O Texto

Você já parou para refletir o que é um texto? É difícil a gente parar para refletir sobre uma palavra com significado aparentemente simples, não é? Vem aqui e reflete com a gente!

O que é o texto?

O texto é a unidade linguística de significado, resultado da interação entre o produtor e o leitor / ouvinte. O texto pode ter uma variedade de extensões e pode até consistir em milhares de palavras, com tags indicando o início e o fim. Embora seja composto de palavras, frases, períodos e unidades ainda maiores, o texto não é definido pela soma de suas partes. O que torna as obras escritas ou orais consideradas texto é a possibilidade de estabelecer coerência global, ou seja, estabelecer significado a partir das pistas apresentadas.

Existem tipos de texto?

O texto pode ser verbal, oral, escrito ou multimodal, ou seja, composto de mais de um idioma, combinando expressão da linguagem com música, pintura, imagens em movimento etc. O texto falado possui características funcionais semelhantes às do texto escrito, como coesão e coerência. No entanto, como o planejamento e a produção ocorrem quase simultaneamente a diferença é óbvia para o interlocutor. Se mal compreendida, a organização adequada dessas palavras faladas pode levar à falha na produção oral, com erros e problemas de conexão.

pilha de vista frontal de livros com espaco de copia 23 2148255821 8691772 5971292

Para entender o texto, ou seja, reconstruir seu significado geral, é necessário que o leitor / ouvinte encontre pistas para ajudá-lo a reconstruir o significado que o autor pretendia dar ao texto. Nesse processo, certas pistas desencadeadas referem-se a objetos, indicando os tópicos envolvidos e as conexões estabelecidas, indicando as relações entre as várias partes do texto, que podem ser resultados, inclusões, ambiguidades, oposição, etc.

A interpretação do autor e do leitor sobre o texto

Da mesma forma, na preparação do texto, o objetivo comunicativo da pessoa que produziu o texto desempenhou um papel em um determinado contexto social e cultural, que envolve o gênero do discurso e o campo social de circulação ao qual o texto pertence.

vista superior do jovem estudante do sexo masculino ruiva se preparando para o exame da universidade 171337 10015 6529908 2987449

Com base nesse conjunto de coordenadas, o produtor mobilizará várias estratégias que são influenciadas pelas expectativas sobre como o texto é recebido (ou seja, como o leitor / ouvinte o entende). Portanto, dependendo da pessoa e do objeto que criou o texto, que tipo de interpretação será feita e em qual campo, a faixa de interpretação selecionada pela pessoa que gerou o texto e a acionada pelo leitor / ouvinte serão diferentes.

E aí, aumentou sua concepção do que é um texto?

No demonstre temos vários outros textos sobre educação, literatura, pedagogia e muito mais para você. Esse aqui por exemplo você pode gostar: a mediação literária na educação infantil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev