O que é um Átomo

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de viver, com base no uso da física, e nesse post vamos trabalhar com o “O que é um Átomo”.

Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das pessoas baseada em Conhecimentos básicos e fundamentais da Física, que demonstram como estão se sentindo.

O que é um Átomo

Átomo é uma unidade básica de matéria que consiste num núcleo central de carga elétrica positiva envolto por uma nuvem de eletrões de carga negativa.

O que é um Átomo

O núcleo atómico é composto por protões e neutrões. Os eletrões de um átomo estão ligados ao núcleo por força eletromagnética.

Modelo corpuscular da matéria

A matéria é o constituída por pequeníssimos corpúsculos invisíveis e em um constante movimento o que define cada um dos estados físicos é o estado de agregação das partículas e a mobilidade das mesmas.

moleculas5b15d-8707000-6765919-8518705

Se alternamos o estado de agregação das partículas, estaremos a alterar o estado físico da substancia.

Estados físicos e agregação corpuscular

Estado sólido: é caracterizado pela falta de mobilidade das partículas pela organização e pela proximidade das mesmas.

Estado líquido: Neste estado as particukas tem maior movimento do que estado sólido, que se encontam mais afastadas umas das outras do que o estado sólido.

Vídeo sobre Modelo corpuscular da matéria:

Um vídeo que fala da Teoria corpuscular da matéria, no canal triplex.

https://youtube.com/watch?v=aYyQtEfuUcE

Modelo atômico de Dalton

O Modelo Atômico de Dalton acaba com a ideia de que todas as substâncias são constituídas de pequenas partículas indivisíveis chamadas átomos. Os átomos dos diferentes elementos têm diferentes propriedades, mas todos os átomos do mesmo elemento são exatamente iguais.

modelos-atomicos-de-dalton-a-schrodinger-tudo-o-que-voce-precisa-saber-7887346-5699996-2461004

Nas alterações químicas, o átomo participa como um todo. Os átomos não se alteram quando formam compostos químicos. Eles não podem ser criados nem destruídos.

John Dalton

Foi um químico, meteorologista e físico inglês. Foi um dos primeiros cientistas a defender que a matéria é feita de pequenas partículas, os átomos. É também um dos pioneiros na meteorologia, iniciando suas observações em 1787 com instrumentos confeccionados por ele mesmo e publicando, seis anos mais tarde, o livro Meteorological Observations and Essays (Observações e Ensaios Meteorológicos), um dos primeiros concernentes à ciência meteorológica.

Vídeo sobre Modelo atômico de Dalton:

Um vídeo que fala sobre Modelo atômico de Dalton, foi postado no canal Stoodi – Enem 2019.

Natureza elétrica da matéria

Segundo a visão atomista do universo, todos os corpos são constituídos por partículas elementares que formam átomos.

b262fcb3a88d76445a5d5d6ad933cf2d_l-2742576-6479323-4896776

Estes, por sua vez, se enlaçam entre si para dar lugar às moléculas de cada substância. As partículas elementares são o próton e o nêutron, contidos no núcleo, e o elétron, que gira ao seu redor e descreve trajetórias conhecidas como órbitas.

Modelo Atômico de Thomson

Modelo atômico de Thomson é a teoria sobre a estrutura atômica proposta por Joseph John Thomson, descobridor do elétron e da relação entre a carga e a massa do elétron, antes do descobrimento do próton ou do nêutron.

Vídeo sobre Natureza elétrica da matéria: Modelo Atômico de Thomson:

O video fala sobre a Natureza elétrica da matéria: Modelo Atômico de Thomson, postado pelo canal da Claudia Regina.

Rutherford

Foi um físico e químico neozelandês naturalizado britânico, que se tornou conhecido como o pai da física nuclear. Em um trabalho no começo da carreira, descobriu o conceito de meia-vida radioativa, provou que a radioatividade causa a transmutação de um elemento químico em outro, e também distinguiu e nomeou as radiações alfa e beta.

ernest-rutherford-7-3913204-7715388-1918719

Foi premiado com o Nobel de Química em 1908 “por suas investigações sobre a desintegração dos elementos e a química das substâncias radioativas”.

Vídeo sobre Rutherford:

O vídeo fala sobre o modelo atômico de Rutherford.

Rutherford-Bohr

Bohr conseguiu explicar como se comportava o átomo de hidrogênio, o que não era possível mediante a teoria atômica de Rutherford. Mas, embora tenha aperfeiçoado o modelo atômico de Rutherford, o modelo de Bohr ainda não é perfeito, uma vez que continuam havendo lacunas por explicar. Em 1913 Bohr promoveu experimentos que mostravam essas falhas e propunha um novo modelo.

a79d10dd9cc590328855a821d4fd20ce-5511150-1900490-4755805

Se o modelo proposto de Rutherford estivesse correto, ao serem acelerados, os elétrons emitiriam ondas eletromagnéticas. Na sequência, essas partículas perderiam energia e consequentemente colidiriam com o núcleo atômico.

Vídeo sobre Rutherford-Bohr:

O vídeo fala sobre Modelos Atômicos O modelo de Rutherford Bohr, postado no canal Levi Silva.

Átomos e sua estrutura

A estrutura do átomo é formada pelo núcleo, que é constituído por duas partículas (prótons e nêutrons), e pela eletrosfera, que detém os elétrons.

estrutura-do-atomo-2428100-5155585-4047231

Os átomos são partículas infinitamente pequenas que constituem toda matéria no universo. Ao longo do tempo, a ideia de como seria a estrutura atômica foi mudando de acordo com as novas descobertas feitas pelos cientistas.

Vídeo sobre Átomos e sua estrutura:

Um vídeo sobre Estrutura Atômica, foi postado no canal tenho prova amanhã.

Número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica

Os modelos atômicos propostos indicam que os átomos diferem entre si pelo número de prótons, nêutrons e elétrons que contêm. Para identificar o número dessas partículas, são determinados o número de massa e o número atômico.

slide_1-5785106-5459928-6866331

As massas atômicas são determinadas por comparação das massas dos átomos com um padrão de massas que equivale a 1/12 da massa do átomo de carbono. O valor numérico da massa atômica é muito próximo do valor do número de massa.

Isótopos

Átomos com o mesmo número atômico (número de prótons) e diferentes números de massa. Pertencem ao mesmo elemento químico. Os isótopos possuem propriedades químicas iguais e propriedades físicas diferentes.

Vídeo sobre Número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica:

Um vídeo que fala sobre a Estrutura Atômica Tenho Prova Amanha.

Elementos químicos

Elemento químico é um conjunto de átomos que apresentam no interior do seu núcleo a mesma quantidade de prótons, ou seja, átomos com o mesmo número atômico (característica representada pela letra Z).

elementos-quimicos-em-cubos-com-numero-atomico-massa-atomica-configuracao-eletronica-como-na-tabela-periodica-5b85c3c14fdd0-2235301-6890506-1625140

Os elementos químicos podem ser chamados ainda de substâncias simples.

Representação dos elementos químicos

São representados por meio de uma sigla, na qual a letra inicial é maiúscula e que pode vir acompanhada de uma ou duas letras minúsculas.

Vídeo sobre Elementos químicos:

Um vídeo sobre o elemento químico, postado e feito pelo canal Brasil Escola.

Tabela Periódica

A tabela periódica é uma disposição sistemática dos elementos químicos ordenados por seus números atômicos, configuração eletrônica, e recorrência das propriedades periódicas.

tabela20peric3b3dica-7486064-1083900-6848237

Este ordenamento mostra tendências periódicas, tais como elementos com comportamentos similares na mesma coluna.

Vídeo sobre Tabela Periódica:

Um vídeo que fala sobre Tabela Periódica, postado no canal do descomplica.

Reações químicas

Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos.

hqdefault-8963702-3110199-4790568

Classificação das reações

  • Reações de Síntese ou Adição (A+B → AB): corresponde a reação entre duas substâncias reagentes gerando uma mais complexa, por exemplo: C + O2 → CO2.
  • Reações de Análise ou de Decomposição (AB → A+B): corresponde a reação onde uma substância reagente se divide em duas ou mais substâncias simples, por exemplo: 2HGO → 2HG + O2. Essa decomposição pode ocorrer de três maneiras: pirólise (decomposição do calor), fotólise (decomposição da luz) e eletrólise (decomposição da eletricidade).
  • Reações de Deslocamento ou de Substituição ou de Simples Troca (AB+C → AC+B ou AB+C → CB+A): corresponde a reação entre uma substância simples e outra composta, levando à transformação da substância composta em simples, por exemplo: Fe + 2HCL → H2 + FeCl2.
  • Reações de Dupla-Troca ou de Dupla Substituição (AB+CD → AD+CB): correspondem as reações entre duas substâncias compostas que permutam entre si os elementos químicos, gerando duas novas substâncias compostas, por exemplo: NaCl + AgNO3 → AgCl + NaNO3.

Vídeo sobre Reações químicas:

Um vídeo que fala das reações químicas, postado no canal aula de.

FIM

Chegamos ao fim do poste onde fala sobre O que é um Átomo, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.