Advertisement

Profissionais de saúde e condições de trabalho no Brasil

Com a chegada do novo coronavírus a rotina dos profissionais de saúde tem sido estampadas em todos os noticiários nacionais e até internacionais. Mas não é de hoje que enfermeiros, médicos, técnicos e fisioterapeutas denunciam as condições abusivas dentro dos hospitais por todas as regiões do país.

Profissionais de saúde

Se quer saber tudo sobre quais são as principais dificuldades dos profissionais de saúde e as condições de trabalho no Brasil você está no lugar certo. Preparamos essa matéria com um resumo dos absurdos comuns que estes heróis são obrigados a enfrentar todos os dias. Veja!

Plantões duplos para custear o sustento da família

Se você já foi a uma unidade de pronto atendimento durante a madrugada e ao chegar no consultório viu que o médico plantonista não estava, você não está sozinho. Mas o que pouca gente sabe é que aquele médico que está na sala em repouso ao invés de estar no consultório na verdade pode estar descansando porque estava em outro plantão nos hospitais.

Advertisement

Acontece que, devidos aos baixos salários é cada vez mais comum o número de profissionais de saúde que dobram o plantão ou até saem de um plantão de 12 horas e já mergulham em outro. Essas condições de trabalho infelizmente não bem comuns aqui no Brasil e tem impacto direto na qualidade do atendimento e óbvio, na satisfação do paciente em saber que está sendo bem cuidado.

Salários baixos e atrasados frequentes

Outra questão que prejudica os profissionais de saúde em geral que trabalham tanto na rede pública quanto privada são os constantes atrasos no salário. Infelizmente a maioria dos profissionais além de não receber o que merecem ainda sofrem com os constantes atrasos nos pagamentos e são obrigados a passar por muitas situações vexatórias.

Profissionais de saúde
Profissionais de saúde

Se você conhece algum profissional que seja técnico em enfermagem por exemplo com toda certeza sabe que eles estão na linha de frente na ajuda aos infectados. Seja para aplicar medicações, colher amostras ou até fazer a limpeza do corpo e fezes dos pacientes entubados.

Advertisement

Sabe quanto é o salário de um profissional desse? Acredite se quiser é menos de 1200,00 reais em hospitais públicos. Alguns casos hospitais como o Hospital da Restauração do Recife o salário consegue ser menor do que o mínimo, até R$ 800,00 isso mesmo.

Macas e leitos insuficientes no atendimento da população

Infelizmente a muitos anos essa situação está sendo denunciadas nos veículos de comunicação. Mas ao que parece, nada foi feito. São comuns os casos em que os socorristas do Samu ficam impossibilitados de sair do hospital, porque o mesmo precisa reter a maca para ter onde acomodar o paciente.

Pessoas deitadas e amontoadas nos corredores dos hospitais sempre foram comuns, mas com a chegada da pandemia foram 3x mais agravados. Agora com todos os olhares voltados para os profissionais de saúde e condições de trabalho no Brasil a esperança é que essa situação melhore.

Advertisement

Muitas vezes o profissional de saúde sofre com os desabafos e até os xingamentos da população que parece não aguentar mais. Isso aumenta em muito o nível de estresse desses profissionais que incansáveis tem lutado mesmo sem armas pela melhoria da saúde no Brasil.

A importância do trabalho e suas conexões

Muita gente parece não ter entendido ainda que os profissionais de saúde assim como os caminhoneiros precisam também de serviços básicos. Por estar praticamente todos os dias em plantões de 12 horas muitos não tem tempo de preparar a sua comida em casa e precisam comer em restaurantes e padarias.

Profissionais de saúde

Muitos precisam deixar seus filhos aos cuidados de babás ou escolas integrais, ou seja, eles também precisam de outros profissionais. Alguns bloqueios e restrições no estado prejudicam esses profissionais 2x

Advertisement

Ficar em casa é necessário, mas nem sempre para estes profissionais de saúde é uma opção. Só nos resta a sensibilização e conscientização de saber que por trás de cada trabalho, por trás de cada capa existe um ser humano que precisa de ajuda assim como todos os que precisam de atendimento.

A eles nosso respeito!

Profissionais de saúde e muito mais!

Se você quer continuar se informando sobre os Profissionais de saúde e aprender mais sobre temas diversos, aproveite para ler nosso artigo sobre: Como colocar parágrafo no word.

Advertisement

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Advertisement

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev