Oscilações, ondas, óptica e radiação

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de viver, com base no uso da física, e nesse post vamos trabalhar com o “Oscilações, ondas, óptica e radiação”.

Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das pessoas baseada em Oscilações, ondas, óptica e radiação, que demonstram como estão se sentindo.

Oscilações, ondas, óptica e radiação

Oscilações, ondas, óptica e radiação é um assunto da física que mostra como funciona alguns determinados objetos e instrumentos que estão presente em nossos dia a dia, como é o caso do espelho.

Oscilações, ondas, óptica e radiação

As ondas que fazem a total diferença no nossos dia a dia, como a onda sonora que é o meio que nos relacionamos através do som.

Feixes e frentes de ondas

feixes de onda: é a fronteira da região ainda não atingida pela onda com a região já atingida.

350px-refraction_on_an_aperture_-_huygens-fresnel_principle-svg_-9073631-4072168-8553412

Raio de onda: é possível definir como o raio de onda a linha que parte da fonte e é perpendicular às frentes de onda, indicando a direção e o sentido de propagação.

Frente de Onda

Frente de onda é a região do espaço que reúne todos os pontos do meio alcançados simultaneamente por um pulso (dizemos que todos os pontos de uma frente de onda têm a mesma fase). As frentes de onda podem ser chamadas de superfícies de onda.

Vídeo sobre Feixes e frentes de ondas:

Reflexão e refração

Reflexão é o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir sobre uma superfície de separação entre dois meios.

figura-45-esquema-mostrando-um-exemplo-de-reflexao-e-refracao-de-um-raio-luminoso-6005238-7265335-1262520

Refração é o fenômeno que consiste no fato de a luz passar de um meio para outro diferente.

Reflexão e refração seletiva

A luz branca que recebemos do sol, ou de lâmpadas fluorescentes, por exemplo, é policromática, ou seja, é formada por mais de uma luz monocromática, no caso do sol, as sete do arco-íris: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Sendo assim, um objeto ao ser iluminado por luz branca “seleciona” no espectro solar as cores que vemos, e as refletem de forma difusa, sendo assim, vistas por nós.

Vídeo sobre Reflexão e refração:

Óptica geométrica: lentes e espelhos

Um sistema óptico pode ser definido como qualquer elemento físico que realize interação com a luz, ou seja, que altere as características dos raios luminosos que nele incidem.

rainbowformation_dropletprimary-1969338-6548609-5487008

Lentes convergentes e divergentes, espelhos côncavos e convexos, telescópios, prismas, superfícies polidas, gotas-d’água e papel podem ser considerados, cada um à sua maneira, sistemas ópticos.

Espelhos

Um espelho plano é aquele em que a superfície de reflexão é totalmente plana. Os espelhos planos têm utilidades bastante diversificadas, desde as domésticas até como componentes de sofisticados instrumentos ópticos.

Chamamos espelho esférico qualquer calota esférica que seja polida e possua alto poder de reflexão. É fácil observar-se que a esfera da qual a calota acima faz parte tem duas faces, uma interna e outra externa. Quando a superfície refletiva considerada for a interna, o espelho é chamado côncavo.

Vídeo Óptica geométrica: lentes e espelhos:

Formação de imagens

O processo de formação da imagem tem a ver com a reflexão. Para entendermos o processo de formação das imagens em espelhos começaremos pela análise da imagem de um ponto.

Isto é, começaremos a discussão de formação da imagem de um objeto muito pequeno. Tão pequenos que suas dimensões são desprezíveis.

Vídeo sobre Formação de imagens:

Instrumentos ópticos simples

Os instrumentos ópticos são utilizados no nosso cotidiano e baseiam-se nos princípios da óptica para permitir, facilitar ou aperfeiçoar a visualização de determinados objetos, que vão desde seres minúsculos, como alguns tipos de bactérias, até enormes planetas e estrelas.

Tipos de instrumentos

Existe uma infinidade de instrumentos ópticos, podemos citar: microscópio, telescópio, projetores, lupa, câmera fotográfica, óculos, lentes etc. Veja a seguir como ocorre o funcionamento de alguns dos instrumentos ópticos que são utilizados no nosso cotidiano.

Vídeo sobre Instrumentos ópticos simples:

Fenômenos ondulatórios

Fenômenos ondulatórios são os movimentos que ocorrem com mais frequência em física. Se você parar para pensar pode lembrar várias ocasiões em que esses fenômenos acontecem como, por exemplo: onda do mar, terremotos, ondas de rádio, ondas em cordas e etc.

waves-circles-285359_960_720-4818458-1261191-5110756

Os fenômenos possuem uma importância muito grande em física, por isso vário cientistas começaram a tentar descrever tal acontecimento. Após muitos estudos concluiu-se que fenômenos ondulatórios podem ser entendidos como sendo uma perturbação que pode ou não se propagar infinitamente em um meio qualquer.

Vídeo sobre Fenômenos ondulatórios:

Pulsos e ondas

A definição de onda é qualquer perturbação (pulso) que se propaga em um meio. Ex: uma pedra jogada em uma piscina (a fonte), provocará ondas na água, pois houve uma perturbação.

bhwxz-4557776-6683337-6771113

Essa onda se propagará para todos os lados, quando vemos as perturbações partindo do local da queda da pedra, até ir na borda. Uma sequência de pulsos formam as ondas.

O que é a onda

A onda é somente energia, pois ela só faz a transferência de energia cinética da fonte, para o meio. Portanto, qualquer tipo de onda, não transporta matéria!.

Vídeo sobre Pulsos e ondas:

Período, frequência, ciclo

O intervalo de tempo que é necessário para que um ponto vibrante percorra um ciclo completo é denominado período (T). O número de ciclos feitos por um ponto vibrante na unidade de tempo é denominado freqüência (f). Na onda, a distância de uma crista ou um vale ao nível de equilíbrio, é denominada amplitude (A).

Comprimento de onda

O comprimento de onda é a distância que a perturbação percorre durante um período.

Vídeo sobre Período, frequência, ciclo:

Propagação: relação entre velocidade, frequência

A velocidade da propagação da onda depende de duas relações do meio: Densidade: refere-se à quantidade de massa existente em uma porção unitária do meio. É medida em kg/m, kg/m2, ou kg/m3.

c61bd3ca1421821fe8a6c464622fce3f-9575896-1272232-8323041

Elasticidade: toda vez que uma parte do meio é deslocada de sua posição de equilíbrio ou repouso por um agente externo, surge uma força que tende a trazer essa parte para a posição inicial.

Vídeo sobre Propagação:

Ondas em diferentes meios de propagação

As ondas podem ser classificadas como um movimento harmônico simples. Ondas se propagando na superfície de um meio líquido. Onda unidimensional. Em física, uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial se caracteriza por seu comprimento de onda, enquanto que o tempo decorrido em uma oscilação completa é denominado período da onda, e é o inverso da sua frequência.

1200px-2006-01-14_surface_waves-2932538-4098336-6214964

V

O comprimento de onda e a frequência estão relacionadas pela velocidade com que a onda se propaga. Fisicamente, uma onda é um pulso energético que se propaga através do espaço ou através de um meio (líquido, sólido ou gasoso), com velocidade definida.Segundo alguns estudiosos e até agora observado, nada impede que uma onda magnética se propague no vácuo ou através da matéria, como é o caso das ondas eletromagnéticas no vácuo ou dos neutrinos através da matéria, onde as partículas do meio oscilam à volta de um ponto médio mas não se deslocam.

Vídeo sobre Ondas em diferentes meios de propagação:

FIM

Chegamos ao fim do poste onde falamos das Oscilações, ondas, óptica e radiação, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.