Hoje vamos falar sobre o professor de matemática e abordar um pouco das nuances próprias do exercício da prática docente em matemática no dia a dia da profissão.
Pensando em toda a complexidade que significa dar aula na sociedade contemporânea, considerando os fatores que influem na prática docente diária, elaboramos uma lista com cinco dicas para facilitar o seu dia a dia professor de matemática
E você que não é professor ainda, mas tem o sonho de seguir uma carreira na docência, pode aproveitar essas dicas também!
Acompanhe.
Ser professor de matemática muitas vezes não é uma tarefa fácil, afinal, essa é uma das disciplinas mas temida pelos alunos.
É importante considerar o fator professor e aluno nessa equação, esse pastor é imprescindível pois esse fator é imprescindível para fomentar um bom professor ensino e aprendizagem.
Por isso selecionamos algumas dicas que podem ajudar a melhorar o seu cotidiano durante suas aulas de matemática, ajudando Inclusive a melhorar a sua relação com os seus alunos e conquistar a atenção da sua turma para os seus conteúdos escolares!
Curioso para feira de dicas que preparamos para você professor de matemática? Então fique com a gente e acompanhe até o final!
Essa mágica básica para todo o professor de matemática e para professores de quaisquer disciplinas escolares. Tenha certeza que mesmo que seus alunos sejam crianças do primeiro ano escolar, eles podem perceber com facilidade quando o professor não domina os conteúdos que tá tentando ensinar.
E se você está pensando “ah, mas isso é uma obrigação básica de qualquer professor, não tem como não saber”, saiba que existem muitos conteúdos para serem aprendidos e dominados, e até mesmo um professor que estudou de três a quatro anos para essa carreira pode falhar em alguns deles.
Não bate o cabelo que você está apresentando na aula, É preciso conhecer o conteúdo de forma mais profunda, você deve conhecer o conteúdo trabalhado ao ponto de conseguir explicar esse conteúdo dentro de um contexto vivenciado pelo aluno no dia a dia para que tenha sentido para uma estudante.
Não tem nenhum segredo, e sim muito trabalho duro e dedicação. É preciso pensar em uma boa formação de professores, ou seja, você deve ter uma formação continuada constante e estar sempre aprimorando seus conhecimentos e metodologias de ensino.
Nós sabemos que todo Professor, principalmente o de matemática, estuda muito para chegar a se tornar um docente e na Faculdade de Matemática, durante sua graduação, precisa tratar tudo de uma forma científica com linguajar acadêmico. Mas, em sala de aula é preciso adotar uma linguagem que esteja de acordo coma capacidade de entendimento do aluno.
É preciso que o professor seja claro na hora de apresentar os problemas e sistematizar o conteúdo, sabendo se comunicar com a turma.
Use um tom de voz tranquilo, fale mais devagar, evite falar muito tempo sem fazer pausas, evite escrever muito conteúdo no quadro, passando apenas os tópicos essenciais, fórmulas, equações e outros elementos que são mesmo indispensáveis e sempre ouça as ideias de seus alunos, ajudando os alunos a expressarem suas ideiaspara se poder conferir o que a turma realmente aprendeu.
Isso facilita que a turma entenda os seus conteúdos, não se esqueça que a matemática costuma ser uma disciplina as mais temidas pela maioria dos estudantes.
Toda a aula deve ser estruturada, mesmo aquela em que você vai ensinar as coisas mais básicas como as operações de somar e subtrair.
Além disso, você precisa definir os conteúdos e expectativas de aprendizagem antes de apresentar esses conteúdos a turma. Em outras palavras, você precisa saber o que vai ensinar, como vai ensinar e o que espera que seus alunos aprendam de tudo isso.
Converse com a turma, veja quais conteúdos a turma realmente domina, é muito comum que os alunos tenham esquecido eu não tenham aprendido conteúdos de anos anteriores, não se esqueça de incluir isso no seu planejamento,pois sem o aprendizado dos conteúdos anteriores e os podem não conseguir acompanhar o conteúdo do ano letivo atual.
Faça diagnósticos com destinos para verificar o andamento da turma e sempre finalizei cada conteúdo trabalhado com uma avaliação rápida, que não necessariamente precisa ter um peso de nota na média do bimestre.
Essa é uma dica funcional para colocar disciplina é muito válida para matemática onde uma das principais queixas dos alunos é justamente não enxergar o uso prático para o conteúdo aprendido na escola.
Portanto, conheça bem o contexto vivenciado pelos seus alunos e busque formas de incluir esse contexto no seu planejamento dos conteúdos escolares.
Alguns conteúdos podem ser contextualizados, mas volto de realmente fica difícil fazer uma contextualização com o dia a dia de uma criança ou adolescente. O mais importante, é que você demonstre como consigo em questão pode ser utilizado para construir um raciocínio e pensar, para dar sentido plástico aquele conteúdo.
Nesses casos uma boa alternativa é fazer relações desse conteúdo com outros conceitos já estudados ou seja, explique para a criança como uma coisa leva a outra dando sentido a esse saber.
A nossa última dica de hoje é fundamental: cada criança tem um ritmo diferente de aprendizado e a sua aula precisa proporcionar a participação e o avanço de todos, mas respeitando o tempo de cada um.
Cada aluno precisa ter um momento para pensar, ensaiar, errar, comparar suas conclusões com as dos colegas e assim ter um crescimento pessoal.
Isso é algo que só é possível com a observação cuidadosa todos os dias, observe a criança, verifique os registros de avaliações dela, sempre olhe o caderno dela e nunca se esqueça de perguntar se ela tem dúvidas. Com o tempo e atenção você vai ver que consegue conhecer bem cada um de seus alunos.
Não recrimine seus alunos pelos erros deles, ouça a criança e procura entender a lógica que ela utilizou para chegar a resposta antes de falar qual é a resposta correta, e dizer que a criança errou só porque não fez tudo exatamente como você ensinou.
Dê a chance de que o aluno chegue por si mesmo ao resultado, testando suas próprias hipóteses. e se a resposta estiver mesmo errada, use isso como uma oportunidade para ensinar a criança o jeito certo.
não se esqueça, é importante também ser recursos tecnológicos e visuais nas aulas, mostre que você é um professor por dentro das novas tecnologias e Isso vai tornar a sua aula mais interessante para os alunos.
Essas são as nossas dicas de hoje, você é professor de matemática? Que tal dividir alguma experiência sua em sala de aula com a gente nos comentários?
Até a próxima!
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta