Anuncio Publicitário

Oralidade e escrita

Olá, pessoal, sejam bem vindos ao demonstre. Hoje vamos tecer uma relação entre oralidade e escrita. Espero que o texto seja útil.

A relação entre oralidade e escrita

A relação entre oralidade e escrita é objeto de pesquisa em diversas áreas do conhecimento e, dependendo do método escolhido, esses termos podem aparecer em relações opostas ou convergentes. O confronto entre escrita e oral é usado como uma enorme lacuna que separa a história da pré-história, da civilização e da sociedade bárbara. Etnólogos que estudam costumes nas Américas, África e Oceania apontam que as narrativas mitológicas sempre superam a análise lógica, iniciando rituais em vez de comunicação formal, observação e prática de procedimentos científicos e escuta.

Oralidade e escrita

Após o fim do colonialismo, a crença de que o verbal desencadeia o pensamento lógico não é mais predominante. A psicologia, por sua vez, descreve as origens das funções mentais e simbólicas e analisa como a fala verbal das crianças se transforma em linguagem interna, ou seja, no pensamento. Esse processo ocorre não apenas em crianças de uma sociedade sem escrita, mas também em crianças que escrevem todos os dias. Por outro lado, a sociologia analisa os rostos ocultos da cultura educada, o conhecimento gravado na rede de poder, a violência simbólica da classificação tradicional

Anuncio Publicitário

A existência da escrita

A existência da escrita tem vários efeitos na construção de arquivos, mudanças no poder e sistemas operacionais sociais. A escrita revisa o sistema jurídico (contratos escritos para determinadas palavras) e dá às pessoas educadas o poder de serem alfabetizadas – mas não invalida a cultura popular contínua da tradição e prática orais. A objeção popular / erudita simplificou a cultura escrita em um discurso teórico mais formal, mas esqueceu que os literatos também falavam, e o uso simultâneo de expressão oral e escrita é uma forma de forte interação social.

alto-falante-dando-uma-palestra-na-sala-de-conferencias-no-evento-de-negocios_38810-7834-1161831-2536317

As objeções orais / escritas não apenas apontam a distância e a transferência entre sons e letras, mas também a coexistência instável nas várias interações sociais que praticamos. As novas mídias que circulam na sociedade e nas escolas mesclam recursos verbais e visuais, questionando o que constitui a particularidade da escrita e a particularidade do oral. A mídia audiovisual nos acostuma à escrita oral: os apresentadores de rádio e TV leem textos previamente preparados; os palestrantes também preparam discursos na forma escrita, mas é necessário que essas palavras tenham expressividade oral espontânea.

A escola e a relação escrita / oralidade

A escola é baseada em uma cultura escrita e utiliza equipamentos organizados de forma escrita, como livros, cadernos, pastas, figuras e tabelas. Os trabalhos que circulam nesses materiais acabaram levando a um modo de expressão e pensamento, nutrido por modelos e poder escritos. No entanto, a escola também é um local de encontro para a cultura oral, quando os alunos fazem palavras faladas com base em suas tradições familiares e em seus grupos coexistentes, quando coexistem diferentes conteúdos de palestras no espaço da escola e quando muitos conhecimentos são disseminados dessa maneira.

Anuncio Publicitário

A existência de métodos de escrita na sociedade, na vida escolar e na tecnologia mudou a fronteira entre escrever e falar, o oral começou a deixar vestígios no registro escrito. No entanto, quando socialmente alfabetizado, a enorme diferença entre operações orais e escritas deve ser considerada. Além disso, a existência da escrita não é um marco para estabelecer o fim de certos costumes sociais na cultura oral típica.

E então, compreendeu melhor a relação entre escrita e oralidade?

Acompanhe outros textos do demonstre sobre linguística e conteúdo de português nessa nossa categoria especial. É só clicar para navegar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio Publicitário

Anuncio Publicitário

Anuncio Publicitário

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev