Você sabe o que é Introdução? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.
Seja em uma redação estilo ENEM, ou no TCC, é preciso fazer uma introdução antes de começar a aprofundar o raciocínio sobre um assunto.
Podemos definir Introdução como uma introdução geral sobre um assunto. Normalmente, a introdução constitui o primeiro parágrafo de uma redação, ou o primeiro capítulo de uma dissertação. É a partir da introdução que todo o texto girará em torno.
A introdução de uma redação estilo ENEM, por exemplo, necessita ser simples e com uma linguagem fácil. Para isso é recomendado que ela seja composta de 2 a 3 frases. Na primeira frase, você deverá contextualizar o tema através de exemplos relacionados ao tema, seja com flash cards, com exemplos de notícia, com um fato histórico. Em seguida, você deverá falar sobre a relevância desse tema falando sobre o porquê dele ser discutido e quais os problemas em torno do tema. Por último, é necessário dar uma simplificada sugestão de solução para os problemas e uma “deixa” para a continuação do texto.
Para uma introdução exemplar, além da estrutura, é válido apostar no conteúdo. Introduzir variados conhecimentos sobre múltiplas áreas e linkar todas essas informações, e, assim mostrar a relevância do tema e sua atualidade.
Dessa maneira, podemos citar como exemplo uma introdução de redação com o tema do ENEM de 2017 com o tema Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil:
“O Brasil é um país bilíngue, mas poucas pessoas sabem que LIBRAS tem status de língua oficial. Isso se deve ao descaso e à marginalização de pessoas surdas, enquadradas numa minoria social. Aliado a isso, nota-se que grande parte da população não tem informação e discernimento para lidar com pessoas com necessidades especiais, que sofrem por não terem direitos básicos garantidos, como, por exemplo, a educação. Nesse sentido, por mais que a causa esteja ganhando visibilidade aos poucos, muito há que se fazer para que se faça valer o direito à instrução, assegurado pelo artigo 6º da Carta Magna de 88.
Fonte: https://descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2017/primeiro-dia/redacao-exemplar-2017-modelo-3/?cor=azul
Os conhecimentos sobre a introdução podem auxiliar o aluno na hora da produção de redações. Entretanto, para além disso, o aluno estará apto a linkar informações de várias áreas de conhecimento para conseguir contextualizar um tema. Dessa maneira, o aluno aprender a realizar conexões tanto na produção de textos, quanto na hora de estudar e compreender o mundo nas esferas sociais, políticas e econômicas.
Introdução
Conhecer como fazer uma Introdução.
Texto: https://descomplica.com.br/blog/redacao/redacao-introducao/
Vídeo 01:https://youtube.com/watch?v=JtkZCq-uhBs
Vídeo 02: https://youtube.com/watch?v=PYGzF4b0Kbk
A aula poderá começa com a leitura do texto onde o professor poderá debater com os alunos as funções de uma Introdução, o conceito de Introdução e exemplos. Em seguida, o professor poderá mostrar o vídeo 01 e poder verificar com os alunos as variadas forma de como fazer uma introdução. Por último, trabalhar o vídeo 02, onde mostra os outros passos de uma redação, e, assim, já encaminhar o próximo tema de uma futura aula.
Deixe seu comentário abaixo dizendo como foi sua semana do meio ambiente na escola ou como gostaria que fosse.
Muito obrigado pela leitura e até a próxima lista no blog do Demonstre.
Estratégias argumentativas para redação do ENEM: https://youtube.com/watch?v=ahqhxiIRkhA
50 citações filosóficas para colocar na redação do ENEM: https://youtube.com/watch?v=rVoxXeyOHj4
Info escola, link: https://infoescola.com/redacao/introducao-desenvolvimento-e-conclusao/
Descomplica, link: https://descomplica.com.br/blog/redacao/redacao-introducao/
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta