Atividades para o Primeiro voo no Rio de Janeiro de um balão dirigível – 29 de Março

Hoje vou apresentar estratégias para trabalhar o Primeiro voo no Rio de Janeiro de um balão dirigível, vamos lá?

Atividades para o Primeiro voo no Rio de Janeiro de um balão dirigível – 29 de Março

Em 29 de março de 1882, ocorreu o primeiro voo de um balão dirigível no Rio de Janeiro, o “Le Victoria”, criado pelo paraense Júlio Cezar Ribeiro de Souza (1843-1887), inventor reconhecido como pioneiro no desenvolvimento da dirigibilidade aérea. Um ano antes, Ribeiro de Souza foi para Paris, subsidiado pelo governo do Pará, para construir o balão que ele batizou de “Le Victoria” em homenagem à sua mulher, Victoria Filomena do Vale. Patenteou a invenção em dez países. No final do ano, o balão ficou pronto: tinha 10 metros de comprimento e 2 metros de diâmetro na proa. Nos dias 8 e 12 de novembro de 1881, o invento foi testado com sucesso diante da imprensa francesa. No Brasil, foram feitas demonstrações no Pará, em 25 de dezembro de 1881, e no Rio de Janeiro, em 29 de março de 1882, sendo que nesta última o balão sofreu um rombo, ficando seriamente avariado. Ribeiro de Souza construiu um segundo balão, com 52 metros de comprimento e 10,4 metros no maior diâmetro, batizado de “Santa Maria de Belém”.

O que é o Primeiro voo no Rio de Janeiro de um balão dirigível?

No dia 29 de março comemora-se o primeiro voo de balão dirigível no Rio de Janeiro. Isso aconteceu no ano de 1882 e é uma excelente data para trabalhar fatos históricos com os alunos e ainda estimular a criatividade. Assim, com uma atividade lúdica os alunos aprenderão mais sobre o conteúdo proposto.

Além disso, ao trazer para os alunos temas do dia a dia de maneira lúdica, o professor oferece ao aluno a oportunidade de aprender brincando. Disciplinas como português, história e artes podem se beneficiar desta atividade.

29 de março – Primeiro voo no Rio de Janeiro de um balão dirigível, Le Victoria (1882)

Atividades introdutórias sobre o Primeiro voo no Rio de Janeiro de um balão dirigível – 29 de Março

Para a oficina de ideias o professor deverá trazer para sala de aula um cartaz com o título “Balão dirigível” e diversas revistas. Os alunos serão estimulados a falarem tudo o que sabe e tudo o que gostariam de saber sobre o tema. Posteriormente, os alunos serão convidados a recortarem das revistas imagens e palavras que se relacionem com o balão dirigível.

Cada aluno poderá colar os seus recortes no cartaz trazido pelo professor. No final os alunos já estarão imersos na temática sobre o “Primeiro voo no Rio de Janeiro de um balão dirigível” desta atividade e o cartaz poderá ser colado no mural da sala como estímulo para o desenvolvimento das outras etapas desta atividade.

Atividade de Leitura para o Primeiro voo no Rio de Janeiro de um balão dirigível

No laboratório de informática, os alunos serão convidados a pesquisarem sobre o tema balão dirigível. Cada aluno deverá anotar as informações que encontrou e a fonte pesquisada. O professor de informática poderá auxiliar no processo de pesquisa. Sugerimos os seguintes subtópicos para a atividade de leitura:

  • O que é um balão dirigível
  • A história do Le Victoria
  • Como fazer um mini balão dirigível

Alguns links de apoio:

Atividades para o primeiro voo no rio de janeiro de um balão dirigível – 29 de março

Atividade de Produção textual para o Primeiro voo no Rio de Janeiro de um balão dirigível – Guia de construção de um balão dirigível

Para a atividade de produção os alunos deverão trabalhar em conjunto. Em um primeiro momento, os alunos serão convidados a discutirem sobre o tema criando um passo a passo de como construir um balão dirigível.

Após a finalização do texto, os alunos poderão reunir os materiais necessários e construir um mina balão. Algumas sugestões de materiais são: folhas coloridas, tecidos, fitas, canetas, cartazes, purpurina, dentre outros materiais.

Atividade de Avaliação para o Primeiro voo no Rio de Janeiro de um balão dirigível

Os alunos deverão apresentar o balão dirigível criado. O professor também poderá fazer a sua avaliação, anotando se os alunos compreenderam bem a data comemorativa. Ao final, será aplicada alguma das ferramentas de feedback no final deste e-book.

copy_capa_ebook_atividades_de_marco_1-7407717-8983353

Se gostou da atividade, veja essa e outras, como essa no nosso livro de atividades para datas comemorativas.

Esse ebook tem 183 páginas, com 49 sequencias de atividades completas para você trabalhar com seus alunos! https://pages.hotmart.com/j12075747h/49-atividades-para-o-mes-de-marco-datas-comemorativas

comprar_agora-9427054-7618410

Fim das Atividades para o Primeiro voo no Rio de Janeiro de um balão dirigível

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, acesse aqui e compre o nosso livro. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.