O que é Literatura?

Você sabe o que é Literatura? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.

A Literatura é uma das disciplinas que nos acompanha durante todo percurso escolar e acadêmico. Dessa forma, a Literatura se constitui uma das disciplinas mais importante para a formação do indivíduo, e instiga o desenvolvimento da leitura. Entretanto, pouco se sabe sobre o que é e para que serve essa manifestação artística, visto que, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, 44% da população brasileira não possui o hábito da leitura.

O que é Literatura?

literatura-6268597-2711172

De acordo com o filosofo grego Aristóteles, a Literatura é a arte de imitar a realidade através das palavras. Dessa forma, essa pode reinventar ou criar uma realidade sempre dialogando e informando ao leitor sobre a cultura, a política, a sociedade e a economia de sua época de produção.

Assim, além de proporcionar o hábito da leitura, o enriquecimento vocabular e o desenvolvimento cerebral, a Literatura nos faz viajar pelo tempo e conhecer realidades longínquas das nossas, enxergar semelhanças e diferenças  entre o passado e o presente, respeito as diferenças, torna o indivíduo um ser crítico, etc.

O que é Literatura e sua Relação com o ambiente escolar

273escolhaescolagettyimages-182164832_5464-1951896-4633807

O estímulo a leitura é uma atividade escassa no ensino básico brasileira. Esse fato, tem sua influencia na forma com a Literatura é ensinada: de uma forma padronizada, onde as obras literárias são apresentadas em tópicos ( e não com sua leitura completa) , além da apresentação das escolas literárias, também em tópicos.

literatura2-5299316-7942972

Dessa forma, torna-se a Literatura uma disciplina “decorativa”, e, por consequência, o incentivo a leitura fica defasado devido essa prática. Para melhorar essa situação os professores de Literatura poderiam modificar a forma de ensino dessa disciplina, tornando-a mais atrativa.

O que é Literatura: Pontos Positivos x Pontos Negativos

feedback-negativo-e-positivo-1-6006612-2416144

Pontos Positivos sobre Literatura

  • Desenvolvimento da Leitura;
  • Desenvolvimento do senso crítico;
  • Desenvolvimento da criatividade;
  • Melhora na interpretação textual.

Pontos Negativos sobre Literatura

  • Inicialmente o aluno poderá ter uma resistência com a leitura de clássicos, por considerar uma linguagem inacessível, ou simplesmente não gostar de ler. Nesses casos, o docente poderá utilizar atividades para despertar o hábito da leitura.

Proposta de aula para trabalhar sobre Política em sala de aula:

Tema:

Literatura

Objetivo sobre a aula de Literatura

Objetivos Gerais sobre a aula de Literatura:

  • Despertar o interesse pela literatura.

Objetivos Específicos sobre a aula de Literatura:

  • Conceituar Literatura
  • Melhorar a leitura e escrita
  • Desenvolver senso crítico

Conteúdo sobre a aula de Literatura:

Metodologia sobre a aula de Literatura:

Pode-se começar a introduzindo o tema com o vídeo 05, onde poderemos incluir o debate sobre o que é literatura e exemplos de literatura. Em seguida, mostrar o vídeo 01 para discutir o papel da literatura no contexto escolar e fora dele, e demonstrando com a literatura é multidisciplinar, exemplificando com obras que utilizam de variadas áreas do conhecimento, como Os sertões de Euclides da Cunha, que mistura conhecimentos de  literatura, geografia e biologia. Por último, mostrar os vídeo 04 e 05, onde poderemos ver o uso da Literatura para ensinar Português de uma forma mais interessante.

Avaliação sobre aula de Literatura:

Pedir que os alunos escolham seu livro preferido e façam um resumo onde conte o porquê de ser seu favorito, resumir a história e criar um final alternativo .

Referências:

Filmes sobre Literatura

Hora da Estrela,1985

hora-1591387-1772884

Macabéa é uma imigrante nordestina que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Macabéa não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico, um operário metalúrgico com quem inicia namoro. Só que Glória, colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante.

Lisbela e o Prisioneiro,2003

lisbela-2009448-2480455

Lisbela é uma moça que adora ir ao cinema e vive sonhando com os galãs de Hollywood dos filmes que assiste. Leléu é um malandro conquistador, que em meio a uma de suas muitas aventuras chega à cidade de Lisbela. Após se conhecerem eles logo se apaixonam, mas há um problema: Lisbela está noiva. Em meio às dúvidas e aos problemas familiares que a nova paixão desperta, há ainda a presença de um matador que está atrás de Leléu, devido a ele ter se envolvido com sua esposa.

Livros sobre Literatura

A volta ao mundo em 80 dias.

Autor: Júlio Verne

vola-3163533-9408593

Um inglês metódico, Phileas Fogg, diz aos seus colegas de clube que é capaz de completar a volta ao mundo em apenas 80 dias. Nessa época (1872), estimava-se que ninguém poderia realizar a proeza em menos de três meses, e mesmo assim se nenhum imprevisto acontecesse. Como todos duvidam, Fogg propõe uma aposta e parte para a viagem, acompanhado de seu empregado Jean Passepartout. O livro narra as inúmeras aventuras dessa viagem.

O Extraordinário.

Autor:R. J. Palacio

download-5934613-1022944

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade – até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente – convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Saga Harry Potter

Autora: J.K. Rowling

harry-3041875-6714470

A vida do menino Harry Potter não tem um pingo de magia. Ele vive com os tios e o primo, que não gostam nem um pouco dele. O quarto de Harry é, na verdade, um armário sob a escada, e ele nunca comemorou um aniversário sequer em onze anos. Até que, um dia, Harry recebe uma carta misteriosa, entregue por uma coruja: um convite para estudar num lugar incrível chamado Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts. Lá ele vai encontrar não só amigos, esportes praticados em vassouras voadoras e magia para todo lado, como também seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o bruxo que assassinou seus pais. Mas, para isso, Harry precisará passar por uma série de desafios e enfrentar inúmeros perigos.

Fontes:

Nova escola, link: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/

Brasil escola, link: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.