Foram criados planos de aula para o dia da mulher específicos para que você possa desenvolver a temática do dia internacional da mulher com os seus alunos do Ensino Fundamental II.
Esses planos têm como objetivo fazer com que os alunos não somente compreendam a história que levou a comemoração dessa data, como também fornecer visão crítica sobre o tema e derrubar estereótipos discriminatórios.
Uma data realmente marcante e importante.
Esse plano de aula visa captar quais são as opiniões dos alunos com relação aos estereótipos associados às mulheres e aos homens, inclusive a trabalhos tipicamente associados a determinado gênero.
Passo-a-passo:
Primeiro inicie a aula dizendo que serão realizadas atividades específicas sobre o dia da mulher e leve os alunos para a sala de informática, ou se for o caso, utilize um projetor para apresentar esse conjunto de slides – que pode ser baixado gratuitamente pelo site Slideshare.
Ele mostra desde como as mulheres faziam parte da força de trabalho na revolução industrial, durante a primeira e segunda guerra e a contínua evolução até os dias de hoje. É importante mencionar os estereótipos associados a mulher como dona de casa e “inferior fisicamente” de modo a limitar-se a tarefas “simples” como cuidar das crianças e da casa. É uma concepção ainda presente em muitas famílias nos dias de hoje.
Em seguida, se preferir forme uma roda para que os alunos possam interagir e seja possível observá-los do centro ou em alguma das partes do círculo. Caso não deseje utilizar esse modelo, poderá prosseguir com a configuração normal da sala, apenas atentando-se para o engajamento. Nesse momento, comece a realizar indagações tanto para meninos quanto para meninas, e eles terão que responder erguendo a mão. Segue um pequeno roteiro:Quais das meninas já varreram a casa e lavaram a louça?
E dos meninos, quem já fez isso?Quais das meninas já ajudaram de alguma maneira nas tarefas da casa?
E dos meninos, quem é que já colaborou nos afazeres domésticos?
Quem (dos garotos) arruma a própria cama?
E as garotas?
Com base nas respostas, se perceber que a maioria dos garotos não ajuda de modo algum nas tarefas cotidianas normalmente atreladas as garotas, pergunte qual a razão disso, uma vez que ambos possuem a mesma capacidade. Caso os garotos digam “porque sou homem” ou “porque não sou mulher” explique que isso é um comportamento machista e discriminatório. Diga que perante o artigo 5º da constituição, todos são iguais perante a lei e a discriminação de qualquer tipo é uma infração, e que, além do mais, a história nos dá exemplos de grandes mulheres.
Agora mostre as imagens das mulheres em profissões normalmente associadas aos homens – mecânicos, operários em obras e soldados do exército. Em seguida, se possível, mostre esse vídeo (https://youtube.com/watch?v=e8FgBJXXE3s). Apesar de estar em inglês, a ideia é mostrar a ação em si, de mulheres que protegem Israel de terroristas e possíveis invasores. Mas, obviamente você deve explicar o contexto, que segue abaixo:Apesar de algumas das mulheres que fazem parte do exército de Israel não terem nascido lá, elas são judias, ou seja, também são cidadãs da nação. E por livre e espontânea vontade vão para o país servir nas unidades femininas e combater o terrorismo. E o mais impressionante é que elas entram em combate!
Obs: Mesmo que não seja possível mostrar o vídeo, mencionar esse fato é recomendado.
O que eu aprendi hoje sobre a capacidade e força da mulher.
Mulheres e homens, iguais perante a lei: mas, e para a sociedade?.
Como acabar com a discriminação contra a mulher?
Materiais necessários: projetor, computador e/ou notebook.
Duração: de duas a seis aulas.
Esse plano, por sua vez, irá fornecer o desenvolvimento de pesquisa, trabalho em grupo, aprendizagem acerca do dia da mulher e sua história, além de trabalhar a desenvoltura e apresentação em público.
Passo-a-passo
Como vivia a mulher e como ela era tratada na idade média
A vida da mulher e o trabalho na revolução industrial
O surgimento do movimento feminista
Mulheres na luta por direitos: a conquista do voto
Quem foi Simone de Beauvoir e qual a sua contribuição para o feminismo
O feminismo no Brasil
Igualdade de gênero: o que é e qual a sua importância
A violência contra a mulher no Brasil
É possível realizar o trabalho de pesquisa e apresentação sobre uma temática diferente, ressaltando a importância de várias mulheres ao longo da história. É uma opção muito interessante! Apenas algumas coisas irão mudar.
Com relação ao tema, cada grupo irá escolher uma mulher e pesquisar sobre sua vida, realizações e contribuições para a humanidade.
Alguns exemplos de grandes mulheres, guerreiras figurada e literalmente são:
Esses são apenas alguns exemplos. Existem muitas outras mulheres guerreiras a serem descobertas por sua turma!
Os alunos deverão responder as seguintes indagações relativas à escolha da figura histórica:
O roteiro em si continua igual ao plano de aula “Pesquisa e apresentação sobre o dia internacional da mulher”, apenas com as diferenças mostradas acima. Essa modalidade tem a intenção de mostrar que, mesmo vivendo em condições desiguais, muitas vezes as mulheres foram essenciais para suas nações e para a história da humanidade. Cabe a você professor optar por qual vertente deseja seguir.
A história da mulher é parte fundamental da história da humanidade, obviamente não somente pela necessidade biológica para perpetuação da espécie, mas, tão importante quanto isso, como seres racionais, a figura feminina é poderosa tanto quanto a masculina pode ser, é forte tanto quanto o homem pode ser e heroica tanto quanto o homem pode ser. Sendo assim, porque ainda existe desigualdade?
Cabe aos profissionais da educação quebrar essas correntes que afligem a mulher ao mesmo tempo em que se deve promover a evolução educacional do aluno, promovendo o trabalho em grupo, a pesquisa, a dedicação, a oralidade e o seu engajamento.
Dia da Mulher e muito mais!
Se você gostou de aprender mais com nossas dicas de atividades, aproveite para ler mais de nossos artigos e continuar aprendendo.
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta