Quebrando as tradições literárias

Olá, como sabemos a literatura está presente em nosso dia a dia de várias formas, sendo assim o demonstre hoje vem com uma lista de fatores que influenciam na nossa vida, e principalmente no modo de viver pelas pessoas.

E hoje vamos falar sobre Quebrando as tradições literárias, onde baseado em estudos, vamos mostra como é o desenvolver desse processo literário que envolve diversos fatores.

Quebrando as tradições literárias

As tradições literárias são quebradas com textos que mudam o roteiro das obras da literatura antiga, sendo que podem ser romances, novelas, contos e outros.

Quebrando as tradições literárias

Assim a quebra de tradições literárias faz um grande desenvolver de um paradigma bem diferente do que é de costume pelos escritores antigos.

O cão dos Baskerville

É um romance policial escrito por Sir Arthur Conan Doyle, tendo como protagonistas Sherlock Holmes e Dr. Watson.

slideshow_baskerville_06-2-3949579-4988284-6152201

Publicado em 1902, a história era originalmente dividida em partes, impressas pela revista Strand Magazine de agosto de 1901 a Abril de 1902.

Arthur Conan Doyle

Foi um escritor e médico britânico, nascido na Escócia, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal. Foi um renomado e prolífico escritor cujos trabalhos incluem histórias de ficção científica, novelas históricas, peças e romances, poesias e obras de não-ficção.

Vídeo sobre O cão dos Baskerville, Arthur Conan Doyle:

O vídeo mostra a resenha de O cão dos baskerville, um dos principais romances do escritor Arthur Conan Doyle.

A metamorfose

É uma novela escrita por Franz Kafka, publicada pela primeira vez em 1915. Veio a ser o texto mais conhecido, estudado e citado da obra de Kafka.

metamorfose1-6968292-3626447-4669619

Apesar de ter sido publicada em 1915, foi escrita em novembro de 1912 e concluída em vinte dias. Em 7 de dezembro de 1912, Kafka escrevia à sua noiva, Felice Bauer: “Minha pequena história está terminada”.

Franz Kafka

Foi um escritor de língua alemã, autor de romances e contos, considerado pelos críticos como um dos escritores mais influentes do século XX. A maior parte de sua obra, como A Metamorfose, O Processo e O Castelo, está repleta de temas e arquétipos de alienação e brutalidade física e psicológica, conflito entre pais e filhos, personagens com missões aterrorizantes, labirintos burocráticos e transformações místicas.

Vídeo sobre A metamorfose, Franz Kafka:

O vídeo do livro e a resenha onde foi postado no canal ler antes de morrer.

A terra desolada

É um poema modernista publicado por T. S. Eliot em 1922. Já foi apelidado de “um dos mais importantes poemas do século XX”.

m000084719-7540360-9856390-3324470

O plano de The Waste Land consiste na viagem empreendida por um moderno cavaleiro do Graal através da terra a que se transmitiu a esterilidade do Rei Pescador. Essa viagem levá-lo-à , se tiver a coragem de formular as perguntas certas, a “libertar as águas”, curando deste modo o Rei e restituindo a vida à terra. A sinistra Capela Perigosa da lenda faz parte do itinerário.

T.S. Eliot

Foi um poeta modernista, dramaturgo e crítico literário inglês nascido nos Estados Unidos. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura de 1948. É considerado por muitos o poeta mais influente do século XX.

Vídeo sobre A terra desolada, T.S. Eliot:

O vídeo da professora Viviana Bosi, do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP.

Ulisses

É um romance do escritor irlandês James Joyce. Foi composto entre 1914 e 1921 em Trieste, Itália, Zurique, Suíça e Paris, França, e publicado no ano seguinte nesta cidade. Por descrever, em diversos pontos, aspectos da fisiologia humana então considerados impublicáveis, o livro foi censurado em diversos países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido.

foto-joyce-2-6213275-scaled-7888422-3251536

Ulisses adapta a Odisseia de Homero condensando a viagem aventurosa de Odisseu pelo mundo helênico no regresso da Guerra de Troia à ilha de que era rei, Ítaca, e onde havia ficado a sua esposa, a rainha Penélope, em 18 horas da “viagem” por Dublin do agente de publicidade Leopold Bloom no dia 16 de junho de 1904 e início da madrugada do dia seguinte.

James Joyce

Vídeo sobre Ulisses, James Joyce:

Vídeo editado e postado pelo canal Literature-se.

Pauliceia desvairada

É um livro de poemas de Mário de Andrade de 1922, no qual ele explora conquistas do Modernismo brasileiro em poesia e publica sua famosa Ode ao Burguês, o mais célebre poema dos primórdios do modernismo, junto à Poética e Os Sapos, de Manuel Bandeira.

Mário de Andrade

Foi um poeta, escritor, crítico literário, musicólogo, folclorista, ensaísta brasileiro. Ele foi um dos pioneiros da poesia moderna brasileira com a publicação de seu livro Pauliceia Desvairada em 1922. Mario exerceu uma grande influência na literatura moderna brasileira e, como ensaísta e estudioso—foi um pioneiro do campo da etnomusicologia—sua influência transcendeu as fronteiras do Brasil.

Vídeo sobre Pauliceia desvairada, Mário de Andrade:

Vídeo de um dos fundadores do modernismo brasileiro, é considerado o criador da poesia moderna no país.

A montanha mágica

É m livro escrito por Thomas Mann em 1924. Um dos romances mais influentes da literatura mundial do século XX, foi importante para a conquista do Prêmio Nobel de Literatura em 1929 por Mann. É um exemplo clássico da literatura que os alemães classificam como Bildungsroman.

20170307_210934-3510080-5555448-7781726

Thomas Mann iniciou a escrita de “A montanha mágica” em 1912, o mesmo ano em que sua mulher Katharina Mann (Katia) foi internada num sanatório de Davos na Suíça, para se curar de uma tuberculose. O livro teria sido inspirado nesse episódio.

 Thomas Mann

Foi um escritor, romancista, ensaísta, contista e crítico social do Império Alemão. Tendo recebido o Nobel de Literatura de 1929, é considerado um dos maiores romancistas do século XX. Irmão mais novo do também romancista Heinrich Mann, Thomas Mann teve seis filhos: o escritor Klaus, a atriz Erika, o historiador Golo Mann, a ensaísta Monika Mann, o violinista e literato Michael Thomas Mann e a cientista Elisabeth Mann.

Vídeo sobre A montanha mágica, Thomas Mann:

Um vídeo que fala do livro e foi postado no canal tatianagfeltrin.

O grande Gatsby

É um romance escrito pelo autor americano F. Scott Fitzgerald. Publicado pela primeira vez em 10 de abril de 1925, a história passa-se em Nova Iorque e na cidade de Long Island durante o verão de 1922, e é uma crítica ao “Sonho Americano”.

00022-8682775-9550094-9307895

O romance relata o caos da Primeira Guerra Mundial. A sociedade americana vive um nível sem precedentes de prosperidade durante a década de 1920, assim como a sua economia.

F. Scott Fitzgerald

Fitzgerald é considerado um dos maiores escritores americanos do século XX. Suas histórias, reunidas sob o título Contos da Era do Jazz, refletiam o estado de espírito da época. Foi um dos escritores da chamada “geração perdida” da literatura americana.

Vídeo sobre O grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald:

Vídeo que fala sobre o livro postado no canal ler antes de morrer.

Vidas secas

Vidas Secas é o quarto romance do escritor brasileiro Graciliano Ramos, escrito entre 1937 e 1938, publicado originalmente em 1938 pela editora José Olympio. As ilustrações na primeira edição foram feitas pelo artista plástico Aldemir Martins. O livro vendeu 10 milhões de cópias e foi traduzido para 3 idiomas. No Brasil, chegou a vender aproximadamente 7 milhões de cópias.

vidas-secas-de-graciliano-ramos-og-3441206-1500643-4643163

O título original era Um Mundo Coberto de Penas, mas José Olympio e seu irmão Daniel convenceram Graciliano a mudar o título comprido para Vidas Secas.

Graciliano Ramos

Foi um romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista brasileiro do século XX, mais conhecido por sua obra Vidas Secas. Nascido numa grande família de classe média, viveu os primeiros anos de sua infância migrando para diversas cidades da Região Nordeste do Brasil. Trabalhou como jornalista na cidade do Rio de Janeiro, onde escreveu para O Malho e Correio da Manhã, até regressar para o Nordeste em 1915, devido tragédia familiar em que perdeu quatro irmãos.

Vídeo sobre Vidas secas, Graciliano Ramos:

Vídeo do livro Vidas secas – Resumo completo em animação, postado no canal curiosidade visual.

A beira do abismo

É um filme estadunidense de 1946, do gênero suspense, realizado por Howard Hawks e produzido pelo estúdio Warner Brothers.

fallout4-e1433348795371-4801750-4117846-7781549

O detective particular, Philip Marlowe, é contratado por Sternwood, um homem milionário que diz que está a ser chantageado de novo, pois há dois anos pagou cinco mil dólares para que Joe Brody deixasse Carmen, a sua filha mais nova, em paz.

Raymond Chandler

Raymond Chandler foi um romancista e roteirista dos Estados Unidos. Exerceu uma influência imensa no gênero dos romances policiais modernos, especialmente no que diz respeito ao estilo da escrita e nas atitudes que atualmente são características do gênero.

Vídeo sobre A beira do abismo, Raymond Chandler:

Vídeo sobre o livro , foi postado no canal ArchB Stanton.

https://youtube.com/watch?v=bgNC21s4snE

O pequeno príncipe

É uma obra do escritor, ilustrador e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, publicada em 1943 nos Estados Unidos. Durante a Segunda Guerra Mundial, Saint-Exupéry foi exilado para a América do Norte.

Em meio a turbulências pessoais e sua saúde falhando, ele produziu quase metade das obras no qual ele seria lembrado, incluindo o conto de solidão, amizade, amor e perda, em forma de um jovem príncipe que caiu na Terra. Um livro de memórias feita pelo autor que recontava suas experiências de aviação no Deserto do Saara, e é pensado que ele usou estas experiências como base para o livro Le Petit Prince.

Antoine de Saint-Exupery

Foi um escritor, ilustrador e piloto francês, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe.

Vídeo sobre O pequeno príncipe, Antoine de Saint-Exupery:

vídeo do O pequeno príncipe Antoine de Saint-Exupery, foi postado no canal ler antes de morrer.

FIM

Chegamos ao fim de mais uma lista de fatores que envolvem a literatura, e hoje falamos de Quebrando as tradições literárias. Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.