Olá professor, tudo bem? Hoje vamos falar e apresentar planos de aula sobre o Carnaval para aplicar em sala com crianças do ensino fundamental I.
Antes de ir para as aulas, gostaria de propor uma reflexão de que como educador você tem o poder de abordar o carnaval sobre a ótica de suas origens, onde, principalmente, não existe cultura “fixa”. Ela é mutável e os povos trocam conhecimentos e costumes entre si sem mesmo chegar a racionalizar esse processo. Ter consciência disso nos ensina a importância da tolerância, porque por mais que a diversidade cultural naturalmente estimule a tolerância, nem sempre ela é tolerada, nem sempre é compreendida.
O carnaval existiu para romanos, gregos e egípcios pagãos assim como para os mesmos na era cristã. Evoluiu e tornou-se regionalizado em vários países e cidades da Europa, vindo para cá depois de muitos séculos. Se você proporcionar a visão de que “o carnaval não é de ninguém, ele é de todo mundo”, metaforicamente inspirará tolerância e aceitação da diversidade cultural. E é exatamente isso que tais planos de ensino podem proporcionar se seguidos de uma comunicação fluida de acordo faixa-etária das classes.
O carnaval desembarcou em nossas terras tupiniquins junto com os portugueses. Inicialmente tratava-se de uma festa restrita para a nobreza, mas aos poucos começou a se transformar em um movimento popular e espalhou-se por todo o país, adquirindo características regionais, tal como o carnaval da Bahia, o Frevo, e o carnaval Paulista e Carioca. Ensinar ao aluno essas diferenças culturais tanto nacionais quanto regionais ou mesmo internacionais é mais uma das formas de valorizar a diversidade cultural.
Tendo discutido, acredito que agora compreenda um pouco mais o propósito de abordar tão fortemente a festa aqui no Demonstre. Confira agora os 4 melhores planos de aula sobre o carnaval que encontrei para trabalhar o carnaval com as crianças do ensino fundamental I:
Nota da autora do Plano de aula para o docente:
“Professor/a, sabe-se que a religiosidade está presente nos povos desde a criação do mundo. No entanto, a expressão da religiosidade ao longo dos tempos foi-se modificando, crenças e doutrinas se ampliaram sendo que, atualmente, existe uma diversidade de doutrinas, que precisam ser respeitadas nas suas especificidades garantindo o direito de escolha do cidadão pelos preceitos religiosos que deseja seguir e liberdade de expressão de sua fé, desde que não fira ou desrespeite a vida e os direitos de outros seres humanos. Como espaço democrático, a escola pública não deve pregar uma ou outra religião, mas respeitar a expressão de religiosidade de cada membro da comunidade escolar. Nesse sentido, é importante que se faça uma reflexão sobre algumas festas populares que tradicionalmente são comemoradas na escola, como o carnaval e a festa junina. Existe um grupo de estudiosos que defende que tais festas são representações de uma religião específica e, por isso, não devem ser cultivadas na escola. Essa aula tem o propósito de levar o aluno a refletir sobre tais festas, não numa perspectiva de defesa a um culto religioso específico, mas de expressão do patrimônio cultural do nosso país que, desde a sua origem, sofreu influência de diferentes povos, reunindo uma diversidade cultural que se revela nos hábitos, costumes, tradições do povo brasileiro. É importante ressaltar que as festas populares africanas e europeias chegaram ao Brasil, misturaram-se aos costumes indígenas e tornaram-se tradicionais, passando a fazer parte do folclore brasileiro.”
Esse plano de aula tem como objetivo ensinar que as expressões religiosas, que sempre estiveram presentes na história dos povos. Também visa discernir o que é culto religioso do que é manifestação cultural e, por fim; tornar possível para o aluno reconhecer o carnaval como expressão cultural.
Duração: 3 aulas ou mais.
Demonstra ao aluno a importância dos cuidados necessários para aproveitar as festividades do carnaval em segurança. O roteiro desse plano de aula possui 5 fases e tem duração de aproximadamente 3 aulas com 50 minutos cada uma. É interessante para o docente mostrar ao aluno que apesar do carnaval ser uma festa e ter como objetivo a diversão, quando falta moderação por parte dos foliões ocorrem exageros que podem ser altamente prejudiciais para as pessoas, tal como dirigir embriagado ou abusar do consumo de bebidas alcoólicas.
Fatos como esse geram acidentes de trânsito, brigas, mortes e sujam as ruas das cidades, dando muito trabalho para as equipes de limpeza, quando o simples bom senso seria o suficiente para evitar esses casos.
O plano de aula tem como objetivo:
Vale à pena você professor conferir esse plano de aula e aplica-lo de modo a conscientizar seus alunos acerca dos riscos que as más atitudes podem trazem para as pessoas durante o carnaval, mas, não somente durante ele. É fatídico que a educação e o aprendizado dos bons hábitos só faz melhorar as estatísticas à longo prazo.
Duração: 3 aulas
Esse plano de aula é composto por seis momentos e é finalizado por meio uma avaliação final, a qual verificará se o aluno foi capaz de pesquisar através de diversas fontes e construir conhecimento em cima disso. Segundo a professora autora do plano, Lívia Fagundes, os objetivos do plano de aula são:
Esse plano de aula é interessante porque tira essa visão “etnocentrista” que existe sobre o carnaval brasileiro, sem levar em conta que historicamente falando o carnaval ainda é recente no Brasil, ao se comparar o seu surgimento que se dá ainda na antiguidade. O carnaval europeu reinou por séculos e continua sendo reverenciado. Esse conhecimento e reconhecimento ampliam os horizontes do aluno, que aprenderá que, por exemplo, samba nem sempre foi sinônimo de carnaval. E a Veneza da época renascentista que o diga! Aprender as diferenças, respeitá-las e apreciá-las faz parte do processo educacional, e no que diz respeito à isso, esse plano de aula é muito interessante.
As atividades têm a duração de 3 aulas com 50 minutos cada uma.
Um plano de aula altamente recomendável, pois, motiva e estimula o aluno a conhecer melhor a história do carnaval e os seus pormenores, dando a ele a oportunidade de pesquisar e desenvolver uma apresentação em sala, o que estimula também o trabalho em grupo e a oratória.
Tem como objetivo ensinar ao aluno:
Tem duração de duas aulas – 100 minutos totais.
Obrigado por ter lido até aqui! Ter você como leitor é o que faz esse trabalho ser realmente especial!
Por favor não deixe de compartilhar e dar seu feedback, pois é justamente com a opinião de vocês e evidência de que estão gostando que confirmo que estamos no caminho certo e posso assim produzir mais textos.
Não deixe de conferir nossos outros posts sobre datas comemorativas!
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta