Anuncio Publicitário

O que são Ligações Químicas?

Olá! Hoje vamos explicar um pouco sobre Ligações Químicas.

Os átomos da maioria dos elementos químicos até então conhecidos e enunciados na Tabela Periódica não aparecem na forma isolada na natureza. A maioria dos materiais presentes em nosso cotidiano são substâncias que podem ser simples (constituídas de átomos de somente um tipo de elemento químico) ou compostas (possuem átomos de dois ou mais elementos químicos diferentes).

Isso ocorre porque os átomos têm a capacidade de realizar ligações químicas com outros átomos, que podem ser do mesmo elemento ou de elementos diferentes. Essas ligações são tão fortes que se não sofrer nenhuma influência externa, na maioria dos casos, os átomos permanecerão unidos como estão.

Anuncio Publicitário

Ligações Químicas

Ligações Químicas consistem em interações realizadas entre os átomos, tornando-os assim moléculas ou substâncias. Este processo de ligação dos átomos entre si para formar substâncias só é plenamente explicado em 1916, por Gilbert Newton Lewis, em sua teoria eletrônica da valência. Os íons e as moléculas de uma substância formam-se pelas interações dos elétrons dos átomos que participam da combinação.

ligações químicas
Ligações Químicas

As ligações ocorrem porque os átomos tendem a se estabilizar, buscando completar sua camada eletrônica externa, assumindo uma estrutura semelhante à dos gases nobres, que têm a camada externa completa.

Ligações iônicas

Íon é um átomo ou conjunto de átomos carregados eletricamente. Eles são formados por um processo de transferência de elétrons entre átomos, as chamadas ligações iônicas. Os átomos que perdem elétrons são os íons positivos, chamados cátions. Os que ganham elétrons são os íons negativos, chamados ânions. Os compostos iônicos são sólidos à temperatura ambiente, cristalinos, duros e não conduzem eletricidade (quando em solução aquosa, porém, passam a conduzir eletricidade). O arranjo do íon no cristal (a estrutura da substância) alterna cátions e ânions, e é muito estável. O sal de cozinha (NaCl – cloreto de sódio) é um exemplo de composto iônico.

Anuncio Publicitário

Molécula

Menor partícula de uma substância pura, as moléculas são formadas por conjuntos de átomos de um ou mais elementos, ligados por compartilhamento de elétrons (covalência). As substâncias simples, como o oxigênio, por exemplo, são formadas por átomos de um mesmo elemento. As substâncias compostas, como a água (H2O), são formadas por átomos de elementos diferentes.

Atividades sobre Ligações Químicas

Vamos aproveitar essa oportunidade para oferecer as atividades que você pode fazer com seus alunos em sala de aula.

1) Para interpretar as propriedades das diversas substâncias é necessário conhecer as ligações entre os átomos e as ligações entre as respectivas moléculas. Em relação à ligação entre átomos pode afirmar-se que…

Anuncio Publicitário

(A) entre átomos ligados predominam as forças de atração.
(B) quando se forma uma ligação entre átomos o sistema formado atinge o máximo de energia.
(C) as atrações e repulsões numa molécula não são só de natureza eletrostática.
(D) entre átomos ligados há equilíbrio entre as atrações e as repulsões eletrostáticas.

As propriedades exibidas por um certo material podem ser explicadas pelo tipo de ligação química presente entre suas unidades formadoras. Em uma análise laboratorial, um químico identificou para um certo material as seguintes propriedades:

  • Alta temperatura de fusão e ebulição
  • Boa condutividade elétrica em solução aquosa
  • Mau condutor de eletricidade no estado sólido

2) A partir das propriedades exibidas por esse material, assinale a alternativa que indica o tipo de ligação predominante no mesmo:

Anuncio Publicitário

(A) metálica
(B) covalente
(C) dipolo induzido
(D) iônica

Perguntas mais frequentes sobre Ligações Químicas

Vamos aproveitar a oportunidade para conhecer um pouco mais sobre as ligações químicas e como trabalhar esse tema em sala de aula através das nossas perguntas frequentes.

  1. Quais são os tipos de ligações químicas?

    Ligação iônica, ligação covalente, ligação covalente dativa e ligação metálica.

    Anuncio Publicitário
  2. Qual tipo de ligação é a mais forte?

    Ligação iônica.

  3. Qual teoria explica a formação de ligações químicas?

    A Teoria dos Orbitais Moleculares.

  4. Qual a importância das ligações químicas?

    As ligações químicas são responsáveis pela formação dos compostos.

    Anuncio Publicitário
  5. Por que a ligação de hidrogênio é a mais forte de todas?

    Devido a eletropositividade do hidrogênio e a eletronegatividade do flúor, nitrogênio e oxigênio.

Referências bibliográficas sobre Ligações Químicas

  • GOLDFARB, Ana Maria Alfonso. Da alquimia a química. São Paulo: Nova Stella, 1987.
  • VANIN, Jose Atílio. Alquimistas químicos: o passado, o presente e o futuro . 8.ed. São Paulo: Moderna, 1996.
  • BENSAUDE-VINCENT, Bernadette; STENGERS, Isabelle. História da química. Lisboa: Instituto Piaget, 1992.

FAQ Sobre ligações quimicas

Vamos tirar algumas duvidas que são bem frequentes em quem começar a estudar essa área.

Anuncio Publicitário

O que é ligação química?

As ligações químicas representam interações entre dois ou mais átomos, interações essas que podem ocorrer por doação de elétrons, compartilhamento de elétrons ou ainda deslocalização de elétrons. Cada um desses processos é caracterizado por uma denominação de ligação química.

O que é uma ligação covalente?

Anuncio Publicitário

Quando se combinam dois átomos que possuem um mesma tendência de ganhar e perder elétrons, ocorre então a formação de uma ligação covalente. 

Qual a ligação química mais forte? E a mais fraca?

As ligações químicas compreendem as interações entre os elementos, que podem ser fortes ou fracas, dependendo principalmente da eletronegatividade (capacidade de atrair elétrons) de cada elemento.

Anuncio Publicitário

Dessa forma, a ligação química mais forte é a iônica, em que a diferença de eletronegatividade dos elementos é maior do que 1,7.

Já a ligação mais fraca, é representada pelas ligações covalentes, em que existe somente um compartilhamento de elétrons.

Ligações Químicas e muito mais!

Obrigada por acompanhar o post até aqui! Fique de olho em outros textos do Blog Demonstre, separei um especialmente para você: Filme Online: O mágico de Oz (1910) – The Wonderful Wizard of Oz (1910) – Otis Turner.

Anuncio Publicitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio Publicitário

Anuncio Publicitário

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev