Você sabe o que é Sociologia? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.
Vamos começar então com o tema sociologia, que é super atraente, mas tem sido pauta de uma série de injustiças por debater exatamente a política, interação social, o coletivo e relações de poderes em sala de aula.
De acordo com o livro didático “Sociologia em Movimento”, podemos definir sociologia como uma ramificação das ciências sociais que visa o estudo da sociedade e das suas estruturas sociais: produção, distribuição e consumo de bens, a relação entre consumo, desigualdades sociais e poder… Tudo isso passa pelo estudo das instituições que reforçam esses elementos, tais como o Estado, a Igreja, o Capitalismo, etc.
A sociedade passou por mudanças radicais com o surgimento do sistema capitalista. Por isso, fez-se necessária uma ciência que pudesse explicar essas transformações sociais, ao mesmo tempo em que trouxesse um olhar crítico sobre esta. Foi nesse momento – mais propriamente dito no século XVIII – que a sociologia deu seus primeiros passos através da Revolução Francesa. Durante a Revolução Francesa, houve um grande apelo científico, em substituição (e crítica) aos fundamentos religiosos que até então regravam a sociedade. Os chamados “iluministas” procuravam compreender a sociedade através de um olhar crítico que passasse bem longe de qualquer princípio religioso. Foi nesse quadro que a sociologia surgiu, mesmo sem ser caracterizada como tal pelos cientistas que a exerciam.
Podemos citar dois cientistas como os mais importantes no que se refere a instituição científica da sociologia: Augusto Comte e Émile Durkheim. Vamos conhecer um pouco mais sobre ambos e em que momento eles contribuíram com estudos na área da sociologia???
Augusto Comte (1798-1857) foi um pensador francês que é comumente associado ao positivismo. Isso porque foi o principal fundador desse movimento filosófico, que tinha o objetivo de reorganizar o conhecimento humano, sendo isso possível apenas através de transformações sociais. Por pensar na sociedade de maneira crítica e científica, pode ser considerado um dos pioneiros no campo de estudos sociológicos.
Émile Durkheim (1858-1917) é conhecido por muitos como o fundador das Ciências Sociais, sendo os seus estudos muito voltados para a área da Sociologia. É um teórico importante, pois sua principal preocupação como cientista era o estudo da “nova sociedade” que se configurava logo após a Revolução Francesa e Revolução Industrial. O principal foco de suas pesquisas consistia no que ele chamou de “fatos sociais”. Estes, seriam “coisas” com poder de coerção dos sujeitos, sem qualquer consideração com suas vontades e individualidades. O fato social existiria, segundo Durkheim, para manter os indivíduos em determinados padrões, de modo a homogeneizar a sociedade, tornando coletivos certos aspectos particulares.
Visto que é papel da escola educar os indivíduos e despertá-los para a sociedade e tudo aquilo que a compõe, é necessário que haja o estudo da Sociologia para que os alunos compreendam como se dão as relações sociais e todas as instituições que lhe caracteriza. Um dos espaços que se propõe a formar cidadãos é, justamente, o meio escolar, então cabe ao professor levar o aluno a refletir sobre seu papel de cidadão e enxergar a sociedade em que está inserido de maneira crítica.
Introdução à sociologia
Geral: Saber identificar as principais características que compõem a Sociologia como ciência
Específicos: Desenvolver o senso crítico com os conhecimentos adquiridos sobre o tema, trazendo para a realidade atual, de modo que o aluno possa melhor identificar e compreender a discussão, construindo seu próprio pensamento acerca do tema.
Vídeo 1: https://youtube.com/watch?v=M7s5ryIwi-M
Vídeo 2: https://youtube.com/watch?v=rf5ARKii0ew
Texto 1: https://blogdaboitempo.com.br/2012/11/23/apontamentos-sobre-o-nascimento-da-sociologia/
Texto 2: https://infoescola.com/sociologia/o-que-e-sociologia/
Pode-se iniciar a aula com o vídeo 2, visto que trata das condições para o surgimento da Sociologia, o que é bom para uma introdução básica ao assunto. Em seguida, é interessante abrir a discussão para questionamentos, instigando os alunos com perguntas do tipo:
Então, ao fim das respostas, repassar de maneira didática o conteúdo, relacionando sempre com o que foi dito pelos alunos, de modo que o estudante possa estabelecer uma compreensão melhor do que foi repassado. O vídeo 1 é interessante de ser passado após a conceituação do que é Sociologia, visto que traz informações adicionais sobre o assunto. Em seguida, elaborar atividade individual ou coletiva com base na discussão em sala e/ou no livro didático utilizado pela escola.
Atividade de fixação: questionários ou produções textuais sobre o tema
Seminário dividindo a sala em equipes, estabelecendo para cada uma um conceito dentro do que está sendo visto na Sociologia, tais como: principais teóricos, o que são fatos sociais, o que é o Estado e qual sua influência na sociedade, etc.
Referências
Muito mais do que uma crítica ao consumismo, este documentário lança um olhar sobre o jeito de ser e de viver da sociedade contemporânea. Muito divulgado pela internet, o filme discute ainda a ordem estabelecida e a própria essência humana.
Publicado originalmente em 1811, o romance conta a história de duas irmãs de uma família pertencente à pequena nobreza na Inglaterra do século XIX que enfrentam o mundo de interesses e intrigas da alta aristocracia. Um clássico da literatura inglesa, descreve uma sociedade que impõe valores morais e modos de vida que aprisionam as pessoas.
Germinal é o nome do primeiro mês da primavera no calendário da Revolução Francesa. Ao usar essa palavra como título de seu livro, Zola associa as sementes das novas plantas à possibilidade de transformação social. Um dos grandes romances do século XIX e o primeiro a tratar da luta de classes, Germinal descreve uma greve em uma mina de carvão e os problemas sofridos pelos mineiros franceses na segunda metade do século XIX.
Questão 1
(UFMA) Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:
Questão 2
UEM (2011) – Sobre a relação entre a revolução industrial e o surgimento da sociologia como ciência, assinale o que for correto.
Questão 3
De acordo com Émile Durkheim, os fatos sociais são características que moldam o comportamento dos indivíduos em sociedade. Os fatos sociais são definidos pelo autor como sendo:
Respostas
1 – b, 2 – a, 3 – c.
Sociologia Hoje: volúme único: ensino médio / Igor José de Renó Machado… [et al.] – 1. Ed. – São Paulo, Ática, 2013.
Exercícios sobre Sociologia, link: https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-sociologia/exercicios-sobre-Emile-durkheim.htm
Mundo Educação, link: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/o-que-sociologia.htm
Muito obrigado por ler mais esse texto aqui no blog. É muito bacana e especial tratar temas tão importantes e ter uma audiência que os leem.
Recentemente publiquei uma lista com brincadeiras para debater política, e acho que você também pode gostar dessa lista:
Não deixe de nos curtir no facebook e me seguir no twitter.
Até a próxima! o/
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta