Qual a importância da leitura? Entenda melhor!


 Você sabe qual a importância da leitura?  Com certeza você já ouviu dizer em algum momento da sua vida ou em vários deles que a leitura é fundamental, mas você já parou para pensar porque ela é importante?

É sobre isso que vamos falar hoje, com um  destaque especial para os desafios dos professores da educação básica em ensinar e incentivar a prática da Leitura entre seus alunos.

É imprescindível destacar os benefícios da leitura, mas é preciso mais do que isso para convencer uma criança que tem acesso à internet no celular na mão a querer pegar um  livro na mão e ler. 

Talvez você mesmo que está vendo esse texto agora prefira ficar na internet  fazendo alguma atividade de lazer ou se divertindo em alguma rede social popular como o Facebook,  do que ler alguma coisa,  não é verdade?

 Se você respondeu sim para essa pergunta só torna esse post que fizemos hoje ainda mais importante, mas mesmo que você tenha o hábito de ler e não esteja incluído entre a grande parcela da população brasileira que não costuma fazer leitura temos certeza que vai gostar de acompanhar o nosso texto e entender mais sobre qual a importância da leitura.

 Acompanhe a seguir.

Afinal, qual a importância da leitura?

Fazer a criança que entra na escola pegar um  livro na mão é um grande desafio, quem é professor, pai ou até mesmo responsável por criança sabe do que estamos falando. 

front-view-pile-books-with-copy-space_23-2148255858-700x393-5251208-7161846
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

E quando essa criança cresce fica inteira de querido o hábito da Leitura dificilmente ela vai adquirir esse hábito quando já foram indivíduo adulto com seu estilo de vida estabelecido e sua personalidade formada. 

Não que isso seja impossível de acontecer,  mas é muito mais fácil garantir a formação de um leitor se ensinarmos a criança a ler desde pequena. 

E tudo isso tem um motivo fundamental:  ler é muito importante, trata-se de um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano.   A leitura tem uma grande relevância tanto para o crescimento pessoal de qualquer pessoa quanto para melhorar até mesmo o desempenho e as oportunidades profissionais de indivíduo.

Vamos entender  melhor qual a importância da leitura a seguir.

Qual a importância da leitura:  a vida pessoal

O primeiro aspecto referente a importância da leitura que devemos destacar é a sua importância para o crescimento e a vida pessoal de todo indivíduo.

wooden-table_36051-46-5097296-8405187-6813735
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Apenas para começar,  assim que a criança dentro da escola está começando aprender a  escrever,  é a prática da Leitura que vai ajudar essa criança desenvolver uma melhor habilidade de escrita sua capacidade de Leitura E Interpretação De Texto quanto à sua capacidade de vocabulário.

Podemos dizer que a prática da alfabetização não existe sem a leitura,  e essa é a primeira importância fundamental do hábito de ler, graças a ele a criança expande seus horizontes  gramaticais,  desenvolve sua habilidade de interpretar e tem a oportunidade de desenvolver também um estilo próprio de escrita.

E não é apenas isso, a criança também aprende que existem diferentes tipos de textos, que cada um deles tem uma estrutura diferente,  e esses diferentes tipos de textos são feitos para públicos diferentes e tem objetivos diferentes.

Quem pega mesmo  o hábito de ler desde pequeno  acaba descobrindo por si mesmo que até mesmo os autores têm seus próprios objetivos ao escrever um texto, e consegue destacar esses objetivos e até mesmo confrontar as perspectivas do autor com as suas próprias perspectivas pessoais.

E essa é uma habilidade que por mais que um professor possa explicar e dizer o que é, somente pode ser adquirida com a prática da leitura cotidianamente.

A leitura também favorece o aprendizado de conteúdos específicos,  aprimorando a escrita e ajudando a criança a organizar a sua linha de pensamento. Do mesmo modo,  apreciar uma boa obra literária ajuda o aluno ou qualquer pessoa que seja na hora de fazer uma redação.

A pessoa terá não apenas mais ideias para escrever, mas um arsenal de recursos maiores para usar usar a  linguagem de forma mais elaborada, escolha suas ideias de forma sistematizada  e conseguir até mesmo direcionar o seu texto para o público a quem é destinado.

Quais  a importância da leitura para o aprendizado dos conteúdos das disciplinas escolares?

A  leitura pode ajudar  qualquer pessoa aprendendo melhor um assunto Independente de qual seja, na escola a leitura ajuda os alunos a aprenderem os conteúdos das disciplinas que contribuem para fixar o conhecimento na memória,

young-woman-reads-book-drinks-coffee-lot-books_84496-162-1411729-7481430-7099612
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Não se trata de decorar  os conteúdos e esquecer depois, mas não entender o que está lendo, fazer conexões com a realidade e então este conhecimento ficará guardado na memória de quem o leu.

Qual a importância da leitura para o aprofundamento de um tema específico?

A leitura sobre um mesmo tema, principalmente quando feita a partir de obra de diferentes autores que tratam a questão,  contribui para que o indivíduo consiga anotar diferentes aspectos de um mesmo assunto. De igual modo,  quando lemos mais uma vez o mesmo texto  podemos perceber coisas que antes não havíamos percebido, e até mesmo tirar conclusões que na primeira leitura não passaram pela nossa cabeça.

Qual a importância da leitura: a vida profissional

Agora que já falamos sobre diversos benefícios da importância da leitura para a vida pessoal de todos nós,  vamos esperar um pouco mais qual a importância da Leitura para a vida profissional na nossa sociedade contemporânea.

asian-cute-girl-with-glasses-backpack-sitting-book-with-blue-sky_9083-3226-5981812-6048320-5552386
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Bom, para começarmos o nosso raciocínio se você tem a pretensão de seguir uma carreira profissional que vive um curso superior saiba diante mão que vai precisar exercitar o hábito de leitura é muito durante a sua graduação.

Se você está cursando uma universidade ou pretende cursar e não tenho hábito de ler, Provavelmente você vai ter problemas tanto para conseguir acompanhar os conteúdos quanto para ter uma boa desenvoltura nos trabalhos e provas acadêmicas. 

Nesse caso, o nosso conselho é que você começa a exercitar diariamente o hábito de ler para melhorar sua relação com os livros e textos em geral.

Mas, a importância da Leitura para a vida profissional vai além disso.

É através da leitura que a pessoa consegue se desligar do mundo, quebrar Fronteiras da Imaginação e descobrir novos universos sem ficar saindo do lugar.

Você pode até mesmo descobrir uma nova carreira ou novos conhecimentos para sua profissão que você se quer sonhava que existisse através do hábito de ler.  Só essa possibilidade já faz a leitura para mim na feira para sua vida profissional.

É possível, inclusive, encontrar novos jeitos de fazer o quê você já faz no seu trabalho só que de forma mais simplificada e levar novas ideias para o seu ambiente de trabalho destacando-se entre seus colegas e quem sabe até conseguir uma promoção.

E se você é um profissional autônomo ou trabalha de alguma forma por conta própria,  a pesquisa e a leitura devem ser suas aliadas, pois é assim que você descobre meio de facilitar o seu dia a dia e novas ideias para promover o seu negócio seja ele qual for.

A  leitura pode despertar o seu pleno potencial profissional, um leitor assíduo tem mais chance de absorver conhecimento e desta forma você Está incentivando a sua própria evolução pessoal e profissional.

 Sem dúvida alguma, um profissional que tem o hábito de ler tem mais chance de se destacar do que aquele que não  faz nenhuma leitura, sem falar que a forma dessa pessoa  perceber e entender no próprio trabalho também se expande Graças aos novos conhecimentos adquiridos através da leitura.

 Um dos principais pontos no qual a leitura contribui para o desenvolvimento de um profissional seja ele qual for é  ajudar essa pessoa a desenvolver um senso crítico mais apurado.

Isso  significa que passamos a analisar de forma mais racional e inteligente os fatos que acontecem ao nosso redor, sem nos deixar levar pela opinião alheia, e mais, que temos capacidade de julgar de forma mais crítica as opiniões das outras pessoas ao nosso respeito assim como os fatos que acontecem no mundo ao nosso redor.

Isso não quer dizer que você deva recusar críticas construtivas na sua carreira profissional só porque você é uma pessoa antenada que lê muito e sabe muito.  Pelo contrário, o hábito de ler te ajuda tanto a saber quando alguém está sendo injusto em uma crítica quanto z avaliar quando uma pessoa tem razão a respeito do que está falando e você realmente precisa mudar.

 Principalmente em ambientes onde trabalha se muito em equipe essa é uma habilidade fundamental, é necessário que todo profissional saiba a receber feedback, tanto positivos quanto negativos, sem levar aí para o lado pessoal e aproveitando todas as oportunidades que tiver para crescer profissionalmente.

E a expansão do vocabulário é outro ponto positivo que ajuda a qualquer profissional no ambiente de trabalho.  

Um profissional que tem um vocabulário amplo tem uma melhor desenvoltura profissional e uma maior capacidade de ser compreendido corretamente, evitando ruídos comunicacionais que muitas vezes causam desentendimentos no ambiente de trabalho e prejudicam o clima organizacional. 

Qual a importância da leitura para carreiras profissionais que trabalham com a comunicação?

O hábito de ler ajuda a pessoa adaptar sua linguagem conforme o contexto e a situação em que  se encontra, se você trabalha em uma cadeira onde a comunicação é necessária como jornalismo ou até mesmo como escritor, saber adaptar a sua linguagem ao público ao qual você vai falar fundamental.  E mesmo que você não trabalha em uma dessas áreas, você pode precisar dessa habilidade no dia a dia do seu trabalho em alguma situação. 

book-library-with-open-textbook_1150-5918-9365732-2663496-2588526
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

A leitura de vários tipos de textos e diferentes autores ajuda você a ter uma perspectiva maior de que existem diferentes formas de falar a mesma coisa e que muitas vezes é preciso adaptar a forma como falamos a capacidade de entendimento do ouvinte ou a posição hierárquica do mesmo.

Qual a importância da Leitura para a vida profissional de uma pessoa como um todo?

 A leitura também ajuda você a saber escrever e redigir os diferentes tipos de documentos,  ajuda você  a entender melhor que estava sendo lhe dito, pois  expande a sua compreensão e entendimento,  e ajuda até mesmo você a ter uma melhor compreensão da natureza humana e dos comportamentos das outras pessoas ao seu redor, podendo ter assim uma atitude mais  madura e ponderada com relação aos seus semelhantes.

Qual a importância da leitura: o desafio dos Professores

Agora que falamos sobre a importância da Leitura para a vida pessoal e profissional de todos nós no dia a dia, vamos falar um pouco mais sobre os desafios que os professores enfrentam para desenvolver no aluno hábito de ler.

stack-books-library-desk_23-2147845946-3421207-5815883-5208738
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Fazer uma criança  ler um livro já foi uma tarefa mais fácil, algumas décadas atrás não havia os modernos meios de comunicação que existem hoje e a única forma de aprender realmente eram os livros e apostilas. 

Mas, nos dias de hoje as crianças têm uma infinidade de dispositivos eletrônicos como smartphones e computadores em mãos, com diversas ferramentas de lazer e diversas e distrações como as redes sociais e os jogos, que para elas são muito mais interessantes do que pegar um mesmo de papel com pouca ou nenhuma imagem e mergulhar em uma história.

E esse é o primeiro dos desafios que os professores enfrentam todos os dias na hora de tentar fazer os seus alunos desenvolverem o hábito de leitura.

E não é apenas isso, na época da escola tradicional a disciplina do professor e sua autoridade era inquestionável, se o professor mandasse um aluno mesmo dificilmente ele não leria.  Hoje em dia essa forma  tradicional baseada na autoridade de ensinar não funciona mais.

 A sociedade mudou e as concepções pedagógicas de ensino e aprendizagem também se alteraram para poder dar conta das novas demandas sociais. E nesse contexto o professor precisa encontrar meios de tornar a leitura um hábito atrativo para  seus alunos.

 A boa notícia é que a tecnologia pode ser uma aliada do professor na hora de ensinar a criança a gostar de ler.  Por exemplo, existem dispositivos tecnológicos como o Kindle  para leitura de livros digitais e o fato de ler diante da telinha de um dispositivo assim já torna a experiência mais Atrativa para criança.

 Existem muitos livros coloridos e ilustrados na internet,  o que dar a criança na perspectiva visual da experiência de ler e também já torna mais interessante a ideia de fazer uma leitura.

Mas, existem outras coisas que podem desenvolver no aluno desde pequeno a vontade de  ler um livro. Por exemplo, o hábito de ler para criança histórias infantis quando ela está no Jardim de Infância ou até mesmo em casa ajuda o pequeno a usar a sua imaginação e a querer explorar os livros por si mesmo.

Outra coisa que ajuda a manter a criança cercada por um ambiente comigo desde pequena para que ela se interessa em manuseá-los, mesmo que ela ainda não saiba ler, pois o contato com esse objeto também desenvolve o interesse em querer saber o que é e conhecer melhor para que ele serve.

 Qual a importância da leitura para criança no Jardim de Infância?

 A criança do Ensino Infantil ainda não é Alfabetizada, logo ela não sabe ler e escrever, mas isso não significa que a leitura não seja uma atividade importante também nessa etapa.  Vamos ver o contato da criança com livros e dar a ela a oportunidade de ouvir histórias infantis ou até mesmo se chama um tipo de teatro, como teatro de fantoche e  teatro de sombra, vão tomar o livro um objeto mais interessante e desejaram pelo aluno do que se ele não tiver contato com esse tipo de atividade.

Qual a importância da leitura para o professor em sala de aula?

 Pergunte qualquer professor e ele me dirá que um dos maiores desafios em trabalhar qualquer conteúdo e quando ele chega em sala de aula e os seus alunos não fizeram a leitura do Capítulo que ele mandou no livro didático, então ele precisa fazer a leitura em sala.  E esse é apenas um  exemplo. 

stack-books-with-glasses-is-image-person-s-face_79087-1193-6438918-4306617-9758845
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

A leitura é fundamental para o aprendizado de qualquer conteúdo escolar, pois a fala do professor e mesmo os vídeos que ele possa levar não substitui o conteúdo do texto do livro didático e outros textos de apoio que o professor possa proporcionar.  A fala do professor e os vídeos e outros recursos didáticos contribuem para  ilustrar o conteúdo, mas não substituem a leitura do mesmo.

Qual a importância da leitura:  dicas finais

A leitura é uma prática fundamental para qualquer pessoa de qualquer idade.  Você concorda? Conte para a gente nos comentários e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.