O que é Globalização?

Você sabe o que é Globalização? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.

O que é Globalização?

ef8147092a27f131244be52342d9c3cc-5106430-8902613

Podemos compreender a globalização como um fenômeno político, econômico e cultural do século XX-XXI, mas que tem suas origens no período das grandes navegações, em algum ponto do século XVI. Isso porque a globalização é caracterizada por um modelo onde a cultura e a informação são espalhados a nível mundial com rapidez, então durante as grandes navegações, quando houve um contato relativamente frequente de culturas diferentes, a informação e os símbolos que constituíam essas culturas rapidamente foram incorporados no sistema local.

A diferença é que a globalização na atualidade não é uma troca cultural – é o reforço de um modelo hegemônico cultural, econômico e social europeu e norte-americano. Ou seja, a globalização pode ser compreendida como mais do que um fenômeno de rápida disseminação da informação, mas sim, uma forma de poder onde são asseguradas as influências globais de grupos culturais hegemônicos.

O que é Globalização e sua Relação com o ambiente escolar

gestao-escolar-participativa-os-alunos-como-parte-das-decisoes-8286465-1800207

O tema “Globalização” traz a proposta de reflexão acerca de como a informação e as culturas são repassadas atualmente, e mais importante que “como” elas são repassadas, é saber que tipos de informações e culturas são essas e qual o intuito em estabelecer essas influências a nível global. Visto que a temática da globalização é uma discussão bastante contemporânea, instiga o aluno a ver os tempos atuais com um olhar mais crítico, de modo a formular suas próprias concepções sobre o assunto.

O que é Globalização: Pontos Positivos e Pontos Negativos

feedback-negativo-e-positivo-1-8268878-9989234

Pontos Positivos sobre Globalização

  • O aluno irá compreender minimamente todo o processo de influência cultural, econômica e política em níveis globais e como isso se aplica em um contexto atual.

  • Entender do que se trata a globalização e qual a diferença da globalização do início das grandes navegações para o processo de globalização atual.

Pontos Negativos sobre Globalização

  • Pode ser complicado para o aluno, pois a discussão sobre globalização envolve questões como economia, mercado, blocos econômicos, por isso, é necessário estabelecer antes uma aula para explicar todos esses conceitos.

Proposta de aula para trabalhar sobre Globalização em sala de aula:

Tema:

Globalização

Objetivos sobre a aula de Globalização:

Objetivos gerais da aula sobre Globalização:

Entender o que é globalização, qual a diferença entre o processo globalizatório atual e o mesmo processo durante as grandes navegações e qual a importância do tema no contexto da atualidade.

Objetivos específicos da aula sobre Globalização:

Estabelece uma compreensão acerca do processo de influência cultural, econômica e política a nível global e qual o papel da tecnologia nesse contexto.

Conteúdo sobre a aula de Globalização:

Vídeo 1: https://youtube.com/watch?v=h5WjNMGztvE

Vídeo 2: https://youtube.com/watch?v=Ig6xpf7HPeQ

Texto 1: https://politize.com.br/globalizacao-o-que-e/

Texto 2: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm

Metodologia sobre a aula sobre Globalização

Utilizar os materiais audiovisuais estabelecidos na matéria para introduzir o assunto de maneira didática, em seguida, questionar os alunos acerca do que eles pensam ser a globalização e como o assunto pode ser contextualizado com a atualidade. Também é interessante elaborar atividades em grupo para que cada equipe disserte sobre sua ideia de globalização e seus efeitos em diferentes partes do mundo.

Referências

Filmes sobre Globalização

Globalização: Violência ou Diálogo?, 2002.

Após os violentos eventos de Seattle e Gênova, por ocasião das cúpulas do G8, vêm o 11 de setembro e suas repercussões mundiais. A ideologia do Bem contra o Mal, a de uma guerra entre diferentes culturas e o confronto entre religiões também se enquadram no âmbito da globalização. Uma reflexão sobre o início do nosso século se revela indispensável, pois embora, por enquanto, as oposições entre partidários e contestadores da globalização sejam apenas verbais, não deixa de ser verdade que as visões antagonistas entre “a sociedade civil” e “os poderes instituídos” são tão generalizadas que o nosso mundo pode vir a cair na armadilha de forças que o paralisarão.

Ilha das flores, 1989.

c93dd030fd0170b700158b13d1c5afb9-6295427-2672995

Sinopse: “Ilha das Flores” começa como uma aula de economia para crianças: o que é um tomate, o que é um homem, o que é dinheiro? A cada palavra nova, Jorge Furtado dá uma definição através de animações humorísticas. Assim, acompanhamos o percurso de um tomate ordinário, cultivado, acondicionado e jogado fora, até a sua chegada ao depósito de Ilha das Flores. A seguir, a farsa vira denúncia. Entre documentário e ensaio poético-político, o realizador decompõe simplesmente os mecanismos da globalização. Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. É um filme indispensável, engraçado e corrosivo.

Livros sobre Globalização

Globalização: as consequenciais humanas.

Autor: Zygmunt Bauman

c0560-7360181-7852776

Sem intencionar oferecer todas as respostas sobre o tema, o sociólogo polonês mostra nesta detalhada história da globalização as raízes e as consequências deste processo, tentando dispersar um pouco da névoa e da banalização que cercam o termo ‘globalização’.

Numa análise instigante, Bauman convida os leitores a uma reflexão sobre os efeitos da globalização – premissa supostamente inquestionável a respeito do nosso modo de vida – na política, na economia, nas estruturas sociais e até em nossas percepções de tempo e espaço.

O mundo globalizado

Autor: Alexandre de Freitas Barbosa

3064979-5917417-5199949

Será globalização uma “palavra mágica”, na qual qualquer conceito cabe e com a qual tudo se explica? O Mundo Globalizado foi escrito para esclarecer distorções e mostrar que a globalização não é puramente econômica, encontrando seus ecos na política e na cultura. Analisa desde os processos históricos do surgimento da globalização às suas consequências para as sociedades contemporâneas – ricas e pobres, na ponta ou no rabo do foguete. Dá forma e historicidade a ideias e concepções apresentados , geralmente, de forma desencontrada pela mídia. Explica também como e em quais esferas a globalização avança de maneira mais rápida e aquelas em que se mostra mais restrita. Aponta as várias – e, às vezes, até opostas – interpretações sobre esse processo histórico, bem como os desafios e as potencialidades que traz consigo.

Questionário

1 – “A globalização constitui o estágio máximo da internacionalização, a amplificação em sistema-mundo de todos os lugares e de todos os indivíduos, logicamente em graus diferentes”.

                                                                   (Disponível em: Mundo educação/ Globalização)

Os “graus diferentes” citados no texto referem-se:

a) às diferenças entre os níveis de ajustamento da política internacional a uma ordem de homogeneização cultural;

b) à resistência dos movimentos antiglobalização frente aos avanços do sistema capitalista em escala mundial.

c) à forma desigual de difusão e alcance do processo de mundialização econômica e política.

d) à impossibilidade da globalização atingir todo o planeta

e) à incerteza de alguns países em adotar a globalização como forma de desenvolvimento.

2 – Assinale um dos eventos abaixo enumerados que não possui relação direta com o processo de globalização:

a) A difusão dos comércios localizados em oposição às corporações internacionais.

b) A formação de blocos econômicos regionais.

c) A propagação do inglês como idioma universal.

d) O “encolhimento” do mundo graças à redução das dificuldades de comunicação e transporte entre as diferentes regiões do planeta.

Respostas

1 – c, 2 – a.

Fontes

Brasil Escola, link: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm

Exercícios Mundo Educação, link: https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-globalizacao.htm#resposta-45

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.