da Avaliação:

https://youtube.com/watch?v=_NIy5gtP6vY

Princípios de Avaliação

Segundo Luckesi (1995), a avaliação tem sua origem na escola moderna com a prática de provas e exames que se sistematizou a partir do século XVI e XVII, com a cristalização da sociedade burguesa.

vestibular-3436725-2747793-6059125

A prática de avaliação da aprendizagem que vem sendo desenvolvida nas nossas instituições de ensino não tem sido utilizada como elemento que auxilie no processo ensino/aprendizagem, perdendo-se em mensurar e quantificar o saber, deixando de identificar e estimular os potenciais individuais e coletivos.

A avaliação do rendimento do aluno

O ensino no processo propicia a apropriação da cultura e da ciência, do desenvolvimento do pensamento, e da construção da intelectualidade por meio da formação e operação com conceitos. Em primeiro lugar, porque faz parte do trabalho docente verificar e julgar o rendimento dos alunos, avaliando os resultados do ensino, mas cabe ao professor reconhecer as diferenças na capacidade de aprender dos alunos, para poder ajudá-los a superar suas dificuldades e avançar na aprendizagem.

Vídeo Sobre Princípios de Avaliação:

Modalidades da Avaliação

Nos dias atuais a avaliação escolar é composta por por diversos modalidades de avaliar, onde cada uma busco um objetivo geral, e vamos falar das 2 mais conhecidas pelos professores e colaboradores.

avaliacao-aprendizagem-9489151-7798641-3963262

A avaliação formativa é contínua e sistemática e tem função diagnóstica, permitindo ao professor, ao aluno, ao encarregado de educação e a outras pessoas ou entidades legalmente autorizadas obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista ao ajustamento de processos e estratégias.

A avaliação sumativa consiste num juízo globalizante que conduz à tomada de decisão, no âmbito da classificação e da aprovação em cada disciplina, área não disciplinar e módulos, quanto à progressão nas disciplinas não terminais, à transição para o ano de escolaridade subsequente, à conclusão e certificação do nível secundário de educação.

Etapas da Avaliação

Avaliar é Elaborar um juízo de valor, qualitativo ou quantitativo, sobre uma ação. Dar valor, apreço ou merecimento. Logo, a ação de avaliar se constitui, inicialmente, de uma aferição de acordo com alguma escala de valores pré fixada. Durante o processo de ensino e aprendizagem podemos encontrar as seguintes etapas da avaliação: Determinar o que vai ser avaliado; Estabelecer os critérios e as condições para a avaliação; Selecionar as técnicas e instrumentos de avaliação; Realizar a aferição dos resultados.

Vídeo Sobre Modalidades da Avaliação:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de O Processo de Avaliação da Aprendizagem  com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.