Português

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de falar, com base no uso de linguagens, e nesse post vamos trabalhar com o “Português”.

Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das pessoas baseada em práticas de linguagens portuguesa, que demonstram como estão se sentindo.

Português

Essa é a língua fala da em muitos países e o Brasil é um deles, essa língua tem toda a sua estrutura que é composta por diversas regras.

Português

O português com suas definições, nos ajuda a se comunicar com as pessoas baseadas em sua estrutura, uma palavra se mudar o assento de lugar tem um signi

Semântica

Em linguística, a semântica estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra, de um signo, de uma frase ou de uma expressão em um determinado contexto.

f23596697979ca9f7aeff5cf7ce1ca63-6171385-7136799-8152671

Sendo assim o estudo se analisa, também, as mudanças de sentido que ocorrem nas formas linguísticas devido a alguns fatores, tais como tempo e espaço geográfico.

Vídeo sobre a Semântica:

Funções de linguagem

As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. Sendo classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.

conhec3a7a-as-seis-func3a7c3b5es-da-linguagem-9883708-2876372-7090988

Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.

Função Referencial

Também chamada de função informativa, a função referencial tem como objetivo principal informar, referenciar algo. Voltada para o contexto da comunicação, esse tipo de texto é escrito na terceira pessoa (singular ou plural) enfatizando seu caráter impessoal.

Vídeo sobre Funções de linguagem:

Gramática

Gramática é o conjunto de regras que indicam o uso mais correto de uma língua.

classedepalavrasgramatica-cke-8323778-4102390-5830241

No início, a gramática tinha como função apenas estabelecer regras quanto à escrita e à leitura. É por isso que a palavra gramática, de origem grega (grámma), significa “letra”.

Tipos de Gramática

A gramática normativa é sinônimo de norma culta. Ela estabelece os usos certos e errados em oposição ao uso popular. Isso porque, apesar de ser compreensível, no cotidiano, há sérias transgressões ao modelo estabelecido.

A gramática descritiva analisa a língua com o objetivo de entender as suas alterações com o passar do tempo, especialmente em decorrência do seu uso oral.

A gramática comparativa estuda a gramática fazendo uma comparação com as gramáticas pertencentes às mesmas famílias linguísticas.

Vídeo sobre Gramática:

Interpretação e compreensão de texto

A compreensão de um texto é a análise e decodificação do que está realmente escrito nele, das frases e ideias ali presentes.

pessoa-lendo-cha-e1504642876314-2664113-scaled-4920352-9979070

Já a interpretação de texto está ligada às conclusões que podemos chegar ao conectar as ideias do texto com a realidade. É o entendimento subjetivo que o leitor teve sobre o texto.

Compreender o texto

Compreender o texto é conseguir saber o que o texto define, que características esse texto tem, e de acordo com a compreensão do texto pode-se interpretar melhor.

Vídeo sobre Interpretação e compreensão de texto:

Norma culta e coloquial

Norma culta é o conjunto de práticas linguísticas pertencentes ao lugar ou à classe social de maior prestígio num determinado país.

tumblr_inline_mvb98gbcri1s7ymds-3479980-5038884-6230020

Segundo o Instituto Camões, a norma culta do português europeu é “o dialeto da região que abrange Lisboa, Coimbra”.

Norma Coloquial

A linguagem coloquial, informal ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral. Na linguagem informal usam-se muitas gírias e palavras que na linguagem formal não estão registradas ou tem outro significado.

Vídeo sobre Norma culta e coloquial:

Morfologia

Morfologia é a primeira articulação gramatical que estuda os segmentos fônicos associados a uma significação léxica (ou seja; a palavra) e suas formas.

morfologia-6084262-9284660-5407881

Assim, a morfologia sistematiza em classes as unidades mínimas dotadas de sentido de acordo com características e funções comuns entre elas.

Gramática descritiva

É o estudo dos mecanismos referentes ao funcionamento de uma língua em um contexto, observando-se o tempo e a interação entre os falantes. Dessa maneira, a gramática analisa e descreve, de acordo com a definição de uso padrão e culto, as normas de funcionamento, a estrutura e a configuração formal que caracterizam uma língua.

Vídeo sobre a Morfologia:

Sintaxe

Sintaxe é o estudo das regras que regem a construção de frases nas línguas naturais.

1f1b25ec135d129bff21d7e5bb8ee0f4-6772552-1916854-9740020

A sintaxe é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e das frases no discurso, incluindo a sua relação lógica, entre as múltiplas combinações possíveis para transmitir um significado completo e compreensível.

Vídeo sobre Sintaxe:

Gêneros textuais

Gênero Textual é o nome que se dá às diferentes formas de linguagem empregadas nos textos.

os-generos-textuais-cumprem-uma-funcao-social-especifica-estao-sempre-servico-linguagem-comunicacao-54a1aa2f3807e-2511028-4775464-4992630

Estas formas podem ser mais formais ou mais informais, e até se mesclarem em um mesmo texto, porém este será nomeado com o gênero que prevalecer.

Tipos de Gêneros Textuais

Gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.

Vídeo sobre Gêneros textuais:

FIM

Chegamos ao fim do poste onde fala das Estudo das práticas portuguesa, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *