[adsforwp id=”66537″]

O Sol é uma estrela?

Oi pessoal, vamos hoje falar sobre uma dúvida comum: o Sol é uma estrela? Conheça mais sobre essa estrela no Demonstre. Vamos tirar algumas de suas duvidas e acrescentar conhecimento geral no seu modo de pensar sobre esse assunto, temos grande ideias para por em dia sua forma de pensar sobre o tema.

sol definicao caracteristicas estrutura fisica e ciclos de atividade solar 1024x589 6061398

O sistema solar inclui o Sol, os planetas e seus satélites, os asteroides, os cometas e os meteoroides que gravitam em torno do Sol e estão localizadas na via láctea. Isso tudo é comprovado e aceito por todas as pessoas que resolvem debater sobre esse assunto, mas e se nos apresentarmos um artigo que e faça adentrar ainda mais nesse assunto? você gostaria? então continua lendo!.

Quando se trata de conhecimento sabemos que isso nunca é de mais, então este artigo é focado para os curiosos de plantão e para as pessoas que focam no assunto e realmente estudam a área, deixamos tudo prontinho e organizado para sua facilidade e comodidade caro leitor, então vamos nessa?

Sol o centro do nosso Sistema planetário

Localiza-se em um braço da Via Láctea, a cerca de 32 mil anos-luz de seu centro. Realiza uma volta completa ao redor do centro galáctico em 200 milhões de anos, a uma velocidade de 220 km/s. O Sol forma-se aproximadamente há 5 bilhões de anos.

Sol

Como toda estrela, o Sol é uma esfera de gás hidrogênio em alta temperatura. Sua constituição também inclui o gás hélio, em menor proporção, e dezenas de outros elementos químicos em pequenas porcentagens.

o sol é uma estrela
O Sol é uma estrela?

Calcula-se que pode durar mais 5 bilhões de anos. O diâmetro solar é de aproximadamente 1,4 milhão de km, ou 109 vezes o da Terra. Sua massa representa cerca de 99,8% de toda a massa existente no sistema solar e é 333 mil vezes maior que a da Terra.

Estrutura do Sol

A partir do centro, o Sol apresenta quatro regiões distintas: o núcleo, a zona de radiação, a zona de convecção e a fotosfera (superfície solar). No interior do núcleo solar, onde ocorre a fusão dos átomos de hidrogênio e a geração da energia, a temperatura é de 15 milhões de graus Celsius.

o sol é uma estrela
O Sol é uma estrela?

Na fotosfera, com aproximadamente 500 km de espessura, a temperatura cai para 6 mil graus Celsius. A camada inferior da atmosfera solar, cromosfera, tem espessura aproximada de 9 mil km e temperatura de 8 mil graus Celsius.

É nela que surgem as protuberâncias: linkblacks de gases que se elevam milhares de quilômetros acima da fotosfera. A coroa, camada mais externa, com temperatura de 1 milhão de graus Celsius, estende-se até milhões de quilômetros.

Manchas e explosões solares

As manchas solares são fenômenos periódicos que ocorrem na fotosfera. Apresentam temperaturas mais baixas (4.500ºC) que as áreas da fotosfera ao seu redor e por isso são menos brilhantes. As explosões solares – ejeção de matéria da superfície do Sol – estão associadas às manchas e ficam mais intensas em ciclos de 11 anos.

Vento solar

Uma parte da matéria ejetada durante as explosões solares – prótons e elétrons – é lançada para o espaço, constituindo o fenômeno chamado vento solar.

Eclipses do Sol

Os eclipses solares ocorrem quando a Lua interpõe-se entre a Terra e o Sol, cobrindo o disco solar parcial ou totalmente. Os astrônomos aproveitam esses momentos para estudar a coroa solar. O último eclipse do milênio ocorre dia 3 de novembro de 1994.

O Sol é uma estrela? – Veja as perguntas mais frequentes sobre o tema.

  1. Por que o Sol é considerado uma estrela?

    Devido a emissão de calor pelo universo.

  2. Do que o Sol é formado?

    O Sol é formado por hélio, carbono, hidrogênio e oxigênio.

  3. Para que serve uma estrela?

    As estrelas servem como fonte de calor para aquecer os planetas.

  4. O que faz a estrela brilhar?

    Seu brilho se dá devido ao gás em seu interior que entra em um processo de fusão nuclear.

  5. Que tipo de estrela é o Sol?

    O Sol é considerado uma estrela anã amarela.

  6. O que é um eclipse lunar e solar?

    Eclipse é um fenômeno que ocorre quando um corpo entra na sombra de outro, sendo assim, ocorre um eclipse lunar quando a Lua entra na sombra da Terra. Já quando a Terra é atingida pela sombra da Lua, ocorre eclipse solar.

Referências bibliográficas sobre o Sistema solar

  • NICOLINI, Jean. Manual do astrônomo amador. Campinas: Papirus, 1985.
  • ODISHW, Hugh. Panorama das ciências do espaço. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1965.
  • TOURINHO, Plínio Alves Monteiro. Tratado de astronomia. Curitiba: Mundial, 1960.
  • BOCZKO, R. Conceitos de astronomia. São Paulo: E. Blucher, 1984.
  • CANIATO, Rodolpho. O que é astronomia. São Paulo: Brasiliense, 1982.
  • MOURAO, Ronaldo Rogerio de Freitas. Astronomia e astronáutica. Rio de Janeiro: Ed.Francisco Alves, 1981.

FAQ sobre o Sol

Vamos responder algumas perguntas frequente de quem começar a estudar sobre esse astro Rei.

Qual a distância da Terra ao Sol?

O Sol fica a cerca de 150 milhões de km da Terra, o equivalente a 8 minutos-luz de distância (1 minuto-luz corresponde a 17 987 547 quilômetros).

De que é feito o Sol?

O Sol é composto em grande parte por hidrogênio e hélio.

Em termos percentuais, a sua massa é composta da seguinte forma: 91,2% de hidrogênio, 8,7% de hélio, 0,078% de oxigênio e 0,043% de carbono.

Em número de partículas, a composição química é a seguinte: 71% de hidrogênio, e 27% de hélio, 1,2% de oxigênio e 0,6% de carbono.

O que é Coroa solar?

Também chamada de Corona, é uma camada extensa, rarefeita e externa à fotosfera. Dela surge o vento solar, que são correntes de partículas carregadas que sopram à velocidade de 1 600 000 km/h. Em decorrência dos ventos solares, o Sol vai perdendo gradualmente a sua massa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev